Ok
Notícias

Quer ganhar 1 curso de teologia grátis?
Então me chame no Whatsapp

10º Dia ? Oração e jejum por Darfur

A crise em Darfur irrompeu no começo de 2003, em meio a uma guerra civil que já atravessou duas décadas no Sudão, devido principalmente a desigualdades econômicas e diferenças políticas. O governo islâmico de Cartum aprovou o governo apoiado pela milícia árabe chamada "Janjaweed", para remover à força a população cristã, predominantemente negra, do Norte do Sudão, que não é considerada leal ao governo.

Desde fevereiro de 2003, entre 70 mil e 400 mil pessoas (dependendo da fonte) morreram em Darfur. Entre 1,9 e 2,5 milhões de pessoas foram deslocados e são forçados a viver em acampamentos de refugiados devido à violência.

A Janjaweed eliminou efetivamente aldeias e comunidades inteiras em Darfur. As incursões da milícia, com freqüência, são precedidas por ataques aéreos do governo sobre civis inocentes. Uma invasão típica inclui o assassinato da maioria dos homens, o estupro de meninas e mulheres e o rapto de civis para serem usados como escravos sexuais.

Infelizmente, o estupro tem sido usado como uma das principais armas desse genocídio. Muitas das meninas e mulheres de Darfur são estupradas mesmo quando estão vivendo em acampamentos de refugiados internos, porque elas têm de deixar os acampamentos  em busca de lenha, comida ou para trabalhar no campo.

Pedidos de oração:

 Ore para que o governo sudanês pare de usar a milícia Janjaweed para atacar seu povo e para que a remoção forçada dos moradores de Darfur de suas terras seja cancelada.

 Ore pelos milhares de deslocados sudaneses. Que Deus cuide de suas necessidades, cure suas feridas e lhes dê esperança.

 Ore para que a ONU envie uma força internacional de paz para impedir a continuidade desse genocídio. Ore para que o governo sudanês seja frustrado na tentativa de enganar o povo do Sudão. Os governantes espalharam boatos de que o envio da força de paz da ONU seria uma invasão ao país, para que as pessoas não aceitem os soldados que, na realidade, seriam enviados para protegê-los.

 Ore para que a comunidade cristã no Brasil e no mundo seja fiel em orar e defender os que vivem em Darfur, e que essas pessoas sintam os efeitos de nossas orações.

 Ore pela cura emocional e física de todas as mulheres que têm sido estupradas e usadas como escravas sexuais. Ore para que elas sejam apresentadas a Cristo e encontrem aceitação entre os cristãos, apesar do que foi feito a elas. Ore também pelas que ficaram grávidas depois de sofrerem estupros e que têm de criar seus filhos como mães solteiras em acampamentos de refugiados.

 Ore para que os cristãos de Darfur compartilhem a esperança que têm em Cristo e para que eles sejam fortalecidos através dessas provações.

 Devido aos muitos deslocamentos, muitas pessoas não são capazes de cultivar uma safra, o que gera uma forte carência de alimento. Por favor, ore para que outros países sejam generosos em enviar donativos e assistência humanitária, a fim de suprir aqueles que sofrem com a falta de comida, água e remédios.

9º Dia - Restrições legais à liberdade religiosa

Os cristãos no Sudão enfrentam algumas restrições, de acordo com o Departamento de Estado dos Estados Unidos, que coleta relatos sob liberdade religiosa ao longo do ano.

Pedidos de oração:

 Ore para que os cristãos tenham o mesmo direito legal de evangelizar pessoas de outras religiões como têm os muçulmanos. No momento é ilegal que os cristãos compartilhem sua fé.

 Ore para que o governo sudanês torne legal a conversão de muçulmanos a outras religiões. Atualmente os muçulmanos são proibidos de se converter e aqueles que o fazem podem enfrentar a pena de morte.

 Ore para que as forças de segurança não ameacem ou importunem os cristãos por causa de sua religião ou opinião política.

 Ore para que os trabalhadores cristãos como professores, sacerdotes e missionários consigam obter seus vistos na hora certa para poder continuar trabalhando no Sudão.

 Ore para que tanto os governos local e federal comecem a conceder licença para que os cristãos construam igrejas e edifícios para uso no ministério.

8º Dia - Evangelismo

A Igreja sudanesa precisa de oração para ter coragem e assumir o compromisso de evangelizar o Sudão. Mas também é preciso orar pelo fortalecimento dos cristãos para que eles possam enfrentar os esforços bem organizados e financiados dos muçulmanos para islamizar o país.

