Ok
Notícias

Quer ganhar 1 curso de teologia grátis?
Então me chame no Whatsapp

Líderes evangélicos indignados com uma Bíblia para o islã

A Bíblia do islã traz modificações como "Representante de Deus" em lugar de filho de Deus, "Mevla (protetor)" em lugar de Pai e "abluções de penitência" em lugar de batismo.

Um exemplo se pode ver na versão desta tradução em árabe do Evangelho de Mateus, em concreto Mateus 28:19, que resulta modificado deste modo: "batizar em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo" passa a ser "purificar com a água em nome de Alá, de seu Messias e de seu Espírito Santo".

"Como líderes das Igrejas protestantes locais –escrevem em uma nota os responsáveis evangélicos- encontramos as traduções enganosas destes importantíssimos términos nos que se funda o Novo Testamento; errôneas e muito negativas. E certamente não podemos aprovar".

A Aliança das Igrejas protestantes turcas representa a maior parte das confissões evangélicas do país . Em 2011 publicou um "Informe sobre as violações dos direitos dos cristãos em Turquia". Os cristãos constituem uma pequena minoria dos 72 milhões de habitantes. o temor que tem (além da teologia errônea) é que estas traduções podem alimentar mal entendidos e falsas interpretações, nutrindo a cristianofobia presente no mundo islâmico.

MAIS REAÇÕES INDIGNADAS

Críticas, muitas delas ásperas, também receberam por parte da Biblical Missiology , um dos grupos que refletiu a indignação de seus representantes em Turquia em sua página web. "Como sabe ´Ocidente´ o que é melhor para as Igrejas nacionais em terras mais além de suas fronteiras, onde estão submetidas a todo tipo de pressões, sacrificaram sua vida pelo Evangelho e tem que colher as consequências destas traduções e metodologias?", era a pergunta em sua contundente nota a Biblical Missiology.

O problema não se limita únicamente a Turquia. Também protestam em diferentes partes do mundo de maioria islâmica diante desta tradução muitos responsáveis de missões evangélicas que anteriormente eram muçulmanos, assim como cristãos que vivem nos paises em que estas traduções estão em uso.

Por isso, os evangélicos turcos não foram os primeiros que tomaram partido contra as traduções "islamizadas".

Está gostando desse conteúdo?

Cadastre seu email no campo abaixo para ser o primeiro a receber novas atualizações do site.

Fique atualizado! Cadastre para receber livros, CDs e revistas promocionais.

Por exemplo, a Igreja evangélica de Bengala se expressou com grande gravidade, e o mesmo sucedeu em Malásia, onde entre outras coisas a polêmica sobre o uso do término "Alá" por parte dos cristãos para indicar a Deus durou anos, apesar de uma sentença do Tribunal Constitucional. "Como Igreja em um país de maioria muçulmana, nos preocupa que existam atualmente movimentos que cancelam todas as referências a Deus como Pai e a Jesus como Filho de Deus nas Sagradas Escrituras em língua local", escreveu Moko Chen Liang, secretário geral da Gereja Presbyterian Malaysia a seus colegas estadounidenses.

OS TRADUTORES SE DEFENDEM

A controvérsia manda ao banco dos acusados a Wycliffe Bible Translators, ao Summer Institute of Linguistic (SIL) e a Frontiers ; três organismos protestantes que elaboraram as traduções da Bíblia que eliminam ou modificam términos que poderíam resultar ofensivos para a mentalidade islâmica.

Wycliffe Bible Translators nas fases iniciais da controvérsia defendia a iniciativa, afirmando que "os recursos (Pai e Filho, n. do r.) não haviam sido eliminados, senão que se haviam mantido de uma maneira que não comunicava um significado incorreto. O problema não é que a terminologia grega seja ofensiva para os muçulmanos, senão que desgraçadamente para alguns leitores as traduções tradicionais podem implicar que Deus pratica sexo com as mulheres, e dar aos leitores a impressão que a tradução seja corrupta" .

