Ok
Notícias

Quer ganhar 1 curso de teologia grátis?
Então me chame no Whatsapp

Distribuição de folhetos cristãos gera detenções no Vietnã

Chegam notícias do Vietnã de choques entre cristãos e a polícia de segurança pública devido a distribuição de folhetos evangélicos desde a abertura do Vigésimo Segundo Jogos do Sudeste Asiático no dia 5 de dezembro. As igrejas domésticas, sempre zelosas em evangelizar, aparentemente organizaram a distribuição de folhetos e literatura contendo testemunhos de importantes atletas cristãos, impulsionando muito os limites da liberdade religiosa nesta nação comunista.

Está gostando desse conteúdo?

Cadastre seu email no campo abaixo para ser o primeiro a receber novas atualizações do site.

Fique atualizado! Cadastre para receber livros, CDs e revistas promocionais.

Um boletim informativo da agência Reuters de 8 de dezembro de Hanói informou a detenção de sete estudantes vietnamitas por distribuição de folhetos promocionais do cristianismo no dia 4 de dezembro, véspera da abertura dos jogos. As autoridades insistiram em que os estudantes não foram presos, somente convocados para interrogatório por provocarem desordem. A polícia disse que era ilegal distribuir literatura sem a autorização dos organizadores dos jogos e tentou descobrir de onde tinham vindo os materiais.

Os confrontos foram mais violentos na Cidade de Ho Chi Minh (Saigon). No dia 5 de dezembro, a Sra. Le Thi Thanh Tuyen foi detida, amarrada e espancada na delegacia de polícia de Ben Nghe, de onde só foi solta depois de 24 horas.

No dia 7 de dezembro, quatro evangelistas, três mulheres e um homem, Dang Quoc Tuan, foram detidos e espancados na Rua Dong Khoi, o centro da área turística, no centro da Cidade de Ho Chi Minh. A roupa do Sr. Tuan foi tirada e ele foi espancado na rua por cerca de 10 policiais antes de ser levado à delegacia de polícia de Bem Nghe. Os cristãos da igreja Menonita foram à delegacia de polícia pedir a sua libertação. Ele foi solto às 2h00 da tarde do dia 8 de dezembro e recebeu um pedido de desculpas do chefe de polícia Bui Thanh Son da unidade de religião PA38 da cidade de Ho Chi Minh, que prometeu que tais coisas não aconteceriam novamente. Mas foi uma promessa em vão.

Por volta das 9h00 da noite de 9 de dezembro, oito obreiros da Aliança Missionária do Vietnã foram detidos no Distrito 7 e ainda estão sendo mantidos presos. Cinco deles são mulheres, incluindo duas mulheres do Movimento Inter-evangelístico do Vietnã, foram detidas no Distrito 9. Na mesma noite o líder delas, o Rev. Tran Mai, foi interceder por elas e ele próprio ficou detido durante 24 horas, como ficou o líder da Igreja do Nazareno, Rev. Le Quang Son. Ao meio-dia de 10 de dezembro, sabe-se que pelo menos 18 cristãos estavam presos por distribuírem literatura cristã. Outros estavam desaparecidos. Os líderes cristãos estão reunindo informações para tentar entender a extensão da repressão.

Ao meio-dia (hora local de Ho Chi Minh) da quinta-feira, 11 de dezembro, um importante líder da igreja doméstica informou Portas Abertas que alguns haviam sido soltos, mas pelo menos 10 permaneciam encarcerados e o paradeiro de dois obreiros era desconhecido. Os líderes da Igreja informaram que muitas caixas de folhetos foram confiscadas, mas eles estavam determinados a continuar distribuindo o restante.

Em um incidente aparentemente sem relação com a literatura cristã, a polícia simulou um acidente de moto na noite de 9 de dezembro no que parece ter sido um atentado contra a vida do Rev. Nguyen Hong Quang, um importante líder da igreja doméstica e ativista da liberdade religiosa e outros direitos humanos. Quang irritou recentemente as autoridades quando envolveu-se na tentativa de defesa no julgamento dos dois sobrinhos e da sobrinha do famoso prisioneiro de consciência e ativista da liberdade religiosa, padre Nguyen Van Ly. Quang escapou do ataque policial e tentativa de prisão, mas um colega, o evangelista Pham Ngoc Thach, que levava o Rev. Quang em sua moto, foi capturado pela polícia, espancado e levado preso. Em questão de horas, o Rev. Quang organizou uma manifestação pacífica, uma greve de fome e uma vigília de oração com cerca de 30 cristãos na delegacia de polícia. O evangelista Thach foi solto em 24 horas.