Pedidos de oração:

 O islã está tentando conquistar pessoas para sua religião a oeste do Alto Nilo. Parece que não há líderes fortes o suficiente na região para evitar que isso aconteça. Ore para que a Igreja permaneça forte nessa área. Ore também pelas iniciativas de alguns pastores e outros líderes eclesiásticos que estão fazendo tudo que podem para evitar o encolhimento da Igreja.

 Ore pelos líderes cristãos em Nuba que têm a visão de alcançar tribos muçulmanas com o evangelho. Ore por sua segurança. Ore por sabedoria no modo de abordar essas pessoas e pelo uso efetivo dos materiais.

 Durante uma viagem recente através da região do Alto Nilo, no Sul do Sudão, um colega da Portas Abertas se deparou com uma mesquita imensa com uma programação da Ajuda Islâmica Mundial (IRW, sigla em inglês). De acordo com relatos, as crianças são provenientes de um programa de proteção à criança, oferecido pela IRW. Uma vez dentro do centro, a criança não tem permissão para ter qualquer contato com seus pais e só podem comer o que preparado dentro da instituição. Elas também são circuncidadas em nome do islã. Ore pelos cristãos sudaneses para que permaneçam firmes e para que não se sintam tentados a se converter ao islamismo para ter a riqueza e a prosperidade que essa religião está oferecendo nas áreas devastadas pela guerra no Sul do Sudão.

7º Dia - Treinamento de cristãos

Os cristãos do Sudão têm enfrentado muita oposição há vários anos, e o resultado é que algumas igrejas se tornaram gravemente enfraquecidas. Existe uma grande necessidade de treinamento para ajudar nossos irmãos sudaneses a resistir às muitas pressões que eles enfrentam.

Pedidos de oração:

 O povo de Abyei vive no limite entre o Norte e o Sul do Sudão, onde o islamismo, o cristianismo e as religiões tribais se encontram. O resultado das eleições de 2010 ou 2011 é imprevisível, já que será a primeira vez que o povo sudanês irá votar desde que começou a guerra civil de 21 anos. Essa incerteza enfatiza a necessidade de concentrar esforços no sentido de dar às crianças um sólido fundamento cristão antes da eleição. A Igreja Episcopal no Sudão começou uma escola com 375 crianças em Abyei. Ore para que essa escola forneça a essas crianças uma base cristã sadia. Ore pelas crianças e especialmente pelos professores, dos quais dois são na verdade pastores.

 Ore pela iniciativa abençoada que está nascendo dos esforços combinados entre Igreja e organizações não governamentais no sentido de promover educação teológica, educação infantil, atendimento médico, serviço de radiocomunicação, desenvolvimento de informativos e ajuda no estabelecimento de uma boa infra-estrutura.

 Ore pelos estudantes e professores do Centro de Treinamento no Sul do Sudão, que é apoiado pela Portas Abertas. Ore para que Deus revista de unção os professores e para que os estudantes sejam fiéis em usar o treinamento para espalhar mais o evangelho no Sudão.

6º Dia - Programas e projetos da Portas Abertas 

A Portas Abertas desenvolve vários programas de apoio aos cristãos sudaneses. Por favor, junte-se a nós em oração pelas ações da Portas Abertas no Sul do Sudão.

Pedidos de oração:

 O Exército de Resistência do Senhor (LRA, sigla em inglês) está cada vez mais ativo na área em que atuamos no Sul do Sudão. O LRA é formado por assassinos impiedosos que não se detêm por nada. A base desse grupo fica supostamente a apenas 27 quilômetros do Centro de Treinamento (MPTC, sigla em inglês), que é sustentado pela Portas Abertas. Por favor, ore pela segurança da equipe e dos estudantes do MPTC.

 Ore pelos líderes das igrejas sudanesas, para que eles se encarreguem cada vez mais de fazer real diferença em seu país. Ore também para que haja oportunidades relevantes de treinamento para prepará-los melhor para o ministério. Ore por aqueles que estão atualmente tentando ajudar a treinar esses líderes, incluindo o empenho da Portas Abertas.

 Continue a orar pelos diferentes programas e projetos que a Portas Abertas tem para o futuro. Precisamos de muita sabedoria e coragem com relação a esses planos, porque o Sudão é um país ainda em processo de transformação e há incerteza quanto ao que pode acontecer nos próximos seis anos.

Está gostando desse conteúdo?

