Notícias

Quer ganhar 1 curso de teologia grátis?
Então me chame no Whatsapp

Protestos contra atentado a igreja no Egito prosseguem

Milhares de pessoas protestaram nesta segunda-feira em diferentes pontosdo Egito por conta do atentado contra uma igreja em Alexandriaocorridona noite do último dia 31 e que deixou 21 mortos, enquantoativistascristãos criticaram a falta de ação do governo.

Fontes da Polícia disseram à agência EFE que milhares deestudantes, cristãos e muçulmanos se concentraram nas universidades deAlexandria e Tanta, no norte do Egito, e nas de Ain Shams e Heluan,ambas no Cairo.

As manifestações ocorreram sem incidentes, ao contrário dosprotestos do último domingo à noite na sede do patriarcado copta(cristão egípcio) na Catedral de Abbasiya do Cairo, nos quais 40 pessoasficaram feridas, entre elas cinco policiais, em confrontos entre osmanifestantes e as forças de segurança, indicaram as fontes.

Os protestos foram organizados para condenar o atentado ocorridopouco após a meia-noite contra a Igreja dos Santos, no bairro de SidiBish, em Alexandria, na qual estavam presentes mil pessoas queparticipavam da celebração do Ano Novo e que deixou ainda 79 feridos.

Até agora nenhum grupo reivindicou a autoria do atentado, quetudoindica estar relacionado à Al-Qaeda, e também ainda não foiconfirmada acausa da explosão, visto que o governo egípcio descartou ouso de umcarro-bomba, o que era defendido por alguns analistas.

Em entrevista coletiva concedida nesta segunda-feira antes darealização de um protesto no bairro de maioria cristã de Shubra, noCairo, vários ativistas coptas acusaram o Executivo de não ter levado asério as ameaças da Al Qaeda no Iraque no dia 1º de novembro.

Assim, o chefe da Organização da União Egípcia para os DireitosHumanos, o cristão Najib Gibrael, criticou o Ministério do Interior pornão ter garantido a segurança dos fiéis na noite do dia 31.

Está gostando desse conteúdo?

Cadastre seu email no campo abaixo para ser o primeiro a receber novas atualizações do site.

Fique atualizado! Cadastre para receber livros, CDs e revistas promocionais.


A Al-Qaeda havia divulgado uma advertência depois que, em 31 deoutubro, um grupo terrorista atacou uma igreja em Bagdá e deixou 58mortos.

Gibrael pediu ao presidente egípcio, Hosni Mubarak, aapresentaçãoimediata à Justiça dos causadores do "ambiente deinimizade" contra oscristãos do Egito e uma lei contra a violênciasectária que garanta aliberdade religiosa.

Já o intelectual copta Kamal Zaher afirmou na mesma entrevistacoletiva que "o atentado não foi motivado pela tensão sectária, masrepresenta um ato terrorista" e criticou as autoridades por teremapontado que a autoria dos ataques está relacionada a estrangeiros.

"Se (os responsáveis pelo ataque) são estrangeiros, eles nãotrouxeram fantasmas para pôr seus planos em prática. A realização (doatentado) foi totalmente egípcia e significa que estão dispostos aperpetrar atos violentos", afirmou.

Após a entrevista coletiva, os ativistas participaram damanifestação em Shubra, à qual compareceram dezenas de pessoas, quelevaram um caixão simbólico e cantaram palavras de ordem como "Em nossasfestas, nos matam!" e "O que o governo quer? O que espera?".

Uma das participantes do protesto, Wafa Sedki, de cerca de 40anos, afirmou à agência EFE que agora tem medo de ir à igreja.

"Eu e meus filhos temos medo de ir à igreja. Eles me perguntaramseiríamos à igreja no Natal (no dia 7 de janeiro para os coptas) e eudisse que sim, mesmo que a gente morra lá".

"Sempre fomos discriminados", acrescentou Sedki, que vestia um traje negro, enquanto chorava.

Enquanto as investigações prosseguem, mais suspeitos continuamsendo presos após a detenção de 20 pessoas no fim de semana, revelaramfontes das forças segurança, que não detalharam o número total dedetidos.

Fonte: https://www.portasabertas.org.br/noticias/2011/01/noticia6790/


Qual sua opinião sobre esta noticia?
Deixe seu Comentário abaixo:
(*)Campos obrigatórios, e-mail e telefone não serão publicados)
Notícias de Líderes
Pastor Jorge Linhares
Pastor Elson de Assis
Pastor Marco Feliciano
Bispa Lucia Rodovalho
Pastor Julio Ribeiro
Pastor Samuel Camara
Pastor Aluizio Silva
Bispo Rodovalho
Pastor Hidekazu Takayama
Apóstolo Estevam Hernandes
Pastor Oseias Gomes
Pastora Helena Tannure
Missionário David Miranda
Pastor Yossef Akiva
Pastor Gilvan Rodrigues
Pastor Márcio Valadão
Pastor Adão Santos
Pastora Joyce Meyer
Pastor Claudio Duarte
Pastor Gilmar Santos
Bispa Ingrid Duque
Pastor Billy Graham
Pastor José Wellington Bezerra da Costa
Pastor Josué Gonçalves
Apóstolo Renê Terra Nova
Pastor Reuel Pereira Feitosa
Pastor Benny Hinn
Pastora Sarah Sheeva
Pastor Abílio Santana
Pastor Geziel Gomes
Pastor Samuel Mariano
Pastor Carvalho Junior
Apóstolo Agenor Duque
Pastor Samuel Ferreira
Bispa Cléo Ribeiro Rossafa
Bispa Sonia Hernandes
Apóstolo Valdemiro Santiago
Missionário RR Soares
Pastor Lucinho
Apóstolo César Augusto

O Seminário Gospel oferece cursos livres de confissão religiosa cristã que são totalmente à distância, você estuda em casa, são livres de heresias e doutrinas antibiblicas, sem vinculo com o MEC, são monitorados por Igrejas, Pastores e Teólogos de Grandes Ministérios totalmente baseado na Santa Palavra de Deus, ao final você recebe DOCUMENTAÇÃO INTERNACIONAL valida no âmbito religioso.

Notícias de Cantores
Cantor Fernandinho
Cantor Irmão Lázaro
Cantora Ana Paula Valadão
Cantora Ludmila Ferber
Cantora Lauriete
Ministério Diante do Trono
Cantor Marquinhos Gomes
Cantora Fernanda Brum
Voz da Verdade
Cantor Davi Sacer
Cantora Elaine de Jesus
Cantora Bruna Karla
Cantora Rose Nascimento
Cantora Andrea Fontes
Banda Oficina G3
Cantora Nivea Soares
Cantora Cassiane
Cantor André Valadão
Cantora Damares
Cantora Aline Barros
Cantor Regis Danese
Cantora Alda Célia
Cantora Shirley Carvalhaes
Cantora Mara Lima
Ministério Renascer Praise
Cantor Mattos Nascimento
Cantora Lea Mendonça
Cantora Karen Martins
Cursos Livres Carteira Eclesiastica Títulos Internacional Título Emérito Título Honoris Causa
ESCRITÓRIOS EM OUTROS PAÍSES
EUA
Inglaterra
França
Japão
Alemanha
Suiça
Moçambique
Brasil