Ok
Notícias

Quer ganhar 1 curso de teologia grátis?
Então me chame no Whatsapp

Leis de blasfêmia ameaçam a vida de cristãos paquistaneses

Os cristãos que vivem no Paquistão sentem que as controversas leis de blasfêmia estão sendo acusadas de aumentar a violência sectária na nação, colocando as vidas das minorias em risco.

No dia 12 de novembro, o país testemunhou o pior ataque anticristão dos últimos anos, quando aproximadamente 2 mil muçulmanos em Sangla Hill, provocados pelo discurso dos clérigos muçulmanos locais, atacaram e destruíram três igrejas, uma escola de um convento, um abrigo de freiras e diversas casas cristãs.

Os muçulmanos, segundo as reportagens, ficaram furiosos quando ouviram a notícia de que um cristão teria queimado páginas do Alcorão.

Os ataques do dia 12 de novembro chocaram toda a minoria cristã do país, deixando-os com um sentimento de insegurança. E, mais uma vez, as leis de blasfêmia foram culpadas por piorar as relações religiosas na nação, onde cristãos, hindus e outras minorias compõem apenas 3% da população, enquanto 97% são muçulmanos.

De acordo com o código penal, a profanação do Alcorão é punida com prisão perpétua, e qualquer insulto ao profeta Maomé é punido com pena de morte.

Muitos cristãos sentem que essas leis estão sendo mal-utilizadas para justificar os ataques feitos a eles e para "acerto de contas pessoais".

Recentemente, o arcebispo de Canterbury, Rowan Williams, visitou o Paquistão em dezembro, exigindo que o presidente, general Pervez Musharraf, revisasse a lei.

Minha reação foi de grande choque, uma grande consternação de que isso ainda continue a acontecer, disse o arcebispo Rowan em uma entrevista à BBC. Isso é parte da história do abuso das leis de blasfêmia no Paquistão, que acredito ser o grande problema do país e que deve ser tratado.

Está gostando desse conteúdo?

Cadastre seu email no campo abaixo para ser o primeiro a receber novas atualizações do site.

Fique atualizado! Cadastre para receber livros, CDs e revistas promocionais.


O problema não é tanto a idéia de uma lei contra a blasfêmia, ele disse, mas sim sobre uma lei cuja pena é muito severa e cuja prática dá muita abertura às pessoas que querem se vingar de outras.

E isso, segundo alguns moradores de Sangla Hill, foi o que aconteceu em novembro. Desde então, 88 pessoas foram acusadas de saquear e queimar igrejas e propriedades, e três policiais foram suspensos por negligência.

Yousaf Masih, um cristão local, foi identificado como o profanador do Alcorão, mas algumas investigações revelaram que as alegações foram inventadas por um homem que devia uma aposta a Yousaf. O cristão está preso agora em um local desconhecido.

O reverendo Tajammal Pervez, que teve sua igreja presbiteriana destruída na confusão, crê que as autoridades, incluindo os policiais, foram insensíveis a essas preocupações. Diversas ligações à polícia, pedindo segurança para sua casa e igreja não foram atendidas, ele disse.

Segundo Tajammal, embora a relação entre os cristãos e muçulmanos de Sangla Hill tenha sido cordial por gerações, a violência mudou tudo.

No dia 4 de dezembro a Comissão Nacional pela Justiça e Paz convocou uma reunião da Consultoria Nacional sobre a "Infindável Intolerância Religiosa. A conferência em Lahore reuniu líderes civis e religiosos de todo o país.

A consultoria resultou em uma resolução conjunta que condenou a recente agressão anticristã e condenou as autoridades do Paquistão por "não ter feito nada para neutralizar a tensão, e por não conseguir reparar a situação.

Os delegados presentes na consultoria também exigiram que as autoridades do governo paquistanês levassem os perpetradores da violência à justiça, e que o governo fosse corajoso e rejeitasse as notórias leis de blasfêmia que são a causa de tantos conflitos inter-religiosos.

Os delegados assinalaram em especial o amplo abuso das leis de blasfêmia do Paquistão desde 1986, afirmando que casos de blasfêmia são geralmente abertos nas cortes locais como um pretexto para vinganças. Eles também crêem que Yousaf foi "claramente feito vítima devido à sua religião".

Fonte: https://www.portasabertas.org.br/noticias/2006/01/noticia2345/


Qual sua opinião sobre esta noticia?
Deixe seu Comentário abaixo:
(*)Campos obrigatórios, e-mail e telefone não serão publicados)
Notícias de Líderes
Missionário David Miranda
Pastor Marco Feliciano
Pastor Jorge Linhares
Bispa Cléo Ribeiro Rossafa
Pastor Yossef Akiva
Pastor Josué Gonçalves
Pastor Samuel Camara
Pastor Oseias Gomes
Pastor Márcio Valadão
Pastor Adão Santos
Pastor Abílio Santana
Pastor Geziel Gomes
Pastora Sarah Sheeva
Pastor Samuel Ferreira
Pastora Joyce Meyer
Pastor Samuel Mariano
Apóstolo Valdemiro Santiago
Apóstolo Estevam Hernandes
Pastor Gilmar Santos
Apóstolo Agenor Duque
Pastor José Wellington Bezerra da Costa
Bispo Rodovalho
Pastor Gilvan Rodrigues
Pastor Lucinho
Apóstolo Renê Terra Nova
Bispa Ingrid Duque
Pastor Aluizio Silva
Pastor Elson de Assis
Pastor Hidekazu Takayama
Pastor Reuel Pereira Feitosa
Pastor Julio Ribeiro
Bispa Lucia Rodovalho
Bispa Sonia Hernandes
Pastor Benny Hinn
Missionário RR Soares
Apóstolo César Augusto
Pastor Billy Graham
Pastor Claudio Duarte
Pastor Carvalho Junior
Pastora Helena Tannure

O Seminário Gospel oferece cursos livres de confissão religiosa cristã que são totalmente à distância, você estuda em casa, são livres de heresias e doutrinas antibiblicas, sem vinculo com o MEC, são monitorados por Igrejas, Pastores e Teólogos de Grandes Ministérios totalmente baseado na Santa Palavra de Deus, ao final você recebe DOCUMENTAÇÃO INTERNACIONAL valida no âmbito religioso.

Notícias de Cantores
Cantora Cassiane
Cantora Lea Mendonça
Voz da Verdade
Cantora Damares
Cantora Ana Paula Valadão
Cantora Aline Barros
Cantora Fernanda Brum
Cantor Mattos Nascimento
Cantor Regis Danese
Ministério Renascer Praise
Cantora Andrea Fontes
Cantor Fernandinho
Cantora Shirley Carvalhaes
Banda Oficina G3
Cantora Rose Nascimento
Ministério Diante do Trono
Cantora Lauriete
Cantora Nivea Soares
Cantora Alda Célia
Cantor Davi Sacer
Cantor Marquinhos Gomes
Cantor Irmão Lázaro
Cantora Elaine de Jesus
Cantora Mara Lima
Cantora Ludmila Ferber
Cantora Karen Martins
Cantor André Valadão
Cantora Bruna Karla