Cadastre seu email no campo abaixo para ser o primeiro a receber novas atualizações do site.

Fique atualizado! Cadastre para receber livros, CDs e revistas promocionais.

5º Dia - Grupos rebeldes

O Exército de Resistência do Senhor (LRA, sigla em inglês) é liderado pelo líder sectário Joseph Kony e se opõe ao governo ugandense. O LRA é apoiado pelo governo sudanês como forma de retaliação ao apoio que Uganda deu aos grupos rebeldes sudaneses. O LRA é conhecido por seus ataques brutais à população civil e por seqüestrar mais de 20 mil crianças e usá-las como carregadores, como escravos sexuais e como soldados nas fileiras de seu exército. O LRA atua tanto no Sudão quanto em Uganda.

Pedidos de oração:

 Os esforços das autoridades no Sul do Sudão para mediar o conflito entre o governo ugandense e o grupo rebelde LRA parece ter sido deixado de lado depois que Campala (capital de Uganda) se recusou a encontrar a liderança insurgente, que foi indiciada pela Corte Criminal Internacional por crimes de guerra. O LRA estaria pronto para estabelecer diálogo com o governo de Uganda para colocar um fim a duas décadas de uma luta que já deixou milhares de mortos e dois milhões de pessoas deslocadas. Ore para que seja estabelecida uma paz durável entre o LRA e o governo de Uganda. O governo sudanês em Cartum (capital do Sudão) usa o LRA para criar caos no Sul do Sudão.

 Ore por aqueles que foram atacados ou seqüestrados pelo LRA. Muitas dessas pessoas estão física e espiritualmente marcadas. Ore para que elas recebam a esperança do evangelho e a cura de Jesus.

4º Dia - Líderes cristãos

Os líderes cristãos no Sudão enfrentam muitos desafios em seu ministério. Algumas dessas dificuldades incluem falta de suporte financeiro e a ministração a uma população que tem sido perseguida e marcada por muito conflito e ódio.

Pedidos de oração:

 Ore para que Deus encoraje os líderes das igrejas que freqüentemente enfrentam forte oposição e trabalham sob circunstâncias difíceis e a falta de infra-estrutura básica, como educação, saúde, comunicação, transportes etc. O isolamento de outros líderes faz, muitas vezes, com que cristãos fortes se tornem desencorajados.

 Ore pelas iniciativas de alguns líderes que estão ocupados com o evangelismo, ensino e projetos que visam gerar um rendimento, a fim de colocar seus ministérios no caminho da sustentabilidade.

 Ore para que os líderes cristãos estejam sensíveis ao chamado de Deus para suas vidas. Parece que alguns pastores são solicitados para juntarem-se ao exército ou assumir cargos políticos. Isso, por si só, não é ruim, mas ore para que os líderes das igrejas apenas deixem seus ministérios se sentirem um chamado muito forte de Deus para fazê-lo. Ore também por aqueles que são fiéis ao chamado de Deus para que permaneçam como representantes que perseveram.

 Um pequeno grupo de líderes da Igreja de Dinka Rek quer produzir um hinário. As músicas são uma parte essencial da vida e da igreja no Sul do Sudão. Ore para que eles perseverem em recolher canções inspiradas pelo Espírito Santo, que possam abençoar muitos cristãos nos próximos anos.

 Muitos jovens líderes regressaram ao Sudão depois de completar seus estudos teológicos no Quênia. A maioria desses pastores não recebe salários e por isso muitos deles se vinculam a ONGs para obter uma renda. Dessa forma, o trabalho acaba limitando o tempo que esses líderes podem dedicar ao ministério. Isso traz um impacto negativo sobre a Igreja; não há cultos a não ser aos domingos. Ore para que esses líderes consigam se juntar novamente à população rural, já que a vida do Quênia difere muito da vida no Sul do Sudão. Ore para que eles consigam se adaptar e levar um evangelho relevante às congregações nas áreas onde a maioria das pessoas é analfabeta ou semi-alfabetizada. Por favor, ore por fortalecimento e compromisso renovado entre os líderes.

3º Dia - Conflito e reconciliação

O povo sudanês está tentando recuperar-se de 21 anos de uma guerra civil que causou muita destruição, fome e mortes. A desconfiança e a injúria se aprofundaram entre povos de diferentes religiões, etnias e visões políticas. Por favor, ore conosco para que a Igreja sudanesa seja uma fonte de esperança e reconciliação no Sudão.

