Ok
Notícias

Quer ganhar 1 curso de teologia grátis?
Então me chame no Whatsapp

Nove entre dez argentinos acredita em Deus, mostra pesquisa

BUENOS AIRES – Num grupo de dez argentinos, apenas um não acredita em Deus. Dentre os nove crentes, sete são católicos, um é evangélico, e o último pode ser judeu, islâmico, espírita ou de outro credo.


Os dados foram revelados pela primeira pesquisa sobre crenças e atitudes religiosas na Argentina, realizada pelo Conselho Nacional de Investigações Científicas e Técnicas (Conicet) em parceria com quatro universidades nacionais. Foram ouvidas 2.403 pessoas maiores de 18 em todo o país.


O diretor do trabalho e pesquisador do Conicet, sociólogo Fortunato Mallimaci, apresentou ontem os resultados preliminares que confirmam a condição de crente da grande maioria dos argentinos.


Os dados também indicam que 23% dos residentes no país freqüentam com regularidade espaços de culto, 76% da população são católicos. Indiferentes, agnósticos, ateus ou sem religião totalizam 11%.

Está gostando desse conteúdo?

Cadastre seu email no campo abaixo para ser o primeiro a receber novas atualizações do site.

Fique atualizado! Cadastre para receber livros, CDs e revistas promocionais.

Jesus Cristo lidera o ranking de crenças, seguido pelo Espírito Santo e a Virgem Maria. Do total de entrevistados, 92% disseram acreditar no homem que foi crucificado em Jerusalém 2000 anos atrás; 85% acreditam no Espírito Santo e 80% na Virgem. A lista segue com anjos (78%), santos (76%), “energia” (64%) e curandeiros (39%).


A pesquisa foi realizada através do preenchimento de formulários domiciliares segundo método probabilístico que, em termos sociológicos, assegura um nível de credibilidade de 95% e uma margem de erro de 2%. A pesquisa foi realizada “com o maior rigor científico e a melhor boa fé”, disse o secretário de Culto, Guillermo Oliveri.


Mais de 75% dos argentinos afirmaram freqüentar pouco, ou nunca, os lugares de culto. Outros 23,8% participam com freqüência cerimônias de culto, enquanto 26.8% disseram nunca assistir a cerimônias religiosas.


A pesquisa é fruto do trabalho conjunto do CEIL, do Conicet, e das universidades nacionais de Buenos Aires, Rosário, Cuyo e Santiago del Estero. Contou com o financiamento da Agência Nacional de Promoção Científica e Tecnológica, englobando um projeto de investigação que se propõe a analisar as relações entre religião e a estrutura social na Argentina do século XXI.


Depois de quase quatro décadas sem medições científicas em nível nacional, o estudo do Conicet quita uma velha dívida argentina. “Desde o censo nacional de 1960 não se perguntava a crença e o pertencimento religioso. Somos o único país da América Latina que não tem este dado”, afirmou Mallimaci ao apresentar os resultados preliminares da investigação, que terminará dentro de três anos.


Até o momento, os únicos dados sobre crenças e atitudes religiosas da sociedade argentina em nível nacional tinham sido recolhidos no censo de 1960, quando 90% dos entrevistados se declararam católicos.


A pesquisa revelou que, geralmente, recorre-se a Deus nos momentos de dor, sendo que 45% dos entrevistados confirmaram essa tendência.


O noroeste argentino corresponde à região mais católica do país. O sul é a região mais evangélica, enquanto o entorno da cidade de Buenos Aires a mais indiferente para o religioso.


O sociólogo indicou, como exemplo, que enquanto 11% das pessoas entrevistadas dizem não crer, 95% foram batizados. A taxa de casamentos religiosos é significativamente menor do que a de batismo: quem se afasta da religião deixa de praticá-la.


O estudo também pesquisou as opiniões dos entrevistados a respeito de questões controvertidas como aborto, educação sexual em sala de aula, uso de anticonceptivos e sacerdócio de mulheres.


