Notícias

Quer ganhar 1 curso de teologia grátis?
Então me chame no Whatsapp

A paz ainda não chegou ao Sudão em 2007

O Sudão permanece sem resolver o conflito de Darfur, enquanto a ONU pressiona o regime de Omar al-Bashir para que permita o envio de uma força de paz da organização e da União Africana (UA) e o processo de pacificação no sul do país dá sinais de fraqueza.

Enquanto isso a igreja sofre em meio à instabilidade. Os parceiros da Portas Abertas têm mantido um Centro de Treinamento, que abriga vários cursos teológicos no sul do país, para ajudar os irmãos da região a permanecerem firmes.

Apesar dos esforços internacionais, das pressões políticas e econômicas dos Estados Unidos e do compromisso pessoal do novo secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, a situação em Darfur continua praticamente estagnada.

O acordo de paz iniciado em Abuja em 2006 pelo Governo sudanês e uma facção do Movimento de Libertação do Sudão (MLS) ainda não foi assinado pelos outros grupos rebeldes que começaram o conflito armado em fevereiro de 2003 em protesto contra a situação de pobreza e a marginalização em que se encontrava a região.

Em outubro, fracassou a conferência internacional sobre a questão de Darfur realizada na Líbia e bastante divulgada pelo secretário-geral da ONU e pelo Presidente sudanês.

O encontro, organizado pela ONU e pela UA, pretendia reunir pela primeira vez numa mesa de negociações o Governo sudanês e todos os movimentos rebeldes de Darfur, com o objetivo de conseguir pôr fim às hostilidades e permitir o início do processo de paz. Dos 13 grupos rebeldes da região, seis não quiseram participar do encontro.

A dificuldade de se chegar a um acordo político teve impacto negativo no terreno e na população local. Desde o início do conflito, mais de 200 mil pessoas morreram e outras 2,2 milhões foram obrigadas a abandonar suas casas. Muitas delas não têm acesso a serviços de primeira necessidade.

Entenda o conflito

Os confrontos armados entre os grupos rebeldes, o Governo e as milícias governistas prosseguem, e a ONU denunciou várias vezes os ataques e bombardeios contra a população civil, negados por Cartum.

A organização também acusou o Governo de dificultar o envio de ajuda humanitária à região, que no momento só atinge 3,2 milhões dos 5,6 milhões de habitantes, apesar dos acordos realizados.

Está gostando desse conteúdo?

Cadastre seu email no campo abaixo para ser o primeiro a receber novas atualizações do site.

Fique atualizado! Cadastre para receber livros, CDs e revistas promocionais.

A comunidade internacional ainda considera lentos os passos dados pelo Sudão, que, segundo a ONU, tenta atrasar o envio de 26 mil soldados do organismo multilateral.

Só após meses de pressões e negociações o presidente sudanês aceitou o desdobramento da força conjunta das Nações Unidas e da UA na região.

O Sudão exige ainda que as forças enviadas ao país sejam africanas, reivindicação que a ONU não pretende atender.

A todas estas dificuldades para a paz em Darfur soma-se a saída do Governo, em 11 de outubro, do Movimento Popular de Libertação do Sudão (MPLS), que domina o sul do país.

Apesar de quase dois meses depois terem sido anunciadas uma nova tentativa de reconciliação incluindo o retorno dos ministros do MPLS ao Executivo e a preparação de uma conferência para a união nacional, a crise revelou a fraqueza do tratado de paz assinado no Quênia em janeiro de 2005 entre o Governo e a facção do sul.

As duas partes se comprometeram a retirar as tropas que haviam enviado à fronteira comum e prometeram resolver as divergências em torno da disputada região petrolífera de Ebey.

Foi anunciado, inclusive, que a capital do país poderia ser transferida para Juba, capital do sul, por três meses a cada ano.

O norte é árabe e o sul é cristão

A crise, que afeta negativamente o processo de paz de Darfur, como já afirmaram especialistas e políticos internacionais, despertou os fantasmas da guerra civil entre o norte árabe muçulmano e o sul animista cristão, que durante 22 anos devastou esta região do país. 

