Ok
Notícias

Quer ganhar 1 curso de teologia grátis?
Então me chame no Whatsapp

Jovem cristã tenta mudar status religioso na Malásia

Sete anos depois de se tornar cristã, uma mulher malaia ainda aguarda pelo veredicto final da Suprema Corte pelo seu direito de retirar a palavra Islã de sua carteira de identidade.

Sob a lei malaia, cidadãos acima de doze anos devem possuir uma carteira de identidade constantemente. Além disso, todas as carteiras de identidade emitidas aos muçulmanos devem de maneira clara expor a identidade religiosa.

Está gostando desse conteúdo?

Cadastre seu email no campo abaixo para ser o primeiro a receber novas atualizações do site.

Fique atualizado! Cadastre para receber livros, CDs e revistas promocionais.

O corregedor Umi Kakthum Abdul Majid disse, na última audiência no dia sete de março, que Lina Joy abusou do sistema legal recorrendo ao Departamento de Registro Nacional (NRD) ao invés da corte sharia para mudar o status religioso na carteira.

Em 1998, Azlina Jailani, como era então conhecida, recorreu à NRD para ter seu nome mudado para Lina Joy para que refletisse sua mudança ao cristianismo. Na Malásia, os nomes estão atrelados à religião, sendo assim, uma pessoa com um nome islâmico é automaticamente considerada islâmica.

O NRD assegurou autorização para a mudança, mas recusou retirar a classificação "islã" da carteira de identidade.

Na Audiência do dia sete de março, a juíza Datuk Cyrus Das, representando Lina Joy, disse que não fazia sentido mudar o nome da pessoa mas permanecer o mesmo status religioso na carteira de identidade.

Entretanto, o diretor geral da NRD, Datuk Wan Ibrahim disse que a recorrência de Lina foi rejeitada pelo fato de ela não ter enviado os documentos à corte religiosa muçulmana, a sharia, para que aprovasse sua conversão.

Lina Joy entrou numa batalha longa judicial para ter sua conversão reconhecida. Depois de abordar a NRD em 1998, ela recorreu sua decisão à Suprema Corte. Em abril de 2001, a juíza da Suprema Corte Datu Faiza Tamby Chik deu parecer em que Lina Joy não poderia mudar sue nome na carteira de identidade pois a etnia malaia era definida como muçulmana de acordo com a constituição.

"Como malaia, a pessoa existe sob o princípio do islã até a sua morte", a juíza disse aos repórteres do jornal Berita Harian.

Também disse que a jurisdição em tais casos fica sob o poder da sharia.

Lina Joyu recorreu contra a decisão da Suprema Corte baseada na contravenção do Artigo 11 da constituição malaia, que declara que toda a pessoa tem o direito de professar e praticar sua própria religião

A Corte recorreu do caso no dia 13 de outubro. Em dezembro, a corte deu parecer que o diretor geral da NRD e da Suprema Coorte Datuk Gopal Sri Ram deve conceder uma razão legal para as decisões feitas em meados de fevereiro desse ano.

O advogado de Lina Joy, Cyrus Das, entrou com defesa no dia sete de março de que a NRD não poderia legalmente requerer a produção da carteira de identidade a partir da corte sharia. Lina Joy por várias ocasiões sustentou que, como recém convertida ao cristianismo, não mais deve estar sujeita à lei sharia.

O Doutor da Lei Islâmica Shad Faruqi discorda, alegando que o requerimento para uma aprovação oficial de conversão é uma salvaguarda legal. Sem isso os muçulmanos podem burlar a lei deixando o islamismo qualquer ocasião em que fossem acusados com ofensa religiosa.

Os juizes ainda consideram o veredicto final do caso Lina, deixando-a na expectativa.

A estória dela simboliza a necessidade do país em estabelecer regras mais claras quando se trata de mudanças de religiões. Tanto a corte civil e a religiosa (sharia), são relutantes em lidar com tais casos devido à polêmica envolvida.

No final de fevereiro, os representantes de todas as principais religiões no país sugeriram o estabelecimento de um painel arbitrário para lidar com as disputas religiosas.

O Premier Datuk eri Abdullah Badawi imediatamente expressou sua desconfiança. "Não comece com qualquer assunto que possa levantar dificuldades entres as religiões no país", disse ele aos repórteres da Straits Tiems no dia 28 de fevereiro.

Abdullah disse que um estudo mais a fundo sobre as religiões na Malásia poderia ser uma opção melhor, já que pode gerar um melhor entendimento entre os grupos religiosos.

Independentemente, o Premier receberá uma minuta em relação a esse painel, de acordo com o Straits Times.

Muitos muçulmanos são contra isso, temendo que possa diminuir o privilégio da posição concedida a essa religião no país e facilitando assim a conversão como aconteceu com a Lina.

Fonte: https://www.portasabertas.org.br/noticias/2005/04/noticia1761/


Qual sua opinião sobre esta noticia?
Deixe seu Comentário abaixo:
(*)Campos obrigatórios, e-mail e telefone não serão publicados)
Notícias de Líderes
Pastor José Wellington Bezerra da Costa
Bispa Sonia Hernandes
Apóstolo Renê Terra Nova
Pastor Gilmar Santos
Pastor Claudio Duarte
Pastora Joyce Meyer
Pastor Gilvan Rodrigues
Missionário RR Soares
Pastor Márcio Valadão
Pastor Reuel Pereira Feitosa
Pastora Sarah Sheeva
Pastor Samuel Mariano
Pastor Geziel Gomes
Pastor Billy Graham
Pastor Josué Gonçalves
Pastor Abílio Santana
Pastor Adão Santos
Pastora Helena Tannure
Bispa Cléo Ribeiro Rossafa
Apóstolo César Augusto
Pastor Marco Feliciano
Apóstolo Valdemiro Santiago
Pastor Jorge Linhares
Pastor Hidekazu Takayama
Pastor Oseias Gomes
Pastor Benny Hinn
Bispa Lucia Rodovalho
Pastor Samuel Ferreira
Pastor Yossef Akiva
Pastor Samuel Camara
Pastor Julio Ribeiro
Missionário David Miranda
Bispa Ingrid Duque
Apóstolo Agenor Duque
Pastor Carvalho Junior
Apóstolo Estevam Hernandes
Pastor Elson de Assis
Pastor Lucinho
Bispo Rodovalho
Pastor Aluizio Silva

O Seminário Gospel oferece cursos livres de confissão religiosa cristã que são totalmente à distância, você estuda em casa, são livres de heresias e doutrinas antibiblicas, sem vinculo com o MEC, são monitorados por Igrejas, Pastores e Teólogos de Grandes Ministérios totalmente baseado na Santa Palavra de Deus, ao final você recebe DOCUMENTAÇÃO INTERNACIONAL valida no âmbito religioso.

Notícias de Cantores
Cantora Cassiane
Cantora Lea Mendonça
Cantor André Valadão
Cantora Shirley Carvalhaes
Cantora Damares
Ministério Diante do Trono
Cantora Rose Nascimento
Cantor Fernandinho
Cantora Mara Lima
Cantora Aline Barros
Cantora Fernanda Brum
Cantor Marquinhos Gomes
Cantor Davi Sacer
Cantora Bruna Karla
Banda Oficina G3
Ministério Renascer Praise
Cantora Alda Célia
Voz da Verdade
Cantora Ludmila Ferber
Cantor Mattos Nascimento
Cantora Karen Martins
Cantora Elaine de Jesus
Cantora Nivea Soares
Cantor Regis Danese
Cantora Andrea Fontes
Cantora Ana Paula Valadão
Cantora Lauriete
Cantor Irmão Lázaro