Ok
Notícias

Quer ganhar 1 curso de teologia grátis?
Então me chame no Whatsapp

Com a violência atual, sociedade pede maior punição a jovens a partir de 16 anos

Desde o crime bárbaro ocorrido no subúrbio do Rio de Janeiro, no dia 07 /02, quando adolescentes foram detidos por ter matado João Hélio Fernandes, de apenas 6 anos, a sociedade brasileira começou a discutir, mais uma vez, a possibilidade de reduzir a maioridade penal. O incidente aconteceu quando adolescentes roubaram um carro e dirigiram por cerca de 7 km com o menino pendurado do lado de fora, que agonizou até a morte.

Imediatamente, governador do Rio, Sérgio Cabral (PMDB), anunciou sua posição favorável à redução. Ele chegou a destacar que, se o restante do Brasil não deseja mudar, os estados devem possuir autonomia suficiente para mudar a legislação. “No Rio, por exemplo, nós temos que discutir esse tema. Nós temos que repensar o assunto da maioridade penal com muito cuidado. Assim, eu acredito que os Estados têm que ter autonomia para isso, porque, evidentemente, a realidade do Acre ou do Amapá não é igual a que observamos no Rio de Janeiro”, afirma.

A falta de uma penalidade dura para o caso de João Hélio Fernandes chocou o Brasil. De acordo com especialistas, o máximo especificado para estes tipos de caso inclui apenas o cumprimento de medidas socioeducativas por um período de três anos.

Argumentações contrárias

Entre as justificativas que combatem a iniciativa de reduzir a maioridade penal está a própria situação dos presídios brasileiros atualmente. Isso porque poucos acreditam que eles realmente possam recuperar um criminoso. Além disso, eles não contam com infra-estrutura adequada para alojar jovens de 16 e 17 anos com adultos. Para muitos, essa seria uma forma de influência ainda mais negativa para o jovem infrator.

Esta é a opinião, por exemplo, do diretor da Casa da Juventude, Geraldo Marcos Labarrère Nascimento. “Sou absolutamente contra a redução da idade penal, não porque as pessoas não possam ser punidas ou corrigidas, mas porque o nosso sistema carcerário, na sua realidade nua e crua, é totalmente incapaz de ajudar, a quem quer que seja, a melhorar algo em sua vida. O objetivo da lei, ou melhor, da sociedade que a formula, não é punir, mas, através de algum processo educativo, colaborar para que as pessoas não tornem a repetir seus erros. O desejo dos pais não é castigar os filhos, mas aprimorar, sem limites, seus métodos educacionais, para acertar na construção dos mesmos, formar o cidadão”, argumenta.

Há ainda quem se baseia na análise de especialistas do comportamento humano e formação psicológica. Um estudo do psiquiatra Jorge Gaba, por exemplo, publicado pelo Jornal do Comércio, mostra que o período etário da adolescência corresponde a organização dos neurônios, que estão ligados ao discernimento. “Na fase que vai dos 14 até os 21 anos, acontece a reorganização dos neurônios que se manifesta justamente nas áreas ligadas às emoções, ao discernimento e autocontrole”, afirma.

Está gostando desse conteúdo?

Cadastre seu email no campo abaixo para ser o primeiro a receber novas atualizações do site.

Fique atualizado! Cadastre para receber livros, CDs e revistas promocionais.

Opiniões

No entanto, com formação mental completa ou não, qual seria a punição adequada para jovens infratores? O pastor João Nunes da Assembléia de Deus de Nova Iguaçu, no Rio de Janeiro, diz que é a favor da redução da maioridade penal para que o jovem possa se sentir mais coagido antes de cometer um crime. “Devemos responsabilizar esses jovens nessa faixa etária de 16 anos. Eu vejo como algo muito bom para a sociedade. Se eles têm certeza que não serão punidos é claro que é mais difícil de impedir. Eu faço trabalho com jovens e já conversei com um grupo de menores infratores que disseram que não teriam cometido o crime caso tivessem certeza da punição. Contudo, como a situação atual, eles sabem que serão protegidos. Há muitos casos em que os menores ficam rindo dos policiais. Além disso, crio que seja importante colocar mais temor no coração deles. A Bíblia diz que o temor a Deus é o princípio da sabedoria”, acredita.

Fonte: http://noticias.gospelmais.com.br/com-a-violencia-atual-sociedade-pede-maior-punicao-a-jovens-a-partir-de-16-anos.html


Qual sua opinião sobre esta noticia?
Deixe seu Comentário abaixo:
(*)Campos obrigatórios, e-mail e telefone não serão publicados)
Notícias de Líderes
Pastor José Wellington Bezerra da Costa
Apóstolo Renê Terra Nova
Pastor Gilvan Rodrigues
Bispa Cléo Ribeiro Rossafa
Pastor Samuel Camara
Pastor Jorge Linhares
Pastor Reuel Pereira Feitosa
Apóstolo Valdemiro Santiago
Pastora Sarah Sheeva
Bispa Lucia Rodovalho
Pastor Carvalho Junior
Bispa Sonia Hernandes
Apóstolo Estevam Hernandes
Pastor Oseias Gomes
Pastor Márcio Valadão
Pastora Helena Tannure
Pastor Benny Hinn
Pastor Geziel Gomes
Pastor Yossef Akiva
Pastor Elson de Assis
Pastor Adão Santos
Pastor Josué Gonçalves
Missionário David Miranda
Pastor Samuel Ferreira
Pastor Samuel Mariano
Pastor Julio Ribeiro
Pastor Lucinho
Pastor Claudio Duarte
Pastor Hidekazu Takayama
Bispo Rodovalho
Pastora Joyce Meyer
Bispa Ingrid Duque
Missionário RR Soares
Apóstolo Agenor Duque
Pastor Aluizio Silva
Pastor Gilmar Santos
Pastor Marco Feliciano
Apóstolo César Augusto
Pastor Abílio Santana
Pastor Billy Graham

O Seminário Gospel oferece cursos livres de confissão religiosa cristã que são totalmente à distância, você estuda em casa, são livres de heresias e doutrinas antibiblicas, sem vinculo com o MEC, são monitorados por Igrejas, Pastores e Teólogos de Grandes Ministérios totalmente baseado na Santa Palavra de Deus, ao final você recebe DOCUMENTAÇÃO INTERNACIONAL valida no âmbito religioso.

Notícias de Cantores
Cantora Fernanda Brum
Cantora Andrea Fontes
Cantora Elaine de Jesus
Cantora Damares
Cantor Irmão Lázaro
Cantora Nivea Soares
Cantora Rose Nascimento
Cantora Lauriete
Voz da Verdade
Cantora Ludmila Ferber
Cantora Ana Paula Valadão
Cantora Alda Célia
Cantor André Valadão
Ministério Renascer Praise
Cantora Bruna Karla
Cantor Regis Danese
Cantora Shirley Carvalhaes
Cantora Aline Barros
Ministério Diante do Trono
Cantor Mattos Nascimento
Cantora Lea Mendonça
Cantora Mara Lima
Banda Oficina G3
Cantor Fernandinho
Cantor Davi Sacer
Cantor Marquinhos Gomes
Cantora Karen Martins
Cantora Cassiane