O cristianismo que é pregado ali é extremamente frágil e devido à escassez de missionários e líderes dispostos a enfrentarem o forte calor ( que chega a 52°C) e a miséria, acaba por perder espaço para o fanatismo e a pregação da Palavra de forma oral e muitas vezes distorcida.

Enquanto a ONU aumenta os esforços para iniciar o envio de suas tropas de pacificação em janeiro e prosseguem as negociações do regime com os rebeldes de Darfur e o principal grupo do sul, os mais de cinco milhões de habitantes da região em conflito continuam a esperar pela paz que não chega. Ore pelo Sudão e pelos poucos missionários que trabalham no país. 

(Texto original acrescido de informações da Portas Abertas)

Fonte: https://www.portasabertas.org.br/noticias/2008/01/noticia4121/


Qual sua opinião sobre esta noticia?
Deixe seu Comentário abaixo:
(*)Campos obrigatórios, e-mail e telefone não serão publicados)
Notícias de Líderes
Pastor José Wellington Bezerra da Costa
Apóstolo César Augusto
Pastor Jorge Linhares
Missionário RR Soares
Apóstolo Renê Terra Nova
Pastor Elson de Assis
Pastor Abílio Santana
Pastor Reuel Pereira Feitosa
Pastor Julio Ribeiro
Bispa Cléo Ribeiro Rossafa
Pastora Joyce Meyer
Bispa Ingrid Duque
Apóstolo Valdemiro Santiago
Apóstolo Agenor Duque
Missionário David Miranda
Pastor Carvalho Junior
Pastor Oseias Gomes
Pastor Márcio Valadão
Pastor Yossef Akiva
Pastor Benny Hinn
Pastora Helena Tannure
Pastor Marco Feliciano
Pastor Aluizio Silva
Pastor Lucinho
Pastor Samuel Mariano
Pastor Samuel Camara
Pastor Claudio Duarte
Pastor Hidekazu Takayama
Bispa Lucia Rodovalho
Pastor Billy Graham
Pastora Sarah Sheeva
Pastor Josué Gonçalves
Apóstolo Estevam Hernandes
Bispa Sonia Hernandes
Pastor Adão Santos
Pastor Geziel Gomes
Pastor Gilvan Rodrigues
Pastor Gilmar Santos
Pastor Samuel Ferreira
Bispo Rodovalho

O Seminário Gospel oferece cursos livres de confissão religiosa cristã que são totalmente à distância, você estuda em casa, são livres de heresias e doutrinas antibiblicas, sem vinculo com o MEC, são monitorados por Igrejas, Pastores e Teólogos de Grandes Ministérios totalmente baseado na Santa Palavra de Deus, ao final você recebe DOCUMENTAÇÃO INTERNACIONAL valida no âmbito religioso.

Notícias de Cantores
Cantora Fernanda Brum
Cantor Fernandinho
Cantora Elaine de Jesus
Ministério Diante do Trono
Banda Oficina G3
Cantora Ana Paula Valadão
Cantora Andrea Fontes
Cantor Marquinhos Gomes
Cantor Mattos Nascimento
Cantora Alda Célia
Cantora Shirley Carvalhaes
Cantora Rose Nascimento
Cantora Cassiane
Cantora Damares
Cantor Davi Sacer
Cantora Lauriete
Cantora Aline Barros
Cantor Regis Danese
Cantor André Valadão
Cantora Bruna Karla
Cantora Mara Lima
Cantora Nivea Soares
Cantor Irmão Lázaro
Cantora Karen Martins
Voz da Verdade
Ministério Renascer Praise
Cantora Ludmila Ferber
Cantora Lea Mendonça
Cursos Livres Carteira Eclesiastica Títulos Internacional Título Emérito Título Honoris Causa
ESCRITÓRIOS EM OUTROS PAÍSES
EUA
Inglaterra
França
Japão
Alemanha
Suiça
Moçambique
Brasil