Pedidos de oração:

 Os líderes do partido governista Partido do Congresso Nacional (NCP, sigla em inglês) e o antes rebelde Movimento para Libertação do Sudão (SPLM) estão se esforçando para resolver diferenças sobre a implantação do acordo de paz de janeiro de 2005, que colocou fim à guerra civil no país. Ore por sabedoria e orientação nos programas políticos de repatriação de deslocados internos, assim como de refugiados exilados que lentamente voltam para suas casas depois da guerra civil. Ore também por harmonia e cooperação entre esses dois grupos políticos.

 Há relatos de conflitos intertribais e conflitos entre diferentes grupos políticos em Nassir e Akobo, no sul do Sudão. Por favor, ore pela Igreja nessas áreas. Que, tendo oportunidade, ela possa se envolver como mediadora. Alguns líderes cristãos já foram lá para oferecer assistência, mas foram expulsos.

 O complexo da Igreja Sudão Interior (SIC) em Melut está ocupado por soldados do governo, mesmo com o tratado de paz tendo sido assinado no começo do ano passado. Ore para que a propriedade seja devolvida para a igreja em breve.

 Ore por paz e estabilidade no Sul do Sudão. Embora um abrangente tratado de paz tenha sido assinado, há muita desconfiança entre o Norte e o Sul. Além disso, existem atritos ocasionais entre vários grupos no Sul (por exemplo, entre tribos, grupos de desalojados e moradores permanentes que querem que esses desalojados voltem para suas áreas de origem).

 Ore para que a Igreja sudanesa seja um agente de reconciliação no país e ajude a levar a paz e a estabilidade para seu país.

2º Dia - Unidade na Igreja

A Igreja sudanesa enfrenta grandes obstáculos para a unidade. Entre esses obstáculos estão o sincretismo, as divisões tribais e étnicas, as desavenças políticas, assim como a perseguição do governo.

Pedidos de oração:

 Ore pelo Conselho Cush, que acontecerá no sul do Sudão de 25 a 28 de setembro. Mais de 40 diferentes organizações cristãs e igrejas locais irão se reunir para ver como elas podem combinar seus esforços para construir o Reino de Deus no Sudão devastado pela guerra. Por favor, ore por direção e sinceridade durante as discussões.

 A desunião em algumas denominações tem um efeito bastante negativo sobre a Igreja de maneira geral. Disputas internas não só mancham o testemunho da Igreja, mas também desencorajam muitos novos convertidos. Ore especialmente para que os líderes ponham as ambições egoístas de lado e se concentrem no plano de Deus para suas áreas.

 Na região de Abeyi, são relatadas tensões entre cristãos que acham que é aceitável praticar rituais espirituais tradicionais e aqueles que sentem que é necessário que haja um claro rompimento com as práticas mencionadas. No começo deste ano, a causa cristã sofreu perdas quando as tensões aumentaram entre os dois grupos pelo fato de o primeiro grupo tomar partido dos cristãos tradicionalistas contra os cristãos de tendência evangélica. Ore para que os cristãos evangélicos permaneçam fiéis e continuem a mostrar um exemplo puro do Reino de Deus.

1º dia - Reavivamento espiritual

A Igreja no Sudão precisa muito de um reavivamento. Depois de 21 anos de guerra civil entre o Norte e o Sul do Sudão, a violência contínua e o genocídio em Darfur, e a perseguição aos cristãos em muitas regiões do país, a Igreja no Sudão necessita de oração por renovação, perdão, reconciliação e compromisso com o Senhor.

Pedidos de oração:

 Ore pelas igrejas que estão nas áreas onde houve forte controle do governo por muitos anos. Parece que essas igrejas estão enfraquecidas. Por favor, ore por esclarecimento espiritual.

 A Igreja do Sul do Sudão está fraca e em extrema necessidade de apoio em oração. Os cristãos estiveram sob constante vigilância durante a guerra e os soldados do governo ainda são vistos nas cidades - os cristãos são incomodados por essa visão. Ore por conforto e crescimento espiritual, apesar do constante medo do que pode acontecer em seguida. Ore também para que Deus fortaleça a Igreja nessas áreas e que elas possam confiar a Deus o seu futuro.

