Ok
Notícias

Quer ganhar 1 curso de teologia grátis?
Então me chame no Whatsapp

Israel faz apelo ao mundo "mudem as embaixadas para Jerusalém"

A visita do presidente dos EUA, Donald Trump, a Israel ocorrerá entre os dias 22 e 23 de maio. Muito tem se especulado se ele anunciará a mudança da embaixada americana para Jerusalém, cumprindo uma promessa de campanha. O gesto é muito mais que uma decisão administrativa, ele afeta toda a política externa em relação ao Oriente Médio.

Assim que a UNESCO aprovou outra resolução contra Israel, afirmando que o país não tem soberania sobre sua capital e chamando-a de “território ocupado” o governo israelense reagiu.

Na mesma data que a ONU assinava o documento – 2 de maio – Israel comemorava os 69 anos de sua independência. Considerando o documento uma afronta, o presidente Reuven Rivlin fez um apelo público.

“É chegado o momento de acabar com este absurdo e reconhecer Jerusalém como a capital”, insistiu, pedindo a transferência de todas as representações diplomáticas no país.

O primeiro-ministro, Benjamin Netanyahu, também presente na celebração, reforçou o pedido, classificando como absurdo o gesto da agência especializada da ONU.

“Ainda existe uma brecha entre as nossas relações bilaterais, em expansão e crescimento, e a diplomacia multilateral”, observou, acrescentando desejar que essa brecha desapareça, pediu: “Mudem as vossas embaixadas para Jerusalém, a eterna capital do povo judeu durante 3.000 anos”.

Até o momento nenhum país deu indícios que fará isso. A Rússia é o único país a reconhecer oficialmente Jerusalém como capital de Israel. No mês passado, o Kremlin divulgou a decisão, fazendo a ressalva que se referia à porção Ocidental e que não tem planos de mudar sua embaixada.

Em breve Israel comemorará o 50º aniversário da unificação da cidade, desde que a porção oriental foi retomada da Jordânia durante a Guerra dos Seis Dias, em 1967. Na semana passada, durante um evento político, Netanyahu voltou a fazer um apelo público para que os Estados Unidos, como seus grandes aliados, deem o exemplo.

Está gostando desse conteúdo?

Cadastre seu email no campo abaixo para ser o primeiro a receber novas atualizações do site.

Fique atualizado! Cadastre para receber livros, CDs e revistas promocionais.

Por causa das decisões da ONU, o reconhecimento de Jerusalém está condicionado a um acordo entre israelenses e palestinos, que reivindicam a porção Oriental como sua.

Estranhamente, Jerusalém possui consulados-gerais, que na prática funcionam como embaixadas, mas para lidar com a Autoridade Palestina!

Além dos Estados Unidos, em Jerusalém ocidental ficam as representações diplomáticas de França, Itália e Grécia. Outras cinco – Reino Unido, Turquia, Bélgica, Espanha e Suécia – estão em Jerusalém Oriental. A União Europeia e a Santa Sé também possuem escritórios de representação em Jerusalém Oriental.

Nenhum dos países que possuem esses consulados de fato em Jerusalém reconhece a soberania israelense sobre a cidade. Consequentemente, suas embaixadas oficiais permanecem em Tel Aviv.

Polêmica antiga

Desde a fundação do Israel moderno, em 1948, a maioria das embaixadas ficava em Jerusalém. Contudo, o cenário político internacional contrário a Israel começou a tomar a forma atual após a aprovação da Resolução 478 do Conselho de Segurança das Nações Unidas, assinada em agosto de 1980.

Ela exigia que os países membros da ONU movessem as representações diplomáticas para Tel Aviv, já que Jerusalém passava a ser considerada uma “cidade internacional”, questionando a soberania do governo israelense sobre ela.

As recentes decisões da Organização das Nações Unidos para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) passaram frontalmente a negar a soberania de Israel sobre seus lugares santos, bem como Jerusalém. Em 2 de maio a Resolução da 201ª sessão foi proposta por países muçulmanos e aprovada pela maioria dos votos, incluindo o Brasil.

Atualmente existem 87 embaixadas estrangeiras em Tel Aviv, embora Jerusalém seja a capital. O Knesset [Congresso], a sede dos Ministérios, o Supremo Tribunal e a residência do primeiro-ministro estão baseados em Jerusalém.

Fonte: https://noticias.gospelprime.com.br/israel-apelo-mudem-embaixadas-jerusalem/


Qual sua opinião sobre esta noticia?
Deixe seu Comentário abaixo:
(*)Campos obrigatórios, e-mail e telefone não serão publicados)
Notícias de Líderes
Pastor Gilvan Rodrigues
Pastor Lucinho
Pastor Elson de Assis
Pastora Helena Tannure
Pastor Samuel Mariano
Pastor Josué Gonçalves
Pastora Sarah Sheeva
Pastor Oseias Gomes
Pastor Claudio Duarte
Apóstolo Renê Terra Nova
Bispa Lucia Rodovalho
Apóstolo César Augusto
Apóstolo Valdemiro Santiago
Pastora Joyce Meyer
Pastor Samuel Ferreira
Pastor Julio Ribeiro
Pastor Márcio Valadão
Pastor José Wellington Bezerra da Costa
Bispa Ingrid Duque
Pastor Gilmar Santos
Pastor Billy Graham
Pastor Abílio Santana
Missionário David Miranda
Pastor Aluizio Silva
Apóstolo Estevam Hernandes
Pastor Adão Santos
Missionário RR Soares
Bispo Rodovalho
Pastor Marco Feliciano
Bispa Cléo Ribeiro Rossafa
Pastor Yossef Akiva
Pastor Geziel Gomes
Pastor Samuel Camara
Pastor Reuel Pereira Feitosa
Pastor Benny Hinn
Pastor Hidekazu Takayama
Bispa Sonia Hernandes
Apóstolo Agenor Duque
Pastor Carvalho Junior
Pastor Jorge Linhares

O Seminário Gospel oferece cursos livres de confissão religiosa cristã que são totalmente à distância, você estuda em casa, são livres de heresias e doutrinas antibiblicas, sem vinculo com o MEC, são monitorados por Igrejas, Pastores e Teólogos de Grandes Ministérios totalmente baseado na Santa Palavra de Deus, ao final você recebe DOCUMENTAÇÃO INTERNACIONAL valida no âmbito religioso.

Notícias de Cantores
Cantora Ludmila Ferber
Ministério Diante do Trono
Cantora Lauriete
Cantor Mattos Nascimento
Cantora Cassiane
Ministério Renascer Praise
Cantora Mara Lima
Cantora Karen Martins
Cantora Aline Barros
Voz da Verdade
Cantora Fernanda Brum
Cantora Shirley Carvalhaes
Cantor André Valadão
Cantor Regis Danese
Cantora Alda Célia
Cantora Nivea Soares
Cantora Bruna Karla
Cantora Damares
Cantora Lea Mendonça
Cantora Rose Nascimento
Cantor Davi Sacer
Cantor Fernandinho
Cantora Ana Paula Valadão
Cantora Elaine de Jesus
Cantor Irmão Lázaro
Cantor Marquinhos Gomes
Banda Oficina G3
Cantora Andrea Fontes