Ok
Notícias

Quer ganhar 1 curso de teologia grátis?
Então me chame no Whatsapp

Missionário: profissão de fé e risco

Boa parte vive no norte da África e Ásia, pregando o Evangelho em áreas de conflito. Tráfico de Bíblia, cultos escondidos e em voz baixa, linguagem cifrada e muito da atenção com informantes do governo. Essa tem sido a rotina de muitos dos quase 4 mil missionários brasileiros espalhados pelo mundo, principalmente daqueles radicados em países que restringem ou proíbem totalmente que seus cidadãos abracem uma fé estrangeira. As precauções têm seus motivos. Há 11 dias, a luterana gaúcha Doraci Edinger, de 53 anos, foi assassinada no interior de Moçambique - crime ainda não esclarecido. Em janeiro, um casal de missionários brasileiros foi deportado da Jordânia por causa do proselitismo religioso.

Está gostando desse conteúdo?

Cadastre seu email no campo abaixo para ser o primeiro a receber novas atualizações do site.

Fique atualizado! Cadastre para receber livros, CDs e revistas promocionais.

Para evangélicos e católicos, a região prioritária à ação missionária atual - e por vezes a mais perigosa - é a que se estende pelo norte da África, Oriente Médio e Ásia. Terreno onde o cristianismo é minoritário. Estima-se que 90% dos povos que não têm contato com o Evangelho estão nesses países, diz o reverendo presbiteriano Marcos Agripino, presidente da Associação das Missões Transculturais Brasileiras. Na faixa, tratada pelos evangélicos de Janela 10 por 40 (latitude 10º e longitude 40º), a pregação é muitas vezes atividade de risco. 
No início dos anos 90, o pastor Flávio Rocha - ligado ao grupo de missionários evangélicos Kairós - quase morreu apedrejado em Dacar, Senegal, um dos países da janela. Ele havia acabado de fazer um culto com alto-falantes na língua wolof, numa das ruas do bairro muçulmano de Pikin, com a permissão prévia do marabu. Eu já estava indo para o carro quando vi uns 30 jovens correndo em minha direção. Começaram a me apedrejar. Rocha entrou rapidamente no carro e fugiu. Sempre tínhamos problemas desse tipo. Lá o cristianismo era muito associado ao colonialismo e à escravidão.

O pastor trabalhou em países no norte africano mais fechados que o Senegal e diz que teve telefones e correspondência grampeados. Para evitar maiores riscos, chegou a batizar recém-convertidos no chuveiro de casa, e não em lugares públicos como de praxe. Outro missionário evangélico, que não quis ter seu nome publicado, conta que, na Síria - onde diz haver certo contrabando de Bíblias - ele sempre manteve em sigilo sua atividade de missionário. Apresentava-se como estudante de árabe. Rocha, que planeja voltar à África islâmica, pensa em se apresentar como treinador de futebol. O risco de logo se revelar missionário? Ser preso, deportado ou hostilizado, dizem. Para enfrentar o desafio, missionários passam por um treinamento sobre cultura e língua locais, além de técnicas de abordagem.

Talvez por adotar uma abordagem menos incisiva ou por escolher países menos fechados, os missionários católicos brasileiros parecem sofrer menos riscos. 
A maior presença atual é nos países africanos de língua portuguesa. Nos países muçulmanos nossas comunidades são de serviço e testemunho, não de anúncio do Evangelho. Onde já há conflitos étnicos e civis é preciso ter cuidado para não pôr mais lenha na fogueira. diz d. Sérgio Castriani, bispo de Tefé (AM) e presidente da Comissão Episcopal para a Ação Missionária, da Igreja Católica.

Marcos De Moura E Souza / estadao.com.br  04/03/04

Fonte: https://www.portasabertas.org.br/noticias/2004/03/noticia678/


Qual sua opinião sobre esta noticia?
Deixe seu Comentário abaixo:
(*)Campos obrigatórios, e-mail e telefone não serão publicados)
Notícias de Líderes
Pastor José Wellington Bezerra da Costa
Apóstolo Renê Terra Nova
Pastor Jorge Linhares
Bispa Sonia Hernandes
Pastora Helena Tannure
Bispa Ingrid Duque
Missionário RR Soares
Pastor Billy Graham
Pastor Samuel Mariano
Pastora Joyce Meyer
Missionário David Miranda
Apóstolo Estevam Hernandes
Pastor Aluizio Silva
Apóstolo Valdemiro Santiago
Apóstolo César Augusto
Pastor Benny Hinn
Pastor Carvalho Junior
Pastor Julio Ribeiro
Pastor Gilmar Santos
Pastor Reuel Pereira Feitosa
Pastor Geziel Gomes
Apóstolo Agenor Duque
Pastor Marco Feliciano
Bispo Rodovalho
Pastor Samuel Ferreira
Pastor Yossef Akiva
Pastor Hidekazu Takayama
Pastor Adão Santos
Pastor Oseias Gomes
Pastor Samuel Camara
Pastor Abílio Santana
Pastor Elson de Assis
Pastora Sarah Sheeva
Pastor Claudio Duarte
Bispa Cléo Ribeiro Rossafa
Bispa Lucia Rodovalho
Pastor Gilvan Rodrigues
Pastor Márcio Valadão
Pastor Lucinho
Pastor Josué Gonçalves

O Seminário Gospel oferece cursos livres de confissão religiosa cristã que são totalmente à distância, você estuda em casa, são livres de heresias e doutrinas antibiblicas, sem vinculo com o MEC, são monitorados por Igrejas, Pastores e Teólogos de Grandes Ministérios totalmente baseado na Santa Palavra de Deus, ao final você recebe DOCUMENTAÇÃO INTERNACIONAL valida no âmbito religioso.

Notícias de Cantores
Cantor Mattos Nascimento
Cantora Ana Paula Valadão
Cantora Aline Barros
Ministério Renascer Praise
Cantora Cassiane
Cantora Damares
Cantor Marquinhos Gomes
Cantora Lea Mendonça
Cantora Shirley Carvalhaes
Cantora Rose Nascimento
Banda Oficina G3
Cantor Fernandinho
Cantor Irmão Lázaro
Cantora Bruna Karla
Ministério Diante do Trono
Cantora Elaine de Jesus
Cantora Andrea Fontes
Cantor Regis Danese
Cantora Lauriete
Cantora Fernanda Brum
Cantora Ludmila Ferber
Cantora Nivea Soares
Cantora Karen Martins
Cantora Mara Lima
Cantora Alda Célia
Cantor Davi Sacer
Voz da Verdade
Cantor André Valadão