Ok
Notícias

Quer ganhar 1 curso de teologia grátis?
Então me chame no Whatsapp

Cristão somali foge do campo de refugiados sob ameaça de morte

No mês passado, o cristão somali Mohamud Muridi Saidi fugiu do campo de refugiados próximo à fronteira do Quênia com o Sudão após ter sido ameaçado de morte por muçulmanos.

Para Mohamud, pai de quatro filhos, a recente transferência de 13 mil refugiados do campo de Dadaab, próximo à fronteira somali, para o campo de Kakuma, onde tinha vivido desde 2002, foi, por si só, um pesadelo: a chegada de muçulmanos da baixa região de Juba, Somália, que conheciam as atividades cristãs de seu pai no vilarejo em que morava.

Após muçulmanos terem apedrejado a casa de chapas de ferro de Mohamud, no campo de refugiados de Kakuma, uma vez em meados de outubro e as outras em 17, 21 e 22 de novembro, espalhou-se a informação que eles intencionavam matá-lo. Assistentes sociais de um grupo da Federação Mundial Luterana (LWF) confirmou a ameaça de morte.

“Eu sei que os agressores são os muçulmanos que nos forçaram a sair da Somália em 2002”, disse Mohamud à agência de notícias Compass Direct News, em Nairobi, acrescentando que não pudera trazer sua família consigo quando fugiu em 23 de novembro. “Eles não estão seguros e por isso deveríamos sair de Kakuma o mais rápido possível.”

Mohamud relatou os ataques ao grupo da LWF bem como à polícia em Kakuma. Os assistentes sociais da LWF confirmaram que o apedrejamento de sua casa havia escalado à ameaça de assassinato.

“Mohamud tem questões relacionadas à segurança estimuladas pelos novos refugiados de Dadaab”, disse, no mês passado, um funcionário da LWF  que pediu anonimato por razões de segurança. “Eu fiz uma investigação e descobri que sua vida está ameaçada.”

Em uma das ocasiões em que sua casa foi apedrejada, enquanto sua família dormia, 
Mohamud ligou uma lanterna e os vizinhos se levantaram, assustando os agressores.

Ele e sua família haviam gozado de certa tranquilidade desde que fugiram do violento conflito na Somália, mas isso cessou com a transferência dos muçulmanos somalis do campo de refugiados de Dadaab para Kakuma em agosto. O alto comissário para refugiados das Nações Unidas transferiu os refugiados para aliviar o congestionamento dos campos superlotados de Dadaab: Ifo, Hagadera e Dagahaley, onde quase 300 mil somalis haviam chegado em locais projetados para abrigar somente 90 mil refugiados.

O influxo dos refugiados do campo de Dadaab, a mais de mil quilômetros de distância, veio com a rápida disseminação da informação de que Mohamud e sua família pudessem ser cristãos, uma vez que seu pai era um cristão bem conhecido enquanto vivia na Somália. A família de Mohamud, um grupo banto somali, de Marere, Baixa Juba, deixou essa cidade em 2002, quando muçulmanos austeros tentaram matá-los após descobrirem que eram seguidores de Cristo.

O falecido pai de Mohamud tinha coordenado atividades para uma instituição de caridade cristã na Baixa Juba. Desde sua morte, em 2005, Mohamud tem trabalhado como tradutor para uma ONG, tornando-se, assim, conhecido dos somalis recém-chegados de Dadaab.

Devido aos perigos, Mohamud foi forçado a abandonar seu trabalho por medo de se expor a outros muçulmanos que conhecessem seu pai. Ele é o único arrimo de sua família, incluindo sua mãe de 55 anos, sua esposa e quatro filhos. 
“Não é mais seguro para nós continuarmos morando em Kakuma. Temos de nos mudar, possivelmente para Nairobi”, disse ele.

Como solução temporária, Mohamud disse que espera trabalhar como tradutor freelance, para o qual ele precisaria de um computador, uma impressora, uma fotocopiadora e um laminador.

