Notícias

Quer ganhar 1 curso de teologia grátis?
Então me chame no Whatsapp

''PMs de Cristo'' utilizam valores cristãos como instrumento para evitar que policiais se envolvam em casos de violência

Calada da noite, algum canto escuro da cidade. Armas em punho, frente à frente com o crime, haja sangue frio numa hora dessas! No dia-a-dia dos policiais militares (PMs) que trabalham nos grandes centros urbanos brasileiros, situações extremas são para lá de comuns. Não raro, esses profissionais se vêem obrigados a recorrer à força para fugir do perigo.

A grande questão que a maioria das pessoas costuma colocar é a seguinte: até que ponto um ato de violência praticado por um policial pode ser considerado legítimo? Esta é uma pergunta que atormenta até mesmo os membros mais convictos da corporação militar.

Foi para ter um momento diário de reflexão que um grupo de PMs evangélicos da Capital resolveu se unir no início da década de 90. “Percebíamos que havia um grande número de policiais cristãos espalhados pelas diversas unidades da Corporação”, explica o major Alexandre Marcondes Terra, 45 anos, que atualmente ocupa o cargo de assistente policial militar da Coordenadoria Estadual dos Conselhos Comunitários de Segurança (Consegs). 

No princípio eles eram em 40, apenas, e assumiram a árdua tarefa de reforçar os laços entre os cerca de 9 mil evangélicos que integravam a corporação na época. Surgia, assim, a Associação dos Policiais Militares Evangélicos do Estado de São Paulo, também conhecida como “PMs de Cristo”. 

O trabalho era (e ainda é) bastante simples. Consiste, basicamente, em visitas diárias a quartéis, bases e batalhões, com duração de aproximadamente 15 minutos. Nesses encontros, integrantes da entidade fazem orações e realizam pequenas preleções sobre textos bíblicos e a doutrina cristã. 

“No começo era meio difícil, pois algumas pessoas achavam que estávamos tentando fundar uma nova igreja dentro da corporação. Só com o passar do tempo é que elas foram perceber que o nosso trabalho não estava ligado à religião alguma e visava apenas promover os valores dos Evangelhos entre os colegas de trabalho”, explica Terra, que participou da fundação dos “PMs de Cristo”. Atualmente ele é vice-presidente da entidade. 

Nas reuniões da associação é possível se deparar com adeptos de diferentes denominações religiosas. Há duas semanas, por exemplo, a reportagem do Jornal da Cidade teve a oportunidade de acompanhar um encontro ocorrido na sede do 4.º Batalhão da PM do Interior (4.º BPMI). 

Católicos, evangélicos e espíritas (cerca de dez pessoas, no total) acompanhavam atentamente a policial aposentada Maria Aparecida Zani Scarpelli discorrer sobre o Salmo 23 (ou 22, dependendo da Bíblia). 

“Ainda que eu ande pelo vale da sombras da morte, não temerei mal algum, porque Tu estás comigo”, diz o texto. Mas será que qualquer trecho das Escrituras pode ter aplicação prática na vida dos PMs? Na opinião de Zani, sim.

Está gostando desse conteúdo?

Cadastre seu email no campo abaixo para ser o primeiro a receber novas atualizações do site.

Fique atualizado! Cadastre para receber livros, CDs e revistas promocionais.

“O ‘vale da sombra da morte’ é uma situação em que estamos passando por uma dificuldade extrema (um câncer em estágio terminal, por exemplo) e o Senhor envia alguém para nos auxiliar”, explica ela. Evangélica, natural de São Paulo, ela conta que, no início dos anos 90, fez um voto a Deus. “Prometi que, assim que me aposentasse, iria me dedicar exclusivamente a Ele.”

O trabalho com os “PMs de Cristo” teve início em 1999 e precisou ser interrompido há cerca de dois anos. “Eu estava com problema de doença na família e tive de dar uma parada, mas agora estou retomando as atividades”, diz ela. A partir de agora, Zani pretende voltar a realizar as visitas regulares (uma por semana, pelo menos) a bases e quartéis da corporação em Bauru. No passado, os “PMs de Cristo” conseguiram reunir cerca de 80 pessoas, entre policiais e familiares, em cultos realizados em templos evangélicos da cidade. 

Embora tenha sido criado pensando em atender às necessidades do público evangélico, o trabalho dos PMs de Cristo pode ser descrito como ecumênico, na medida em que é voltado a adeptos de diferentes denominações religiosas.

