Ok
Notícias

Quer ganhar 1 curso de teologia grátis?
Então me chame no Whatsapp

Crianças só aprendem teatro como atividade extra-curricular


Uma criança que tenha 8 ou 14 anos e queira fazer teatro de uma forma séria, aos olhos do Ministério da Educação não o pode fazer”, afirmou Jean Gomes.

Se os pais quiserem que os filhos tenham aulas de teatro enquanto frequentam o ensino básico só têm ao seu dispor escolas privadas ou companhias de teatro com formação, dado que o ensino integrado só existe para as vertentes da música e da dança, distingue o director do Conservatório de Lisboa.

Mas Jean Gomes prefere o modelo do ensino articulado ao do ensino integrado. Enquanto neste é a mesma escola que lecciona as disciplinas básicas e especializadas, no primeiro modelo há uma complementaridade entre “dois parceiros”, cada um “muito bom naquilo que faz”.

As crianças têm “um plano paralelo”, estudam na escola comum mas são dispensadas de aulas como a educação musical por estarem a fazer especializações noutras escolas, onde a sua avaliação contará para a classificação final.

No ensino integrado, uma das formações “vai sofrer”, considera Jean Gomes, contando que conhece miúdos que tocam “genialmente bem” mas falam mal português, por terem estudado em “escolas onde o lado artístico é muito puxado mas que depois encolhem os ombros para as disciplinas fundamentais”.

Atualmente, 500 alunos, entre os 4 e os 18 anos, frequentam o Conservatório de Lisboa, nas suas vertentes de Música, Dança e Arte Dramática – esta última com cerca de 50 alunos.

João Pedro Nunes, de 17 anos, é um dos que há três anos se desloca ao estabelecimento às quartas-feiras, para duas horas de formação em teatro.

Está gostando desse conteúdo?

Cadastre seu email no campo abaixo para ser o primeiro a receber novas atualizações do site.

Fique atualizado! Cadastre para receber livros, CDs e revistas promocionais.

“É sempre bom ter aquele tempo durante a semana, mas acho que é pouco, é só uma vez e tudo seguido, às vezes não dá para aproveitar”, lamenta.

Maria Helena Ferreira, mãe de Joana, contou à Lusa como procurou no “mercado das escolas” uma hipótese que conciliasse o ensino regular com a formação em teatro, mas só encontrou escolas profissionais.

Joana, de 15 anos, acabou por “ter de ir” para Humanidades, enquanto frequenta o Conservatório de Lisboa e a escola de teatro amadora Arteviva e “vai aos teatros todos, possíveis e imaginários”.

“Se depois do 12.º ano ela decidir mesmo enveredar por essa área, eu não sei o que vou fazer”, antecipa Maria Helena, lamentando que o Conservatório Nacional não tenha a vertente de teatro.

Para o Ministério da Educação, realçou Jean Gomes, o curso de teatro no Conservatório de Lisboa “não vale rigorosamente nada, é como se não existisse, é um curso livre”. Que custa 80 euros por mês aos pais da Joana e do João Pedro.

Antigamente, recordou, o Conservatório Nacional incluía o ensino de música, dança e teatro, mas nos anos 1980 o teatro desapareceu, surgindo a Escola Superior de Teatro e Cinema e deixando de haver “curso não superior de teatro”.

Começaram a aparecer as escolas profissionais de teatro. A partir do 10.º ano, há uma alternativa chamada Escola Profissional de Teatro de Cascais, criada por Carlos Avilez. São três anos em que os alunos – que têm de ter o 9.º ano e menos de 24 anos – frequentam a área de Humanidades e a vertente de teatro em simultâneo.

“Há uma procura, porque os alunos querem, porque os pais sabem a importância da arte dramática no desenvolvimento das crianças”, sustenta Jean Gomes, citando estudos que demonstram que “crianças com estudos artísticos conseguem, em média, resultados duas vezes maiores a matemática e a testes verbais três vezes maiores”. (ES)

Fonte: http://hardmusica.pt/noticia_detalhe.php?cd_noticia=8108


Qual sua opinião sobre esta noticia?
Deixe seu Comentário abaixo:
(*)Campos obrigatórios, e-mail e telefone não serão publicados)
Notícias de Líderes
Pastor Carvalho Junior
Apóstolo Estevam Hernandes
Pastor Marco Feliciano
Missionário RR Soares
Pastor Aluizio Silva
Pastor Hidekazu Takayama
Pastor Geziel Gomes
Apóstolo Renê Terra Nova
Apóstolo César Augusto
Bispa Lucia Rodovalho
Pastora Helena Tannure
Apóstolo Valdemiro Santiago
Pastor Billy Graham
Pastor Gilvan Rodrigues
Pastor Samuel Mariano
Pastor Reuel Pereira Feitosa
Pastor Yossef Akiva
Pastor Adão Santos
Pastor Abílio Santana
Pastor Oseias Gomes
Pastor Gilmar Santos
Pastora Sarah Sheeva
Pastor José Wellington Bezerra da Costa
Missionário David Miranda
Bispa Sonia Hernandes
Pastor Samuel Camara
Pastor Josué Gonçalves
Bispa Cléo Ribeiro Rossafa
Bispo Rodovalho
Apóstolo Agenor Duque
Pastor Elson de Assis
Pastor Julio Ribeiro
Pastor Jorge Linhares
Pastor Lucinho
Pastora Joyce Meyer
Bispa Ingrid Duque
Pastor Samuel Ferreira
Pastor Márcio Valadão
Pastor Benny Hinn
Pastor Claudio Duarte

O Seminário Gospel oferece cursos livres de confissão religiosa cristã que são totalmente à distância, você estuda em casa, são livres de heresias e doutrinas antibiblicas, sem vinculo com o MEC, são monitorados por Igrejas, Pastores e Teólogos de Grandes Ministérios totalmente baseado na Santa Palavra de Deus, ao final você recebe DOCUMENTAÇÃO INTERNACIONAL valida no âmbito religioso.

Notícias de Cantores
Cantor Irmão Lázaro
Cantora Karen Martins
Cantora Ana Paula Valadão
Cantor Davi Sacer
Cantora Mara Lima
Cantora Nivea Soares
Cantora Bruna Karla
Cantora Shirley Carvalhaes
Cantora Aline Barros
Cantora Cassiane
Cantor Regis Danese
Cantor André Valadão
Cantor Fernandinho
Cantor Marquinhos Gomes
Cantora Alda Célia
Voz da Verdade
Cantora Ludmila Ferber
Cantor Mattos Nascimento
Cantora Rose Nascimento
Cantora Lauriete
Cantora Fernanda Brum
Ministério Renascer Praise
Cantora Elaine de Jesus
Banda Oficina G3
Cantora Andrea Fontes
Cantora Lea Mendonça
Ministério Diante do Trono
Cantora Damares