“Esta seria uma medida de caráter temporário. Um asilo para minha família seria uma solução permanente”, disse ele.                                                                                                                

Está gostando desse conteúdo?

Cadastre seu email no campo abaixo para ser o primeiro a receber novas atualizações do site.

Fique atualizado! Cadastre para receber livros, CDs e revistas promocionais.

A despeito da transferência de refugiados de Dadaab, a superlotação não foi aliviada devido ao influxo de pessoas recém-desabrigadas que estão fugindo da luta no sul da Somália. No início deste mês, a milícia islâmica radica al Shabaab retomou três cidades-chaves, incluindo a cidade de Dobhley, na província da Baixa Juba, ao longo da fronteira da Somália com o Quênia. Eles retomaram o controle dos militantes mais moderados Isbul-Islam. Ambos os grupos tentam derrubar o governo federal de transição, apoiado pelo Ocidente, do presidente Sheik Sharif Sheik Ahmed, em Mogadíscio.

Fonte: https://www.portasabertas.org.br/noticias/2009/12/noticia5860/


Qual sua opinião sobre esta noticia?
Deixe seu Comentário abaixo:
(*)Campos obrigatórios, e-mail e telefone não serão publicados)
Notícias de Líderes
Pastor Carvalho Junior
Bispa Cléo Ribeiro Rossafa
Pastor Samuel Camara
Pastor José Wellington Bezerra da Costa
Pastor Julio Ribeiro
Pastor Jorge Linhares
Pastor Reuel Pereira Feitosa
Pastor Samuel Ferreira
Bispa Sonia Hernandes
Pastor Yossef Akiva
Bispa Lucia Rodovalho
Pastor Aluizio Silva
Apóstolo Agenor Duque
Pastor Elson de Assis
Pastor Geziel Gomes
Pastora Joyce Meyer
Pastor Gilvan Rodrigues
Missionário David Miranda
Pastora Helena Tannure
Pastora Sarah Sheeva
Pastor Benny Hinn
Apóstolo Renê Terra Nova
Pastor Billy Graham
Apóstolo Valdemiro Santiago
Pastor Samuel Mariano
Pastor Gilmar Santos
Pastor Claudio Duarte
Bispa Ingrid Duque
Pastor Márcio Valadão
Apóstolo César Augusto
Pastor Lucinho
Pastor Abílio Santana
Pastor Josué Gonçalves
Pastor Hidekazu Takayama
Pastor Adão Santos
Apóstolo Estevam Hernandes
Bispo Rodovalho
Missionário RR Soares
Pastor Marco Feliciano
Pastor Oseias Gomes

O Seminário Gospel oferece cursos livres de confissão religiosa cristã que são totalmente à distância, você estuda em casa, são livres de heresias e doutrinas antibiblicas, sem vinculo com o MEC, são monitorados por Igrejas, Pastores e Teólogos de Grandes Ministérios totalmente baseado na Santa Palavra de Deus, ao final você recebe DOCUMENTAÇÃO INTERNACIONAL valida no âmbito religioso.

Notícias de Cantores
Cantor Regis Danese
Cantora Cassiane
Cantora Aline Barros
Cantora Ludmila Ferber
Cantora Nivea Soares
Cantora Ana Paula Valadão
Cantora Fernanda Brum
Cantora Elaine de Jesus
Voz da Verdade
Ministério Diante do Trono
Cantora Karen Martins
Cantora Lea Mendonça
Cantor Fernandinho
Cantora Alda Célia
Cantor Davi Sacer
Cantor Mattos Nascimento
Banda Oficina G3
Cantor Irmão Lázaro
Cantora Damares
Cantor André Valadão
Cantora Rose Nascimento
Cantora Andrea Fontes
Cantora Mara Lima
Cantora Bruna Karla
Ministério Renascer Praise
Cantora Lauriete
Cantora Shirley Carvalhaes
Cantor Marquinhos Gomes