Notícias

Quer ganhar 1 curso de teologia grátis?
Então me chame no Whatsapp

Falar de paz hoje é falar de religiões, diz Pérez Esquivel

Frente a um cenário mundial caracterizado pela emergência de conflitos políticos, étnicos e religiosos, a diversidade de idéias e a tolerância entre os povos constituem medidas eficazes para recriar um mundo mais justo e pacífico, disse o Prêmio Nobel da Paz, Adolfo Pérez Esquivel, na abertura da 6. Conferência Mídia, Religião e Cultura, acolhida pela Universidade Metodista de São Paulo, de 11 a 14 de agosto.

“Devemos nos comunicar uns com os outros, pois sem o diálogo entre as pessoas nada se constrói”, enfatizou Esquivel aos representantes de 26 nações e de mais de 80 instituições de ensino reunidos na conferência internacional de São Paulo para debater e apresentar trabalhos científicos relacionados à religião, mídia, cultura e paz.

Ativista de direitos humanos e fundador do jornal "Justiça", Pérez Esquivel recordou que falar de paz no mundo de hoje é falar das religiões e do lugar da mídia e da tecnologia. Esses elementos, afirmou, podem tanto favorecer a construção de um cenário de paz quanto contribuir para a sua falência.

Insistindo na necessidade de uma compreensão de todas as religiões globais, o palestrante argumentou que Deus é de todos e não apenas de um único povo. “Devemos compartilhar informações e aprender através das diferentes vertentes religiosas”, destacou.

Está gostando desse conteúdo?

Cadastre seu email no campo abaixo para ser o primeiro a receber novas atualizações do site.

Fique atualizado! Cadastre para receber livros, CDs e revistas promocionais.

Democratizacão da comunicação

Na avaliação do arquiteto e professor argentino, os meios de comunicação desempenham papel central para a disseminação de idéias e opiniões, sendo preciso democratizá-los. “O reconhecimento de outras culturas, gêneros, formas de pensamento e religiões é de suma importância na garantia dos direitos dos povos e a construção de democracia”, sentenciou.

Ao falar para jornalistas em coletiva de imprensa antes do início do evento, Pérez Esquivel disse que os profissionais da área da comunicação têm o poder do texto. “Com uma única palavra podemos amar e também destruir. A palavra tem a força de uma arma”, argumentou.

O militante dos direitos humanos mencionou ainda as inúmeras possibilidades de aproximação de pessoas e povos que o advento da internet possibilitou, além do ilimitado acesso para a veiculação e recepção de informações e mensagens.

Ele ressaltou, contudo, "que o tempo das máquinas está se tornando também o tempo da cotidianidade, fazendo da correria dos dias atuais um fator de perda da identidade e da visão do mundo das pessoas”.

A 6. Conferência Mídia, Religião e Cultura conta com o apoio da Cátedra Unesco de Comunicação da Universidade Metodista de São Paulo (Umesp) e da Associação para a Comunicação Cristã (Wacc, a sigla em inglês) da América Latina começou no último dia 11 e terminou no dia 14.

Religião: um dos assuntos mais importantes do século 21

Segundo o organizador internacional da conferência, professor Stewart Hoover, as discussões em torno da religião representam um dos assuntos mais importantes do século 21. “A maneira como nós temos pensado a religião no passado não costuma incluir a mídia. Hoje, devemos estudar o papel da mídia na religião e a religião na mídia”, afirmou.

A conferência de São Paulo, focada em temas relacionados à sociedade multicultural e multirreligiosa, foi precedida pela conferência Mídia, Religião e Cultura, reunida na cidade de Signtuna, na Suécia, em 2006. A primeira conferência deste tipo foi realizada em Upsala, na Suécia, em 1993.

Fonte: https://www.portasabertas.org.br/noticias/2008/08/noticia4673/


Qual sua opinião sobre esta noticia?
Deixe seu Comentário abaixo:
(*)Campos obrigatórios, e-mail e telefone não serão publicados)
Notícias de Líderes
Pastor Lucinho
Pastor Julio Ribeiro
Pastor Carvalho Junior
Pastor Samuel Mariano
Pastora Sarah Sheeva
Pastor Jorge Linhares
Bispa Cléo Ribeiro Rossafa
Pastora Joyce Meyer
Pastor Samuel Camara
Pastor Billy Graham
Bispa Lucia Rodovalho
Pastor Reuel Pereira Feitosa
Apóstolo Agenor Duque
Pastor Benny Hinn
Bispa Sonia Hernandes
Pastor Samuel Ferreira
Pastor Abílio Santana
Pastor Gilvan Rodrigues
Missionário RR Soares
Pastor Gilmar Santos
Pastor Yossef Akiva
Pastor Adão Santos
Pastor Elson de Assis
Pastor Hidekazu Takayama
Pastor Josué Gonçalves
Apóstolo César Augusto
Pastor Marco Feliciano
Pastor Claudio Duarte
Apóstolo Estevam Hernandes
Pastor Aluizio Silva
Pastor José Wellington Bezerra da Costa
Missionário David Miranda
Pastor Geziel Gomes
Apóstolo Renê Terra Nova
Pastor Oseias Gomes
Pastora Helena Tannure
Bispa Ingrid Duque
Pastor Márcio Valadão
Apóstolo Valdemiro Santiago
Bispo Rodovalho

O Seminário Gospel oferece cursos livres de confissão religiosa cristã que são totalmente à distância, você estuda em casa, são livres de heresias e doutrinas antibiblicas, sem vinculo com o MEC, são monitorados por Igrejas, Pastores e Teólogos de Grandes Ministérios totalmente baseado na Santa Palavra de Deus, ao final você recebe DOCUMENTAÇÃO INTERNACIONAL valida no âmbito religioso.

Notícias de Cantores
Cantora Bruna Karla
Cantor André Valadão
Cantora Elaine de Jesus
Cantora Rose Nascimento
Cantor Mattos Nascimento
Cantor Fernandinho
Cantor Irmão Lázaro
Cantor Davi Sacer
Cantora Fernanda Brum
Cantora Damares
Cantora Shirley Carvalhaes
Cantora Ana Paula Valadão
Cantora Andrea Fontes
Voz da Verdade
Cantora Nivea Soares
Cantora Ludmila Ferber
Cantora Lauriete
Ministério Diante do Trono
Cantora Lea Mendonça
Cantor Regis Danese
Cantora Cassiane
Banda Oficina G3
Cantora Karen Martins
Cantora Alda Célia
Cantor Marquinhos Gomes
Cantora Mara Lima
Ministério Renascer Praise
Cantora Aline Barros
Cursos Livres Carteira Eclesiastica Títulos Internacional Título Emérito Título Honoris Causa
ESCRITÓRIOS EM OUTROS PAÍSES
EUA
Inglaterra
França
Japão
Alemanha
Suiça
Moçambique
Brasil