Ok
Notícias

Quer ganhar 1 curso de teologia grátis?
Então me chame no Whatsapp

MP quer esclarecimentos de Kassab sobre o templo da Igreja Mundial

 MP quer esclarecimentos de Kassab sobre o templo da Igreja Mundial 

No inquérito, o Ministério Público afirma que projeto de lei do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (foto), parece constituir manobra para burlar princípios constitucionais.

A Promotoria de Habitação e Urbanismo do Ministério Público de São Paulo solicitou e aguarda esclarecimentos do prefeito Gilberto Kassab (PSD) e da Câmara Municipal sobre o prolongamento da rua Bruges, em Santo Amaro (zona sul), suspenso para não “invadir” terreno onde a Igreja Mundial do Poder de Deus constrói um templo.

No inquérito instaurado pelo MP-SP, o promotor José Carlos de Freitas solicitou de Kassab “informações sobre a legalidade da continuidade das obras da Igreja Mundial”, principalmente “a partir do arquivamento do PL 224/11”. E também notifica a igreja para que informe “sobre a continuidade das obras em área objeto de prolongamento de via pública”.

Na quarta-feira 5 de setembro a Câmara adiou a segunda votação do projeto de lei 0071/2012, como estava previsto. No primeiro turno, o PL de Kassab recebeu 31 votos a favor e um contra, de Aurélio Miguel (PR). O PT se absteve.

O PL em tramitação tem a mesma finalidade de um projeto anterior, o 224/11, que foi arquivado por ter sido considerado inconstitucional pela Comissão de Constituição e Justiça. A finalidade de ambos é suspender o prolongamento da rua Bruges até a rua Benedito Fernandes, “melhoramento” que estava previsto desde a Lei 10.560, de 1988. No local, um terreno de quase 15 mil metros quadrados, a Igreja Mundial constrói um enorme templo que ocupa um quarteirão inteiro.

A inconstitucionalidade do projeto arquivado foi motivada pelo fato de que a proposta não foi precedida nem de audiência pública nem de Estudo e Relatório de Impacto Ambiental (EIA/Rima).

Está gostando desse conteúdo?

Cadastre seu email no campo abaixo para ser o primeiro a receber novas atualizações do site.

Fique atualizado! Cadastre para receber livros, CDs e revistas promocionais.

E a Constituição estadual exige que a população participe de discussões sobre mudanças viárias de planejamento urbano. A construção não tem sequer alvará da prefeitura.

Se os dois projetos têm a mesma finalidade e, na prática, suspendem o prolongamento da rua, por que o primeiro foi arquivado por inconstitucionalidade e o segundo já foi aprovado em primeiro turno no plenário do Legislativo? É o que a promotoria quer saber da Câmara e do prefeito. “Das duas, uma: ou a Câmara estava certa antes, ao arquivar o primeiro projeto, e portanto não pode ignorar isso, ou estava errada e por algum motivo foi convencida pelo prefeito”, disse o promotor José Carlos de Freitas à reportagem da Rede Brasil Atual.

Nos corredores do Legislativo municipal, comenta-se que os vereadores aguardam que o caso “esfrie” na imprensa para então aprovar o PL em segunda votação.

Manobra

A diferença entre o projeto 224/11, arquivado, e o que tramita no Legislativo é uma sutileza legal. Enquanto o primeiro suspendia o prolongamento do logradouro textualmente, citando tanto a rua Bruges quanto outras do local envolvidas nas previsões da Lei 10.560/88, o segundo apenas revoga dispositivos dessa lei, sem mencionar nome de rua algum. Em observação à caneta feita pelo promotor no inquérito, ele escreveu: “O novo PL 0071/12 parece constituir manobra para burlar os princípios lembrados pela Comissão de Constituição e Justiça da Câmara”.

Caso o projeto de Kassab seja aprovado em definitivo, satisfazendo o interesse da Igreja Mundial, o que ocorre depois? A Secretaria Municipal de Habitação poderá emitir o alvará de construção da obra, evitando que o templo da Igreja Mundial seja desapropriado.

O PL poderá ser atacado judicialmente depois de aprovado em segundo turno? “O prefeito vai ter de esclarecer se vai levar isso adiante, até porque depois ele precisa sancionar”, diz o promotor Freitas. “Em tese, pode, sim, ser objeto de ação judicial.”

Freitas lembra que há outro inquérito sobre a mesma região. “Trata-se de um shopping e o consequente impacto naquele local”.

Qual sua opinião sobre esta noticia?
Deixe seu Comentário abaixo:
(*)Campos obrigatórios, e-mail e telefone não serão publicados)
Notícias de Líderes
Pastora Helena Tannure
Pastor Gilmar Santos
Pastor Benny Hinn
Apóstolo Renê Terra Nova
Pastor Samuel Camara
Bispa Cléo Ribeiro Rossafa
Missionário RR Soares
Pastor Aluizio Silva
Missionário David Miranda
Pastor Elson de Assis
Pastor José Wellington Bezerra da Costa
Pastor Lucinho
Pastor Oseias Gomes
Bispo Rodovalho
Pastora Joyce Meyer
Pastor Reuel Pereira Feitosa
Bispa Ingrid Duque
Pastor Josué Gonçalves
Pastor Abílio Santana
Apóstolo César Augusto
Pastor Julio Ribeiro
Pastor Billy Graham
Bispa Lucia Rodovalho
Pastor Jorge Linhares
Pastor Hidekazu Takayama
Pastor Carvalho Junior
Pastor Adão Santos
Pastor Geziel Gomes
Pastor Marco Feliciano
Bispa Sonia Hernandes
Pastor Samuel Ferreira
Pastor Claudio Duarte
Pastor Samuel Mariano
Apóstolo Agenor Duque
Pastora Sarah Sheeva
Apóstolo Valdemiro Santiago
Apóstolo Estevam Hernandes
Pastor Márcio Valadão
Pastor Yossef Akiva
Pastor Gilvan Rodrigues

O Seminário Gospel oferece cursos livres de confissão religiosa cristã que são totalmente à distância, você estuda em casa, são livres de heresias e doutrinas antibiblicas, sem vinculo com o MEC, são monitorados por Igrejas, Pastores e Teólogos de Grandes Ministérios totalmente baseado na Santa Palavra de Deus, ao final você recebe DOCUMENTAÇÃO INTERNACIONAL valida no âmbito religioso.

Notícias de Cantores
Cantora Fernanda Brum
Cantor Fernandinho
Cantora Andrea Fontes
Cantora Ludmila Ferber
Cantora Elaine de Jesus
Cantora Nivea Soares
Cantora Shirley Carvalhaes
Cantor Mattos Nascimento
Cantor André Valadão
Cantora Mara Lima
Ministério Renascer Praise
Ministério Diante do Trono
Cantora Cassiane
Cantora Bruna Karla
Cantor Davi Sacer
Cantora Aline Barros
Voz da Verdade
Cantor Irmão Lázaro
Cantora Lauriete
Cantora Alda Célia
Cantora Karen Martins
Cantora Lea Mendonça
Cantor Marquinhos Gomes
Cantor Regis Danese
Banda Oficina G3
Cantora Damares
Cantora Rose Nascimento
Cantora Ana Paula Valadão