Ok
Notícias

Quer ganhar 1 curso de teologia grátis?
Então me chame no Whatsapp

Tensão religiosa domina o país

A tensão religiosa irrompeu na Nigéria após a decisão do governo estadual de Kwara de cessar uma série de encontros evangelísticos organizados pelo evangelista alemão Reinhard Bonnke, com o apoio de todas as igrejas da cidade de Ilorin.

Está gostando desse conteúdo?

Cadastre seu email no campo abaixo para ser o primeiro a receber novas atualizações do site.

Fique atualizado! Cadastre para receber livros, CDs e revistas promocionais.

O estado central nigeriano de Kwara enviou policiais a um encontro de cinco dias organizado pelo evangelista alemão. Após o segundo dia de encontro, quinta-feira, dia 19 de agosto, o governo declarou que, se os encontros continuassem a serem realizados, os militantes muçulmanos atacariam no dia seguinte os cristãos no local do encontro.

Alhaji Bolaji Abdullahi, assistente de comunicações e estratégias do governador do estado de Kwara, afirmou em uma entrevista coletiva em Ilorin, na sexta-feira, 27 de agosto, que a ação do governo originou-se da necessidade de evitar uma crise religiosa sangrenta em Ilorin, capital do estado.

"Depois de permitir que a cruzada acontecesse dois dos cinco dias programados - apesar dos protestos dos muçulmanos -, o governo decidiu interromper o programa religioso, um ato aparentemente equilibrado para impedir problemas de segurança", afirmou Alhaji Abdullahi na entrevista coletiva.

De acordo com Abdullahi, "A cruzada de Bonnke teve continuidade devido ao esforço do governo de cumprir com um acordo. Além disso, o governo limitou a cruzada para dois dias, a saber, na quarta-feira e quinta-feira, enquanto aos organizadores agendaram para cinco dias. 
Esta atitude foi de encontro com a tela de fundo das ameaças de violência sectária planejada como resultado dos cultos de Jumaat (sexta-feira) dos muçulmanos", adicionou ele.

No final de semana antes da chegada de Bonnke em Ilorin, no dia 17 de agosto, terça-feira, os militantes muçulmanos protestaram contra os encontros evangelísticos. O programa organizado por cristãos no estado sob os cuidados da Associação Cristã da Nigéria (ACN) iniciou na quarta-feira, 18 de agosto.

O Dr. Olusola Ajolore, secretário do estado da ACN de Kwara, contou na quinta-feira nas dependências do encontro que, "O governo afirmou que nós devemos cessar a cruzada no final desta noite. Eles declararam que interditarão a área que nós compramos com o nosso dinheiro, se nós não nos estivermos de acordo".

Segundo informações, Bonnke sentiu a tensão que poderia inflamar os ânimos entre cristãos e muçulmanos e persuadiu os líderes cristãos a refrear qualquer ato que pudesse levar a um derramamento de sangue.

Além de cessar o programa, mais de trinta policiais armados impediram que pastores se reunissem na Terra da Congregação da Palavra, Ajase-Ipo, e que orassem para o sucesso dos encontros. Os policiais que foram enviados pelo governo não somente interditaram o prédio da igreja, mas também as suas dependências.

Após a proclamação do término dos encontros, milhares de cristãos uniram-se em protesto contra a ação do governo. Eles se dirigiam à Casa do Governo, enquanto policiais encarregados de conter o tumulto disparavam esporádicos tiros no ar dos para dispersá-los.

Ajolore acusou o governo de incitar os caprichos dos muçulmanos no estado.Ele descreveu o cancelamento do programa como mal-intencionado e pré-concebido."É surpreendente que o governo do estado de Kwara decidiu abreviar os dias da cruzada, demonstrando que é incapaz de conter o grupo de muçulmanos de causar quaisquer danos e crise, assim, incitando mais esta situação", afirmou Ajolore em uma entrevista coletiva em 27 de agosto.

