Ok
Notícias

Quer ganhar 1 curso de teologia grátis?
Então me chame no Whatsapp

Fifa repreende comemoração religiosa do Brasil

A comemoração da seleção pelo título da Copa das Confederações e o comportamento dos jogadores brasileiros após a vitória sobre os Estados Unidos causam polêmica na Europa. A queixa é de que o time brasileiro estaria usando o futebol como palco para a religião. A Fifa confirmou ao Estado que mandou um alerta à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) pedindo moderação na atitude dos jogadores mais religiosos, mas indicou que por enquanto não puniria os atletas, já que a manifestação ocorreu após o apito final.

Ao virar o jogo contra os EUA, os jogadores da seleção fizeram uma roda no centro do campo e oraram. A Associação Dinamarquesa de Futebol é uma das que não estão satisfeitas com a Fifa e quer posição mais firme. Pede punições para evitar que isso volte a ocorrer.

Com centenas de jogadores africanos, vários países europeus temem que a falta de uma punição por parte da Fifa abra caminho para extremismos religiosos e que o comportamento dos brasileiros seja repetido por muçulmanos que estão em vários clubes europeus hoje.

Tanto a Fifa quanto os europeus concordam que não querem que o futebol se transforme em um palco para disputas religiosas, um tema sensível em várias partes do mundo. Mas, por enquanto, a Fifa não ousa punir a seleção brasileira.

"A religião não tem lugar no futebol", afirmou Jim Stjerne Hansen, diretor da Associação Dinamarquesa. Para ele, a oração promovida pelos brasileiros em campo foi "exagerada". "Misturar religião e esporte daquela maneira foi quase criar um evento religioso em si. Da mesma forma que não podemos deixar a política entrar no futebol, a religião também precisa ficar fora", disse o dirigente ao jornal Politiken, da Dinamarca.

Está gostando desse conteúdo?

Cadastre seu email no campo abaixo para ser o primeiro a receber novas atualizações do site.

Fique atualizado! Cadastre para receber livros, CDs e revistas promocionais.


Ao Estado, a entidade confirmou que espera que a Fifa tome "providências" e que busca apoio de outras associações.

As regras da Fifa de fato impedem mensagens políticas ou religiosas em campo. A entidade prevê punições em casos de descumprimento. Por enquanto, a Fifa não tomou nenhuma decisão e insiste que a manifestação religiosa apenas ocorreu após a partida. Essa não é a primeira vez que o tema causa polêmica. Ao fim da Copa de 2002, a comemoração do pentacampeonato brasileiro foi repleta de mensagens religiosas.

A Fifa mostrou seu desagrado na época. Mas disse que não teria como impedir a equipe que acabara de se sagrar campeã do mundo de comemorar à sua maneira. A entidade diz que está "monitorando" a situação. E confirma que "alertou a CBF sobre os procedimentos referentes ao assunto". A Fifa alega que, no caso da final da Copa das Confederações, o ato dos brasileiros de se reunir para orar ocorreu só após o apito final. E as leis apenas falam da situação em jogo.

Por meio de sua assessoria de imprensa, a CBF informou que não recebeu nenhuma queixa da Fifa e, por isso, não vai comentar o assunto.

Tema recorrente

Nos últimos anos, o tema da religião no futebol ganhou uma nova dimensão. Frank Ribery, artilheiro francês, provocou polêmica há poucas semanas ao ser flagrado por uma câmera orando pelos costumes muçulmanos. Recentemente, dois jogadores bósnios do time norueguês Sandefjord comemoraram um gol se ajoelhando e orando da forma tradicional muçulmana. Um outro jogador do mesmo time não se conteve e fez gestos vulgares aos dois atletas.

Fonte: https://www.portasabertas.org.br/noticias/2009/07/noticia5463/


Qual sua opinião sobre esta noticia?
Deixe seu Comentário abaixo:
(*)Campos obrigatórios, e-mail e telefone não serão publicados)
Notícias de Líderes
Pastor Yossef Akiva
Pastor Benny Hinn
Apóstolo Estevam Hernandes
Pastor Hidekazu Takayama
Pastor Samuel Mariano
Apóstolo Agenor Duque
Pastor Claudio Duarte
Pastora Joyce Meyer
Pastor Lucinho
Pastor Aluizio Silva
Apóstolo Valdemiro Santiago
Pastor Billy Graham
Pastor Josué Gonçalves
Pastor Márcio Valadão
Bispa Ingrid Duque
Bispa Lucia Rodovalho
Missionário David Miranda
Pastor Reuel Pereira Feitosa
Pastor Carvalho Junior
Pastora Helena Tannure
Bispa Cléo Ribeiro Rossafa
Pastor Gilmar Santos
Pastor Gilvan Rodrigues
Pastor Oseias Gomes
Apóstolo César Augusto
Pastor Geziel Gomes
Pastor Abílio Santana
Pastor Julio Ribeiro
Pastor José Wellington Bezerra da Costa
Apóstolo Renê Terra Nova
Bispo Rodovalho
Missionário RR Soares
Bispa Sonia Hernandes
Pastora Sarah Sheeva
Pastor Adão Santos
Pastor Elson de Assis
Pastor Marco Feliciano
Pastor Samuel Camara
Pastor Samuel Ferreira
Pastor Jorge Linhares

O Seminário Gospel oferece cursos livres de confissão religiosa cristã que são totalmente à distância, você estuda em casa, são livres de heresias e doutrinas antibiblicas, sem vinculo com o MEC, são monitorados por Igrejas, Pastores e Teólogos de Grandes Ministérios totalmente baseado na Santa Palavra de Deus, ao final você recebe DOCUMENTAÇÃO INTERNACIONAL valida no âmbito religioso.

Notícias de Cantores
Cantora Ana Paula Valadão
Cantor Marquinhos Gomes
Cantora Rose Nascimento
Cantora Aline Barros
Voz da Verdade
Cantora Alda Célia
Cantora Elaine de Jesus
Cantora Bruna Karla
Cantor Regis Danese
Ministério Diante do Trono
Cantor Davi Sacer
Cantora Cassiane
Cantor Mattos Nascimento
Cantora Damares
Cantora Mara Lima
Cantor Irmão Lázaro
Cantora Lauriete
Cantora Ludmila Ferber
Cantora Andrea Fontes
Ministério Renascer Praise
Cantora Fernanda Brum
Cantora Karen Martins
Cantor André Valadão
Cantora Shirley Carvalhaes
Banda Oficina G3
Cantora Lea Mendonça
Cantora Nivea Soares
Cantor Fernandinho