Ok
Notícias

Quer ganhar 1 curso de teologia grátis?
Então me chame no Whatsapp

Segundo estudos crenças religiosas afetam tratamentos de glaucoma

Para pessoas com uma fé muito tenaz, as crenças religiosas e os tabus culturais associados podem ter um forte impacto sobre como elas cuidam de sua saúde, incluindo os tratamentos médicos que elas aceitam.

Um novo estudo feito nos Estados Unidos demonstra que esta questão começa a impactar até mesmo o trabalho dos oftalmologistas, mostrando uma crescente necessidade de informações mais seguras sobre a interação das crenças religiosas e sua adequação aos tratamentos normalmente prescritos pelos médicos.

Tratamento do glaucoma

A eficácia do tratamento do glaucoma, em particular, freqüentemente depende da capacidade e da boa-vontade do paciente para auto-administrar medicamentos em gotas nos olhos numa base constante e regular ao longo de meses e até anos.

Os pacientes de glaucoma normalmente não percebem sintomas nos estágios iniciais da doença, o que impõe grandes desafios para os médicos na motivação dos pacientes para se adequarem aos esquemas de tratamento. Se o paciente negligencia o tratamento até a sua visão declinar de forma perceptível, o dano é freqüentemente irreversível.

Jejuns religiosos

Muitas das práticas religiosas ao redor do mundo contêm jejuns voluntários ou obrigatórios – a abstenção de comida e às vezes também de líquidos – durante períodos que podem durar de uns poucos dias até mais do que um mês, em uma base anual.

Está gostando desse conteúdo?

Cadastre seu email no campo abaixo para ser o primeiro a receber novas atualizações do site.

Fique atualizado! Cadastre para receber livros, CDs e revistas promocionais.

Os pesquisadores, coordenados por Nishant Kumar, do Hospital Universitário de Liverpool, na Inglaterra, estudaram a submissão dos pacientes em relação aos jejuns analisando 350 pesquisas feitas com membros das principais religiões do mundo: Islamismo, Hinduísmo, Jainismo, Cristianismo, Judaísmo, Bahai e Budismo, sendo 50 pesquisas por religião. Este é o primeiro estudo desse tipo já feito.

Dados populacionais mostram que aproximadamente 20% da população mundial é formada por muçulmanos e 15% por hindus; o jejum é importante nas duas religiões. Ele é obrigatório durante o dia no mês do Ramadã para os muçulmanos; para os hindus normalmente o jejum é voluntário.

Sem comida e sem remédio…

A equipe do Dr. Kumar havia pesquisado anteriormente os pacientes muçulmanos sobre o uso dos colírios durante o mês do Ramadã e verificou que a obediência ao tratamento reduziu-se significativamente entre os pacientes que jejuavam. Se os pacientes reduzirem ou pararem seu tratamento contra o glaucoma durante um período tão longo, tal como o mês do Ramadã ou outros períodos contínuos de jejum, sua visão pode ser seriamente afetada.

Na nova pesquisa, a maioria dos pacientes auto-identificados como hindus, muçulmanos e jainis, afirmam que o uso das gotas nos olhos durante as horas de jejuar iria quebrar seu jejum e, desta forma, eles não usam o colírio durante as horas do jejum.

…desde que não esteja doendo

Entretanto, esses grupos de pacientes afirmam que eles estariam mais propensos a usar os colírios no caso de condições dolorosas dos olhos ou se sua visão estivesse afetada.

A maioria dos cristãos, budistas, bahai e judeus que responderam a pesquisa não acreditam que o uso das gotas vá quebrar seus jejuns, e afirmaram que eles usariam os medicamentos em gotas durante seus períodos de jejum.

Os médicos e as religiões

“Uma maior conscientização entre os oftalmologistas com relação às crenças religiosas dos pacientes que eles tratam irá lhes permitir formular planos de gerenciamento para lidar com essas crenças sem comprometer os cuidados médicos,” conclui o Dr. Kumar.

Fonte: http://noticias.gospelmais.com.br/crencas-religiosas-afetam-tratamentos-de-glaucoma.html


Qual sua opinião sobre esta noticia?
Deixe seu Comentário abaixo:
(*)Campos obrigatórios, e-mail e telefone não serão publicados)
Notícias de Líderes
Apóstolo Valdemiro Santiago
Pastor Marco Feliciano
Pastor Samuel Ferreira
Pastor Elson de Assis
Pastor Jorge Linhares
Pastor Márcio Valadão
Pastor Abílio Santana
Pastora Joyce Meyer
Pastor Samuel Camara
Pastora Sarah Sheeva
Apóstolo Estevam Hernandes
Apóstolo César Augusto
Pastor Lucinho
Pastor Adão Santos
Pastor Hidekazu Takayama
Bispa Cléo Ribeiro Rossafa
Pastor Geziel Gomes
Missionário David Miranda
Pastor Julio Ribeiro
Pastor Carvalho Junior
Bispa Sonia Hernandes
Pastor Gilvan Rodrigues
Bispa Lucia Rodovalho
Pastor Yossef Akiva
Apóstolo Renê Terra Nova
Pastora Helena Tannure
Pastor José Wellington Bezerra da Costa
Pastor Josué Gonçalves
Pastor Oseias Gomes
Pastor Claudio Duarte
Bispa Ingrid Duque
Pastor Gilmar Santos
Apóstolo Agenor Duque
Pastor Samuel Mariano
Bispo Rodovalho
Pastor Reuel Pereira Feitosa
Pastor Billy Graham
Missionário RR Soares
Pastor Benny Hinn
Pastor Aluizio Silva

O Seminário Gospel oferece cursos livres de confissão religiosa cristã que são totalmente à distância, você estuda em casa, são livres de heresias e doutrinas antibiblicas, sem vinculo com o MEC, são monitorados por Igrejas, Pastores e Teólogos de Grandes Ministérios totalmente baseado na Santa Palavra de Deus, ao final você recebe DOCUMENTAÇÃO INTERNACIONAL valida no âmbito religioso.

Notícias de Cantores
Banda Oficina G3
Cantora Cassiane
Cantora Ana Paula Valadão
Cantora Ludmila Ferber
Cantora Bruna Karla
Ministério Renascer Praise
Cantor Mattos Nascimento
Cantor Davi Sacer
Cantor Marquinhos Gomes
Cantora Mara Lima
Cantora Elaine de Jesus
Cantora Karen Martins
Cantor Irmão Lázaro
Cantora Nivea Soares
Ministério Diante do Trono
Cantora Fernanda Brum
Cantor Regis Danese
Cantora Shirley Carvalhaes
Cantora Damares
Cantora Lea Mendonça
Cantora Alda Célia
Cantor André Valadão
Voz da Verdade
Cantora Aline Barros
Cantora Andrea Fontes
Cantora Lauriete
Cantor Fernandinho
Cantora Rose Nascimento