Em uma declaração intitulada, "Agora muçulmanos disparam tiros no Estado de Kwara", afirmaram líderes cristãos, "Nós vemos isto como um precedente absolutamente perigoso". Segundo eles, "Nós acreditamos que todo o desfecho foi uma conspiração do grupo muçulmano para finalizar as atividades da comunidade cristã e fazer dela o "saco-de-pancadas" no estado. Este é o nosso estado e nós não continuaremos a tolerar qualquer omissão no exercício de nossa liberdade em adorar em locais de nossa escolha e na nossa própria propriedade".

Alhaji Salman Adelodun Ibrahim, secretário do estado de Kwara, negou a acusação da liderança da ACN, afirmando que a ACN havia concordado que "a cruzada deveria terminar na quinta-feira à noite, e, durante a cruzada, o reverendo Bonnke não faria uma procissão na cidade de Ilorin, nem faria qualquer reunião fora de Budo-Efo, local anunciado para a realização da cruzada".

Fonte: https://www.portasabertas.org.br/noticias/2004/09/noticia1341/


Qual sua opinião sobre esta noticia?
Deixe seu Comentário abaixo:
(*)Campos obrigatórios, e-mail e telefone não serão publicados)
Notícias de Líderes
Pastor José Wellington Bezerra da Costa
Bispo Rodovalho
Apóstolo César Augusto
Bispa Sonia Hernandes
Pastora Sarah Sheeva
Pastor Gilmar Santos
Pastor Yossef Akiva
Pastor Jorge Linhares
Apóstolo Agenor Duque
Pastor Benny Hinn
Pastor Geziel Gomes
Pastor Claudio Duarte
Pastor Samuel Camara
Apóstolo Valdemiro Santiago
Pastor Hidekazu Takayama
Pastor Adão Santos
Bispa Lucia Rodovalho
Pastor Josué Gonçalves
Pastor Elson de Assis
Pastor Reuel Pereira Feitosa
Pastor Samuel Mariano
Pastor Aluizio Silva
Pastor Abílio Santana
Pastor Gilvan Rodrigues
Apóstolo Estevam Hernandes
Pastor Marco Feliciano
Pastora Joyce Meyer
Apóstolo Renê Terra Nova
Pastor Oseias Gomes
Pastora Helena Tannure
Bispa Ingrid Duque
Pastor Carvalho Junior
Missionário RR Soares
Pastor Billy Graham
Pastor Samuel Ferreira
Pastor Lucinho
Pastor Márcio Valadão
Bispa Cléo Ribeiro Rossafa
Missionário David Miranda
Pastor Julio Ribeiro

O Seminário Gospel oferece cursos livres de confissão religiosa cristã que são totalmente à distância, você estuda em casa, são livres de heresias e doutrinas antibiblicas, sem vinculo com o MEC, são monitorados por Igrejas, Pastores e Teólogos de Grandes Ministérios totalmente baseado na Santa Palavra de Deus, ao final você recebe DOCUMENTAÇÃO INTERNACIONAL valida no âmbito religioso.

Notícias de Cantores
Ministério Renascer Praise
Cantora Fernanda Brum
Cantor Regis Danese
Cantora Andrea Fontes
Banda Oficina G3
Cantora Elaine de Jesus
Cantora Bruna Karla
Cantor Mattos Nascimento
Cantor Irmão Lázaro
Cantora Alda Célia
Cantora Rose Nascimento
Cantor Davi Sacer
Cantor Marquinhos Gomes
Cantora Aline Barros
Cantora Cassiane
Ministério Diante do Trono
Cantora Shirley Carvalhaes
Voz da Verdade
Cantora Ana Paula Valadão
Cantora Karen Martins
Cantora Lea Mendonça
Cantor Fernandinho
Cantora Nivea Soares
Cantora Ludmila Ferber
Cantor André Valadão
Cantora Mara Lima
Cantora Lauriete
Cantora Damares