Ok
Notícias

Quer ganhar 1 curso de teologia grátis?
Então me chame no Whatsapp

Congresso retira autoridade de patriarca ortodoxo

Abuna Antonios, da Igreja Ortodoxa Eritréia, teve sua autoridade patriarcal retirada pelo congresso do Santo Sínodo ocorrido em 7 de agosto.

De acordo com uma carta retirada do escritório do patriarca pela repressiva nação oeste-africana, o bispo de 78 anos não foi removido de sua posição. Mas Antonios foi proibido de continuar em suas funções administrativas e até de abençoar sua congregação.

Está gostando desse conteúdo?

Cadastre seu email no campo abaixo para ser o primeiro a receber novas atualizações do site.

Fique atualizado! Cadastre para receber livros, CDs e revistas promocionais.

Datada de 9 de agosto, a carta na linguagem Tigrinya foi colocada no site Asmarino Independent News em 20 de agosto.

De acordo com uma declaração, o Santo Sínodo ordenou que o patriarca respondesse por seis acusações, as quais dizem que ele teria sido um obstáculo no trabalho da Santa Igreja Cristã. A lista de acusações incluía sua relutância em excomungar 3.000 membros da Medhane Alem, um movimento ortodoxo de Escola Dominical, e seu pedido para que o governo soltasse alguns dos cristãos traidores presos.

Eleito patriarca apenas há 17 meses, Antonios começou a desafiar a interferência do governo nos assuntos da igreja no começo desse ano. A fé ortodoxa, que constitui cerca de 40% da população, começou a sofrer ingerências quando a mensagem natalina anual do patriarca não foi transmitida em rede nacional de rádio e televisão no dia 7 de janeiro.

Depois, ocorreram várias batidas policiais nos portões de Medhane Alem, e três dos mais importantes líderes dos movimentos ortodoxos foram presos em março. Apesar dos questionamentos patriarcais, o reverendo Futsum Kuluberhan, o reverendo Teklab Mengisteab e o reverendo Gebremedhin Georgis estão ainda presos e incomunicáveis no conhecido centro de investigação de Asmara, Wongel Mermera.

De acordo com a declaração do Santo Sínodo, o congresso para depor o patriarca foi convocado por Yeftehe Dimetros, apontado pelo governo como administrador da Igreja Ortodoxa.

Fontes na Eritréia acusam Dimetros de ter feito todas as acusações contra o patriarca, notando que muitos padres que deram suporte ao líder eleito da igreja têm sido suspensos do escritório e perdido seus salários.

Como político, Dimetros viola cânones centenários da igreja no seu papel. Os artigos 32 e 96 da Constituição da Igreja Ortodoxa da Eritréia requerem que a posição dele seja ocupada por um bispo apontado pelo patriarca.

Rumores estão circulando em Asmara de que o governo do presidente Isaias Afwerki pretende anunciar a eleição de outro patriarca logo. Isso também seria uma direta intervenção na igreja ao estatuir o modo de seleção de um novo patriarca.

Durante um movimento de derrubada do governo que colocou na ilegalidade todas as igrejas protestantes, exceto a luterana, desde maio de 2002, a Igreja Ortodoxa da Eritréia gozou de relativa imunidade como a religião da comunidade mais antiga da nação, datando do quarto século a.C.

Um setor da família oriental ortodoxa, a Igreja Ortodoxa da Eritréia se tornou independente em 1994, seguida da aceitação em 2003 como membro do Conselho Mundial de Igrejas. Juntamente com a fé católica, luterana e muçulmana, é uma das quatro religiões oficialmente reconhecidas na Eritréia.

Como contraste, igrejas evangélicas locais têm sido fechadas nos últimos três anos, com seus pastores e membros submetidos a duras investigações, prisões e torturas por adorarem fora dos prédios da igreja considerados legais, mesmo que em seus próprios lares.

Mas também têm havido pressões do governo contra a Igreja Católica, com várias perseguições e prisões reportadas contra alguns de seus membros e movimentos de renovação. No final de 2003, o bispado católico resistiu vigorosamente contra as exigências do governo para que se submetesse a prestar relatórios regulares das atividades da igreja, declarando que sua igreja se reportaria somente ao Vaticano.

Mais recentemente, a Igreja Católica recusou-se a se submeter às ordens do governo para que todos os seus padres com menos de 40 anos se apresentassem para o treinamento militar. Há notícias de que os ortodoxos, luteranos e muçulmanos já se submeteram ao registro compulsório de seus padres, pastores e imames para prestarem o serviço militar.

O governo da Eritréia insiste em negar que qualquer perseguição religiosa ocorra no país, descrevendo os relatórios documentados da Anistia Internacional, do Departamento de Estado dos Estados Unidos e outras fontes como sem fundamento.

Fonte: https://www.portasabertas.org.br/noticias/2005/09/noticia2044/


Qual sua opinião sobre esta noticia?
Deixe seu Comentário abaixo:
(*)Campos obrigatórios, e-mail e telefone não serão publicados)
Notícias de Líderes
Pastor Hidekazu Takayama
Bispa Ingrid Duque
Pastor Josué Gonçalves
Pastor Adão Santos
Pastor Geziel Gomes
Pastor Julio Ribeiro
Apóstolo César Augusto
Pastor Yossef Akiva
Pastor Claudio Duarte
Pastor Oseias Gomes
Pastor Reuel Pereira Feitosa
Pastor Samuel Ferreira
Pastor Abílio Santana
Apóstolo Agenor Duque
Pastor Márcio Valadão
Pastor Lucinho
Apóstolo Renê Terra Nova
Pastor Samuel Mariano
Apóstolo Valdemiro Santiago
Pastor Billy Graham
Bispa Cléo Ribeiro Rossafa
Pastora Joyce Meyer
Pastora Helena Tannure
Pastor Jorge Linhares
Pastor Marco Feliciano
Pastor Aluizio Silva
Apóstolo Estevam Hernandes
Pastor José Wellington Bezerra da Costa
Missionário RR Soares
Bispa Lucia Rodovalho
Pastor Gilmar Santos
Bispa Sonia Hernandes
Pastor Benny Hinn
Missionário David Miranda
Bispo Rodovalho
Pastor Elson de Assis
Pastor Gilvan Rodrigues
Pastor Carvalho Junior
Pastor Samuel Camara
Pastora Sarah Sheeva

O Seminário Gospel oferece cursos livres de confissão religiosa cristã que são totalmente à distância, você estuda em casa, são livres de heresias e doutrinas antibiblicas, sem vinculo com o MEC, são monitorados por Igrejas, Pastores e Teólogos de Grandes Ministérios totalmente baseado na Santa Palavra de Deus, ao final você recebe DOCUMENTAÇÃO INTERNACIONAL valida no âmbito religioso.

Notícias de Cantores
Cantor Mattos Nascimento
Cantora Ludmila Ferber
Cantor Davi Sacer
Cantora Ana Paula Valadão
Cantora Lauriete
Banda Oficina G3
Ministério Diante do Trono
Cantora Andrea Fontes
Cantora Lea Mendonça
Cantora Shirley Carvalhaes
Cantor Marquinhos Gomes
Cantor André Valadão
Cantor Regis Danese
Cantora Nivea Soares
Voz da Verdade
Cantor Fernandinho
Ministério Renascer Praise
Cantora Elaine de Jesus
Cantora Rose Nascimento
Cantora Mara Lima
Cantora Karen Martins
Cantora Fernanda Brum
Cantora Damares
Cantora Alda Célia
Cantora Cassiane
Cantora Aline Barros
Cantor Irmão Lázaro
Cantora Bruna Karla