Entretanto, ao menos é o que dizem os evangélicos turcos, já faz tempo que havia sido lançado o alarme sobre este tipo de traduções. "Para evitar que os cidadãos turcos, cristãos ou não, se exponham a uma doutrina errônea, e a incompreensões, o comitê de tradução havia recebido a petição de cambiar os pontos que minam as bases da teologia cristã". Mas os tradutores seguiram traduzindo "Representante de Deus" em lugar de Filho de Deus, "Mevla (protetor, auxiliar)" em lugar de Pai e "abluções de penitência" em lugar de batismo.

VÃO REVISAR A TRADUÇÃO

Tanto foi a cadeia de reações que chegou a tomar a forma de uma petição oficial para por fim a estas traduções.

Como consequência, parece ser que finalmente Wycliffe decidiu revisar sua política de tradução na colaboração com a Aliança Evangélica Mundial (World Evangelical Alliance), uma das maiores redes de Igrejas evangélicas a nível mundial, que projeta colocar este problema em mãos de uma comissão de expertos para que o estudem.

Fonte: http://folhagospel.com/modules/news/article.php?storyid=22361


Qual sua opinião sobre esta noticia?
Deixe seu Comentário abaixo:
(*)Campos obrigatórios, e-mail e telefone não serão publicados)
Notícias de Líderes
Pastor Yossef Akiva
Pastor Samuel Mariano
Pastor Samuel Ferreira
Pastor Lucinho
Apóstolo Agenor Duque
Apóstolo Valdemiro Santiago
Pastor Marco Feliciano
Pastor Claudio Duarte
Bispa Lucia Rodovalho
Bispa Ingrid Duque
Apóstolo César Augusto
Bispa Sonia Hernandes
Pastor Gilvan Rodrigues
Pastor Aluizio Silva
Pastor Benny Hinn
Missionário David Miranda
Pastor Samuel Camara
Pastor José Wellington Bezerra da Costa
Pastor Elson de Assis
Pastor Billy Graham
Apóstolo Renê Terra Nova
Bispo Rodovalho
Pastor Josué Gonçalves
Pastor Adão Santos
Pastor Reuel Pereira Feitosa
Pastora Sarah Sheeva
Pastor Carvalho Junior
Pastor Gilmar Santos
Pastor Julio Ribeiro
Missionário RR Soares
Pastor Geziel Gomes
Apóstolo Estevam Hernandes
Pastor Jorge Linhares
Pastor Márcio Valadão
Bispa Cléo Ribeiro Rossafa
Pastor Hidekazu Takayama
Pastor Oseias Gomes
Pastora Joyce Meyer
Pastora Helena Tannure
Pastor Abílio Santana

O Seminário Gospel oferece cursos livres de confissão religiosa cristã que são totalmente à distância, você estuda em casa, são livres de heresias e doutrinas antibiblicas, sem vinculo com o MEC, são monitorados por Igrejas, Pastores e Teólogos de Grandes Ministérios totalmente baseado na Santa Palavra de Deus, ao final você recebe DOCUMENTAÇÃO INTERNACIONAL valida no âmbito religioso.

Notícias de Cantores
Ministério Renascer Praise
Cantora Ludmila Ferber
Cantor Fernandinho
Cantora Cassiane
Cantora Aline Barros
Cantora Alda Célia
Cantora Lauriete
Cantora Ana Paula Valadão
Voz da Verdade
Cantor Davi Sacer
Cantora Fernanda Brum
Cantor Marquinhos Gomes
Cantor Mattos Nascimento
Cantora Shirley Carvalhaes
Cantor Irmão Lázaro
Banda Oficina G3
Cantora Karen Martins
Cantora Mara Lima
Cantora Elaine de Jesus
Ministério Diante do Trono
Cantora Andrea Fontes
Cantor André Valadão
Cantora Bruna Karla
Cantora Rose Nascimento
Cantor Regis Danese
Cantora Lea Mendonça
Cantora Nivea Soares
Cantora Damares