 As igrejas nas montanhas de Nuba estão experimentado um período de seca espiritual, porque muitos membros estão tirando o tempo que era dedicado ao ministério para dedicar aos negócios e a outras atividades. Desde a assinatura do acordo de paz, se tornou mais fácil viajar e muitos estão usando essa oportunidade para ganhos financeiros pessoais. Felizmente, os líderes da igreja não estão indiferentes a isso, mas estão considerando seriamente uma maneira de lidar com esse problema. Por favor, ore para que eles sejam capazes de liderar pelo exemplo e de ministrar ensinos relevantes para apagar esse fogo dos corações de muitos cristãos de Nuba.

 A dinâmica na igreja é mais complexa do que antes do acordo de paz. Antes, as pessoas estavam mais próximas de Deus do que agora. O espírito do Exército de Libertação do Povo do Sudão, também conhecido como Movimento de Libertação do Povo do Sudão (SPLM, sigla em inglês), invadiu a igreja para assumir a figura de um salvador. Como resultado, muitos obreiro, pastores e evangelistas deixaram a igreja e se juntaram ao Governo do Sul do Sudão (GOSS, sigla em inglês). Algumas igrejas já se encontraram em situações críticas. Por exemplo, a Igreja Presbiteriana se dividiu entre linhas étnicas, e a tribo shilluk implementou a descentralização proposta sem aprovação administrativa. Em outras palavras, a Igreja Presbiteriana está morrendo lentamente. Ore para que a Igreja no Sudão reviva. Ore pelos pastores para que preguem a mensagem do evangelho. Ore pela unidade da Igreja Presbiteriana depois de formar presbitérios congregacionais e pelo direito das pessoas de conduzi-los. Por favor, interceda diante do trono de Deus com a urgência que essas sérias necessidades requerem.

Fonte: https://www.portasabertas.org.br/noticias/Artigos/2006/09/noticia2938/


Qual sua opinião sobre esta noticia?
Deixe seu Comentário abaixo:
(*)Campos obrigatórios, e-mail e telefone não serão publicados)
Notícias de Líderes
Pastor José Wellington Bezerra da Costa
Apóstolo Renê Terra Nova
Pastor Gilvan Rodrigues
Bispa Cléo Ribeiro Rossafa
Pastor Samuel Camara
Pastor Jorge Linhares
Pastor Reuel Pereira Feitosa
Apóstolo Valdemiro Santiago
Pastora Sarah Sheeva
Bispa Lucia Rodovalho
Pastor Carvalho Junior
Bispa Sonia Hernandes
Apóstolo Estevam Hernandes
Pastor Oseias Gomes
Pastor Márcio Valadão
Pastora Helena Tannure
Pastor Benny Hinn
Pastor Geziel Gomes
Pastor Yossef Akiva
Pastor Elson de Assis
Pastor Adão Santos
Pastor Josué Gonçalves
Missionário David Miranda
Pastor Samuel Ferreira
Pastor Samuel Mariano
Pastor Julio Ribeiro
Pastor Lucinho
Pastor Claudio Duarte
Pastor Hidekazu Takayama
Bispo Rodovalho
Pastora Joyce Meyer
Bispa Ingrid Duque
Missionário RR Soares
Apóstolo Agenor Duque
Pastor Aluizio Silva
Pastor Gilmar Santos
Pastor Marco Feliciano
Apóstolo César Augusto
Pastor Abílio Santana
Pastor Billy Graham

O Seminário Gospel oferece cursos livres de confissão religiosa cristã que são totalmente à distância, você estuda em casa, são livres de heresias e doutrinas antibiblicas, sem vinculo com o MEC, são monitorados por Igrejas, Pastores e Teólogos de Grandes Ministérios totalmente baseado na Santa Palavra de Deus, ao final você recebe DOCUMENTAÇÃO INTERNACIONAL valida no âmbito religioso.

Notícias de Cantores
Cantora Fernanda Brum
Cantora Andrea Fontes
Cantora Elaine de Jesus
Cantora Damares
Cantor Irmão Lázaro
Cantora Nivea Soares
Cantora Rose Nascimento
Cantora Lauriete
Voz da Verdade
Cantora Ludmila Ferber
Cantora Ana Paula Valadão
Cantora Alda Célia
Cantor André Valadão
Ministério Renascer Praise
Cantora Bruna Karla
Cantor Regis Danese
Cantora Shirley Carvalhaes
Cantora Aline Barros
Ministério Diante do Trono
Cantor Mattos Nascimento
Cantora Lea Mendonça
Cantora Mara Lima
Banda Oficina G3
Cantor Fernandinho
Cantor Davi Sacer
Cantor Marquinhos Gomes
Cantora Karen Martins
Cantora Cassiane