É o caso do cabo Hilário Nunes da Silva, que participou de encontro promovido pela entidade na última semana, na sede do 4.º Batalhão da Polícia Militar do Interior (4.º BPMI). “Sou católico, mas Deus é um só. Ele está acima de tudo”, acredita ele.

Apesar de ainda não ser integrante do “PMs de Cristo”, o soldado evangélico Carlos Eduardo Campos de Vasconcelos, 35 anos, conta que costuma orar todos os dias, antes de sair de casa para ir ao serviço. “Peço para que Ele ilumine meu trabalho”, diz. “Nas minhas orações, peço também por aqueles que estão no crime, pois Jesus veio ao mundo para mudar a vida deles, também”, garante.

A Associação dos Policiais Militares Evangélicos do Estado de São Paulo é inspirada em uma entidade similar existente no Rio de Janeiro. Entre seus preceitos, consta um decálogo (espécie de “Dez Mandamentos”) que versa sobre a coragem a partir da ótica cristã.

Fonte: http://noticias.gospelmais.com.br/pms-de-cristo-utilizam-valores-cristaos-como-instrumento-para-evitar-que-policiais-se-envolvam-em-casos-de-violencia.html


Qual sua opinião sobre esta noticia?
Deixe seu Comentário abaixo:
(*)Campos obrigatórios, e-mail e telefone não serão publicados)
Notícias de Líderes
Pastor Benny Hinn
Pastora Helena Tannure
Pastor Gilvan Rodrigues
Pastor Josué Gonçalves
Pastor Reuel Pereira Feitosa
Pastor Jorge Linhares
Bispo Rodovalho
Pastor Samuel Camara
Apóstolo César Augusto
Apóstolo Renê Terra Nova
Pastor Samuel Mariano
Pastor Billy Graham
Bispa Lucia Rodovalho
Pastor Adão Santos
Pastor Geziel Gomes
Pastor Gilmar Santos
Bispa Cléo Ribeiro Rossafa
Bispa Ingrid Duque
Pastor Oseias Gomes
Pastor Julio Ribeiro
Pastor Aluizio Silva
Pastor Samuel Ferreira
Pastor Yossef Akiva
Pastor Abílio Santana
Pastor Márcio Valadão
Missionário RR Soares
Pastora Sarah Sheeva
Bispa Sonia Hernandes
Pastor Elson de Assis
Pastor Hidekazu Takayama
Pastor José Wellington Bezerra da Costa
Pastor Carvalho Junior
Apóstolo Agenor Duque
Pastor Claudio Duarte
Apóstolo Estevam Hernandes
Pastor Lucinho
Pastor Marco Feliciano
Pastora Joyce Meyer
Apóstolo Valdemiro Santiago
Missionário David Miranda

O Seminário Gospel oferece cursos livres de confissão religiosa cristã que são totalmente à distância, você estuda em casa, são livres de heresias e doutrinas antibiblicas, sem vinculo com o MEC, são monitorados por Igrejas, Pastores e Teólogos de Grandes Ministérios totalmente baseado na Santa Palavra de Deus, ao final você recebe DOCUMENTAÇÃO INTERNACIONAL valida no âmbito religioso.

Notícias de Cantores
Cantora Nivea Soares
Cantora Cassiane
Cantora Lea Mendonça
Ministério Diante do Trono
Cantor Irmão Lázaro
Cantora Mara Lima
Cantora Elaine de Jesus
Banda Oficina G3
Cantora Shirley Carvalhaes
Cantora Ludmila Ferber
Cantor Fernandinho
Cantora Andrea Fontes
Cantora Lauriete
Cantora Rose Nascimento
Cantora Bruna Karla
Cantora Aline Barros
Voz da Verdade
Cantora Ana Paula Valadão
Cantora Alda Célia
Cantora Fernanda Brum
Cantora Karen Martins
Ministério Renascer Praise
Cantor Davi Sacer
Cantor Regis Danese
Cantor Marquinhos Gomes
Cantora Damares
Cantor Mattos Nascimento
Cantor André Valadão
Cursos Livres Carteira Eclesiastica Títulos Internacional Título Emérito Título Honoris Causa
ESCRITÓRIOS EM OUTROS PAÍSES
EUA
Inglaterra
França
Japão
Alemanha
Suiça
Moçambique
Brasil