Ok
Notícias

Quer ganhar 1 curso de teologia grátis?
Então me chame no Whatsapp

Cristãos são acusados de insulto ao país e ao islã novamente

A decisão tomada pela Turquia no mês passado de acusar dois cristãos de “insultar a Turquia” por falarem sobre sua fé veio como uma marca nos registros de liberdade de religião e expressão do país.

Acompanhe o caso de Turan Topal e Hakan Tastan desde o início.

Um tribunal recebeu a permissão do ministério da justiça para acusar os cristãos Turan Topal e Hakan Tastan sob o artigo revisado de número 301 – uma lei que despertou oposição nos proponentes da liberdade de expressão como jornalistas, escritores, ativistas e advogados. O tribunal enviou o caso para o Ministério de Justiça depois que o governo fez várias mudanças na lei.

A decisão do ministério veio como uma surpresa para Topal, Tastan e seu advogado, já que as atividades missionárias não são ilegais na Turquia. O advogado de defesa Haydar Polat disse que não surgiu nenhuma prova concreta de insulto ao islã ou à Turquia depois que o caso foi aberto há dois anos.

“O julgamento continua de onde parou – para ser honesto, pensamos que não permitiriam que o caso continuasse”, disse Polat, “porque não havia nenhuma prova persuasiva de ‘degradação à Turquia ou ao islã’ no arquivo do caso.”

Uma declaração do Ministério da Justiça afirma que a aprovação para julgar o caso é uma resposta ao depoimento original de três homens – Fatih Kose, Alper Eksi e Oguz Yilmaz – de que Topal e Tastan conduziam atividades missionárias como tentativa de mostrar que o islã era uma religião primitiva e fictícia que tem como consequência o terrorismo, e faz com que os turcos pareçam “um povo amaldiçoado”.

Está gostando desse conteúdo?

Cadastre seu email no campo abaixo para ser o primeiro a receber novas atualizações do site.

Fique atualizado! Cadastre para receber livros, CDs e revistas promocionais.


Os advogados da acusação ainda têm que apresentar alguma prova de que os réus descreveram o islã nesses termos, e Polat diz que a constituição turca garante a todos os cidadãos liberdade de escolha, educação e comunicação em sua religião, o que legaliza as atividades missionárias.

“Esse é o ponto que precisa ser esclarecido”, diz Polat. “Na Turquia, em relação à constituição, não é um crime ser cristão ou disseminar a fé cristã. No entanto, na realidade há alguns problemas.”

O advogado afirma que os promotores deram dimensões políticas para o caso ao acusarem os réus sob uma luz nacionalista.

“Do ponto de vista deles, as atividades realizadas por missionários de países imperialistas são prejudiciais à cultura turca e ao país de modo geral”, diz Polat.

Tastan diz que apesar de estar confiante de que ele e Topal serão inocentados, a decisão do Ministério de Justiça de julgá-los sob o artigo 301 o deixou profundamente desapontado com seu país.

“Depois da última audiência, percebi que não estava tão confortável como antes. Eu realmente acreditava que o ministério nunca tomaria a decisão que tomou”, disse Tastan.

“Esse é o motivo da minha inquietação: eu amo tanto esse país, seu povo, que como um turco cristão que está sendo acusado por insultar a Turquia, realmente fiquei muito decepcionado”, afirma Tastan. “Eu amo esta nação, eu nunca falaria nada contra ela. Que eu sou cristão, sim, eu digo isso e sempre direi. Mas creio que eles tentam pintar a imagem de que insultamos, falamos contra e odiamos os turcos. Isso realmente me deixa triste e magoado.”

Tastan declara que o julgamento deu a oportunidade para os cristãos turcos demonstrarem o amor de Deus e também tornarem-se conhecidos para seus compatriotas.

Fonte: https://www.portasabertas.org.br/noticias/2009/03/noticia5223/


Qual sua opinião sobre esta noticia?
Deixe seu Comentário abaixo:
(*)Campos obrigatórios, e-mail e telefone não serão publicados)
Notícias de Líderes
Pastor José Wellington Bezerra da Costa
Bispa Sonia Hernandes
Apóstolo Renê Terra Nova
Pastor Gilmar Santos
Pastor Claudio Duarte
Pastora Joyce Meyer
Pastor Gilvan Rodrigues
Missionário RR Soares
Pastor Márcio Valadão
Pastor Reuel Pereira Feitosa
Pastora Sarah Sheeva
Pastor Samuel Mariano
Pastor Geziel Gomes
Pastor Billy Graham
Pastor Josué Gonçalves
Pastor Abílio Santana
Pastor Adão Santos
Pastora Helena Tannure
Bispa Cléo Ribeiro Rossafa
Apóstolo César Augusto
Pastor Marco Feliciano
Apóstolo Valdemiro Santiago
Pastor Jorge Linhares
Pastor Hidekazu Takayama
Pastor Oseias Gomes
Pastor Benny Hinn
Bispa Lucia Rodovalho
Pastor Samuel Ferreira
Pastor Yossef Akiva
Pastor Samuel Camara
Pastor Julio Ribeiro
Missionário David Miranda
Bispa Ingrid Duque
Apóstolo Agenor Duque
Pastor Carvalho Junior
Apóstolo Estevam Hernandes
Pastor Elson de Assis
Pastor Lucinho
Bispo Rodovalho
Pastor Aluizio Silva

O Seminário Gospel oferece cursos livres de confissão religiosa cristã que são totalmente à distância, você estuda em casa, são livres de heresias e doutrinas antibiblicas, sem vinculo com o MEC, são monitorados por Igrejas, Pastores e Teólogos de Grandes Ministérios totalmente baseado na Santa Palavra de Deus, ao final você recebe DOCUMENTAÇÃO INTERNACIONAL valida no âmbito religioso.

Notícias de Cantores
Cantora Cassiane
Cantora Lea Mendonça
Cantor André Valadão
Cantora Shirley Carvalhaes
Cantora Damares
Ministério Diante do Trono
Cantora Rose Nascimento
Cantor Fernandinho
Cantora Mara Lima
Cantora Aline Barros
Cantora Fernanda Brum
Cantor Marquinhos Gomes
Cantor Davi Sacer
Cantora Bruna Karla
Banda Oficina G3
Ministério Renascer Praise
Cantora Alda Célia
Voz da Verdade
Cantora Ludmila Ferber
Cantor Mattos Nascimento
Cantora Karen Martins
Cantora Elaine de Jesus
Cantora Nivea Soares
Cantor Regis Danese
Cantora Andrea Fontes
Cantora Ana Paula Valadão
Cantora Lauriete
Cantor Irmão Lázaro