Ok
Notícias

Quer ganhar 1 curso de teologia grátis?
Então me chame no Whatsapp

Igrejas não registradas chinesas viram alvo de associação ateísta

O rápido crescimento de igrejas não registradas na China foi confirmado por uma fonte inesperada - a Associação Chinesa de Ateísmo

Na edição de setembro de 2006 do jornal dessa associação, "Science and Atheism", o secretário da associação, Xue Fei, descreve como o vice-presidente deles, Zuo Peng, fez um estudo especial do crescimento de igrejas não registradas em Pequim das duas últimas décadas. Após um estudo exaustivo, que incluiu entrevistas e pesquisas, ele concluiu que as igrejas não registradas representam um problema preocupante para aqueles contrários ao crescimento do protestantismo cristão em Pequim.

A pesquisa de Xue Fei mostra que as igrejas não registradas se tornaram a principal base para a propagação do cristianismo em Pequim desde 1980. Ele aponta que os cristãos que freqüentam essas instituições regularmente são na maioria jovens e possuem formação escolar. As igrejas não registradas se sobressaem por criarem um clima acolhedor e amigável, o que propicia o florescimento de novos membros para a religião; e elas exercem uma forte atração pelos cristãos. A desvantagem, segundo o vice-presidente da Associação Chinesa de Ateísmo, é que "eles podem facilmente ser desviados do caminho de sua fé para seitas e heresias, assim como ser usados pelas forças estrangeiras; tudo isso é incompatível com o socialismo".

Xue Fei aponta que esse crescimento está entre a globalização econômica e a difusão política e cultural. Enquanto a China continua sua reforma, a influência religiosa sobre a sociedade tem aumentado e como conseqüência trouxe um "sério desafio" para o marxismo e o ateísmo chinês.

Ele tem ministrado a palestra intitulada "Estudo sobre a situação atual do cristianismo em Pequim". Em suas apresentações, Xue Fei fala de sua pesquisa sobre o crescimento do cristianismo entre estudantes universitários de Pequim. Ele sugeriu que essa expansão deveria ser controlada mais firmemente pelas autoridades, a fim de "evitar infiltração de forças religiosas de dentro e fora da China para as universidades." Elas deveriam reagir com uma boa dose de "espírito cientifico e ensino marxista".

Está gostando desse conteúdo?

Cadastre seu email no campo abaixo para ser o primeiro a receber novas atualizações do site.

Fique atualizado! Cadastre para receber livros, CDs e revistas promocionais.

Entre 3% e 20 % de estudantes universitários em Pequim possuem alguma crença religiosa, explica Xue Fei, e o protestantismo cristão é a que cresce mais rapidamente e é a crença que possui mais influência entre os estudantes. Em 1998, uma pesquisa mostrou que 5,2 % de estudantes universitários de Pequim eram cristãos - mais do que qualquer outra religião.

Entre os estudantes cristãos, 57,3 % freqüentam regularmente igrejas não registradas. O estudo mostrou que a maioria dos encontros de alunos universitários aconteciam nas casas de estudantes e professores estrangeiros.

Zuo Peng está preocupado com o que seu estudo mostrou, já que esses estudantes são a futura vanguarda para o socialismo chinês, e a direção que eles escolhem "afeta o destino da China e a ascensão ou queda do socialismo." De maneira preocupante, ele pede por um controle mais rígido de professores estrangeiros e estudantes e a completa "abolição de todos os encontros religiosos nos campi ou perto deles, para evitar que eles se tornem bases para a infiltração religiosa por forças estrangeiras em nossas universidades".

Sua receita de inserir o ensino ateísta no campus para "conter a invasão do teísmo", entretanto, parece inimaginável e pouco provável que seja um sucesso, tendo em vista o fracasso das políticas mais draconicas de Mao de anos atrás para acabar com as religiões completamente.

Um aliado na igreja oficial

De modo intrigante, Zuo Peng cita o bispo Ding Gangue, o líder titular da igreja protestante das Três Autonomias, controlada pelo Estado, como um aliado na batalha pelas almas dos estudantes da China.