Dentre os entrevistados, 63% opinaram que o aborto deve ser permitido apenas em circunstâncias específicas, tais como violação, perigo de morte da mulher ou má formação do feto.


Mallimaci destacou que 68% dos que assim opinaram são católicos e deduziu que os resultados “revelam uma autonomia de consciência e decisão e uma tomada de distância dos postulados doutrinários das instituições religiosas”. No entanto, a resposta eleita pela maioria coincide com a posição das autoridades da Igreja sobre a legislação do aborto.


Quase 60% pensam que aos curas deveria ser permitido formar uma família.


“Estamos diante de complexos processos de desinstitucionalização religiosa e de individualização das crenças”, revelou a pesquisa, dando como dados que 61% dos entrevistados se relacionam com Deus “por conta própria”, sem a intervenção de instituições religiosas. Dentre aqueles que se relacionam com Deus por intermédio de uma instituição eclesial, 44% são evangélicos.

Fonte: http://noticias.gospelmais.com.br/nove-entre-dez-argentinos-acredita-em-deus-mostra-pesquisa.html


Qual sua opinião sobre esta noticia?
Deixe seu Comentário abaixo:
(*)Campos obrigatórios, e-mail e telefone não serão publicados)
Notícias de Líderes
Pastor Oseias Gomes
Pastor Gilmar Santos
Pastor Marco Feliciano
Apóstolo Valdemiro Santiago
Pastor Elson de Assis
Bispa Lucia Rodovalho
Bispo Rodovalho
Pastora Helena Tannure
Pastor Samuel Ferreira
Pastor Lucinho
Pastor Gilvan Rodrigues
Pastor Márcio Valadão
Pastor Julio Ribeiro
Apóstolo Estevam Hernandes
Bispa Ingrid Duque
Pastora Sarah Sheeva
Pastor Yossef Akiva
Apóstolo Agenor Duque
Pastor Jorge Linhares
Pastor Josué Gonçalves
Pastor Claudio Duarte
Pastor Benny Hinn
Pastor Reuel Pereira Feitosa
Pastora Joyce Meyer
Pastor Carvalho Junior
Pastor Abílio Santana
Pastor Hidekazu Takayama
Bispa Cléo Ribeiro Rossafa
Pastor Adão Santos
Pastor Aluizio Silva
Bispa Sonia Hernandes
Pastor Samuel Camara
Apóstolo César Augusto
Pastor Samuel Mariano
Pastor José Wellington Bezerra da Costa
Pastor Geziel Gomes
Missionário RR Soares
Apóstolo Renê Terra Nova
Pastor Billy Graham
Missionário David Miranda

O Seminário Gospel oferece cursos livres de confissão religiosa cristã que são totalmente à distância, você estuda em casa, são livres de heresias e doutrinas antibiblicas, sem vinculo com o MEC, são monitorados por Igrejas, Pastores e Teólogos de Grandes Ministérios totalmente baseado na Santa Palavra de Deus, ao final você recebe DOCUMENTAÇÃO INTERNACIONAL valida no âmbito religioso.

Notícias de Cantores
Cantora Bruna Karla
Cantor Fernandinho
Cantor Marquinhos Gomes
Cantora Ana Paula Valadão
Cantora Shirley Carvalhaes
Cantora Cassiane
Ministério Renascer Praise
Voz da Verdade
Cantora Fernanda Brum
Cantor Irmão Lázaro
Cantora Aline Barros
Cantora Karen Martins
Cantora Ludmila Ferber
Cantora Lea Mendonça
Cantora Nivea Soares
Cantor Regis Danese
Cantor Mattos Nascimento
Cantora Damares
Cantora Elaine de Jesus
Cantor André Valadão
Cantora Andrea Fontes
Banda Oficina G3
Cantora Mara Lima
Cantora Alda Célia
Cantora Rose Nascimento
Cantora Lauriete
Ministério Diante do Trono
Cantor Davi Sacer