Entretanto, quando o Rev. Quang ficou sabendo da prisão de muitos outros obreiros devido ao incidente da distribuição de literatura, continuou o confronto com a polícia, exigindo a libertação de todos os que haviam sido levados em custódia. Ele ameaçou organizar manifestações de rua sem precedentes se eles não fossem soltos. Outros líderes entraram em negociações com as autoridades e garantiram a libertação de alguns. Mas com pelo menos 10 ainda presos, o Rev. Quang está ameaçando manifestações de rua que certamente irão constranger as autoridades e podem provocar mais choques perigosos.

Apesar do Vietnã reconhecer dois grupos protestantes, dezenas de organizações de igrejas domésticas representando centenas de igrejas e milhares de cristãos permanecem na ilegalidade e sujeitas ao abuso oficial.

Fonte: https://www.portasabertas.org.br/noticias/2003/12/noticia395/


Qual sua opinião sobre esta noticia?
Deixe seu Comentário abaixo:
(*)Campos obrigatórios, e-mail e telefone não serão publicados)
Notícias de Líderes
Pastor Geziel Gomes
Pastor José Wellington Bezerra da Costa
Pastora Helena Tannure
Bispa Cléo Ribeiro Rossafa
Bispa Sonia Hernandes
Pastor Adão Santos
Apóstolo Estevam Hernandes
Pastor Julio Ribeiro
Apóstolo Renê Terra Nova
Apóstolo Agenor Duque
Pastor Claudio Duarte
Pastor Marco Feliciano
Missionário RR Soares
Bispa Lucia Rodovalho
Pastor Elson de Assis
Pastor Yossef Akiva
Pastor Abílio Santana
Pastora Sarah Sheeva
Pastor Josué Gonçalves
Pastor Billy Graham
Pastor Márcio Valadão
Pastora Joyce Meyer
Bispa Ingrid Duque
Pastor Hidekazu Takayama
Apóstolo César Augusto
Pastor Gilvan Rodrigues
Pastor Aluizio Silva
Pastor Reuel Pereira Feitosa
Pastor Samuel Camara
Pastor Carvalho Junior
Missionário David Miranda
Apóstolo Valdemiro Santiago
Pastor Samuel Ferreira
Pastor Lucinho
Bispo Rodovalho
Pastor Benny Hinn
Pastor Oseias Gomes
Pastor Gilmar Santos
Pastor Jorge Linhares
Pastor Samuel Mariano

O Seminário Gospel oferece cursos livres de confissão religiosa cristã que são totalmente à distância, você estuda em casa, são livres de heresias e doutrinas antibiblicas, sem vinculo com o MEC, são monitorados por Igrejas, Pastores e Teólogos de Grandes Ministérios totalmente baseado na Santa Palavra de Deus, ao final você recebe DOCUMENTAÇÃO INTERNACIONAL valida no âmbito religioso.

Notícias de Cantores
Cantora Fernanda Brum
Cantora Andrea Fontes
Cantora Elaine de Jesus
Cantora Damares
Cantor Irmão Lázaro
Cantora Nivea Soares
Cantora Rose Nascimento
Cantora Lauriete
Voz da Verdade
Cantora Ludmila Ferber
Cantora Ana Paula Valadão
Cantora Alda Célia
Cantor André Valadão
Ministério Renascer Praise
Cantora Bruna Karla
Cantor Regis Danese
Cantora Shirley Carvalhaes
Cantora Aline Barros
Ministério Diante do Trono
Cantor Mattos Nascimento
Cantora Lea Mendonça
Cantora Mara Lima
Banda Oficina G3
Cantor Fernandinho
Cantor Davi Sacer
Cantor Marquinhos Gomes
Cantora Karen Martins
Cantora Cassiane