Xue Fei aprova o esforço do bispo para "amenizar" a principal doutrina cristã da justificação pela fé como parte de sua campanha de "reconstrução teológica" em andamento. O palestrante ateu e o bispo chinês podem parecer estranhos companheiros. Mas isso é mais uma prova do que é um segredo descoberto entre os cristãos chineses - que o bispo Ding e as pessoas como ele, os líderes mais importantes da igreja das Três Autonomias, também são ferramentas do Partido Comunista e há anos vêm tentando sufocar o renascimento cristão na China.

O esforço de Xue Fei também parece estar fadado ao fracasso. Entretanto, há evidências de que os líderes mais importantes de partidos estão usando regras recentes para tentar diminuir as atividades religiosas nos campi. Eles também parecem estar reconsiderando a idéia de permitir que organizações não governamentais estrangeiras tenham liberdade para trabalhar na China.

A palestra de Xue Fei mostra que a liberdade religiosa na China ainda tem um longo caminho a percorrer, e que há aquelas pessoas em posições importantes que estão hostis ao crescimento do cristianismo na China.

Fonte: https://www.portasabertas.org.br/noticias/2007/03/noticia3403/


Qual sua opinião sobre esta noticia?
Deixe seu Comentário abaixo:
(*)Campos obrigatórios, e-mail e telefone não serão publicados)
Notícias de Líderes
Pastor Yossef Akiva
Pastor Samuel Mariano
Pastor Samuel Ferreira
Pastor Lucinho
Apóstolo Agenor Duque
Apóstolo Valdemiro Santiago
Pastor Marco Feliciano
Pastor Claudio Duarte
Bispa Lucia Rodovalho
Bispa Ingrid Duque
Apóstolo César Augusto
Bispa Sonia Hernandes
Pastor Gilvan Rodrigues
Pastor Aluizio Silva
Pastor Benny Hinn
Missionário David Miranda
Pastor Samuel Camara
Pastor José Wellington Bezerra da Costa
Pastor Elson de Assis
Pastor Billy Graham
Apóstolo Renê Terra Nova
Bispo Rodovalho
Pastor Josué Gonçalves
Pastor Adão Santos
Pastor Reuel Pereira Feitosa
Pastora Sarah Sheeva
Pastor Carvalho Junior
Pastor Gilmar Santos
Pastor Julio Ribeiro
Missionário RR Soares
Pastor Geziel Gomes
Apóstolo Estevam Hernandes
Pastor Jorge Linhares
Pastor Márcio Valadão
Bispa Cléo Ribeiro Rossafa
Pastor Hidekazu Takayama
Pastor Oseias Gomes
Pastora Joyce Meyer
Pastora Helena Tannure
Pastor Abílio Santana

O Seminário Gospel oferece cursos livres de confissão religiosa cristã que são totalmente à distância, você estuda em casa, são livres de heresias e doutrinas antibiblicas, sem vinculo com o MEC, são monitorados por Igrejas, Pastores e Teólogos de Grandes Ministérios totalmente baseado na Santa Palavra de Deus, ao final você recebe DOCUMENTAÇÃO INTERNACIONAL valida no âmbito religioso.

Notícias de Cantores
Ministério Renascer Praise
Cantora Ludmila Ferber
Cantor Fernandinho
Cantora Cassiane
Cantora Aline Barros
Cantora Alda Célia
Cantora Lauriete
Cantora Ana Paula Valadão
Voz da Verdade
Cantor Davi Sacer
Cantora Fernanda Brum
Cantor Marquinhos Gomes
Cantor Mattos Nascimento
Cantora Shirley Carvalhaes
Cantor Irmão Lázaro
Banda Oficina G3
Cantora Karen Martins
Cantora Mara Lima
Cantora Elaine de Jesus
Ministério Diante do Trono
Cantora Andrea Fontes
Cantor André Valadão
Cantora Bruna Karla
Cantora Rose Nascimento
Cantor Regis Danese
Cantora Lea Mendonça
Cantora Nivea Soares
Cantora Damares