Ok
Notícias

Quer ganhar 1 curso de teologia grátis?
Então me chame no Whatsapp

Chuvas não ajudam e Cantareira registra quinta queda no mês de janeiro

Depois de dois dias de estabilidade, o nível do Sistema Cantareira voltou a cair com o enfraquecimento das chuvas na região das represas e registrou volume de 6,7% nesta sexta-feira (9), informa a Sabesp. É o quinto dia do mês em que os mananciais apresentam queda e a perda de volume em janeiro chegou a 0,5 ponto percentual.

Também perdas em quatro dos outro cinco sistemas que abastecem a Grande São Paulo. Apenas o sistema Guarapiranga, na Zona Sul da capital, se manteve estável.

Está gostando desse conteúdo?

Cadastre seu email no campo abaixo para ser o primeiro a receber novas atualizações do site.

Fique atualizado! Cadastre para receber livros, CDs e revistas promocionais.

Confira os níveis dos outros reservatórios dos sistemas que abastecem municípios do estado de São Paulo registrados:

Alto Tietê: caiu de 11,7% para 11,6%;

Guarapiranga: permaneceu em 39,9%;

Alto Cotia: caiu de 30,9% para 30,8%;

Rio Grande: caiu 71,3% para 71%;

Rio Claro: caiu de 29% para 28,7%

Dezembro

Junto com o ano, terminou também o melhor mês do Cantareira em 2014. Em dezembro, o nível do sistema baixou 1,5 ponto percentual. Foi o menor índice de queda mensal no ano. A maior baixa foi em fevereiro, quando o volume acumulado recuou 5,5 pontos percentuais.

Dezembro também foi o melhor mês em número de dias sem queda no nível do reservatório. Foram 11: em 8 deles o nível se estabilizou, e em outros 3 ele chegou a subir. Foi a única vez no ano em que o nível aumentou três vezes seguidas, dos dias 24 a 26. Nesse sentido, os piores meses foram junho, julho, agosto e outubro, quando o nível caiu todos os dias.

Perda foi de quase meio trilhão de litros 

O Cantareira terminou 2014 sem recuperar 492 bilhões de litros de água perdidos durante os 12 meses. O ano começou com o nível do reservatório em 27,2% e terminou com 7,2%.


Porém, com a utilização das duas cotas do volume morto (a primeira elevou o manancial em 18,5 pontos percentuais e a segunda em 10,7 pontos percentuais) é como se os reservatórios tivessem iniciado 2014 com um volume acumulado de 56,4%. Assim, a queda foi 49,2% durante o ano, o número representa 492 bilhões de litros. De acordo com estimativas da Sabesp, o reservatório tem capacidade de armazenar 1 trilhão de litros, quando está com 100% do seu nível.

Segundo a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), o sistema abastece atualmente 6,5 milhões de pessoas na Grande SP.

Mudança na Sabesp

O novo secretário de Recursos Hídricos do estado de São Paulo, Benedito Braga, anunciou nesta quinta-feira (1º) que o engenheiro Jerson Kelman será o novo presidente da Sabesp, companhia de saneamento básico responsável por fornecer água para boa parte do estado.

Kelman é engenheiro civil com especialização em hidráulica, ex-presidente da Agência Nacional de Águas (ANA) e professor da Coope-UFRJ.

Multa

Na cerimônia de posse da nova equipe de governo, o secretário Benedito Braga afirmou que será avaliada a possibilidade de elevar os percentuais da atual multa para os consumidores que aumentarem o consumo de água, com novas escalas.

Braga disse que, antes da aplicação de eventuais novas sanções, dará um prazo de 2 meses para avaliar os efeitos da atual sobretaxa, em vigor desde o dia 1º.

A multa que começou a vigorar neste ano prevê que quem aumentar o consumo em até 20% vai pagar 20% a mais; já quem gastar mais que 20%, vai ter aumento de 50%.

O percentual será calculado com base na média de fevereiro de 2013 até janeiro de 2014. A média já aparece na conta dos consumidores. A meta do governo é reduzir 2,5 metros cúbicos por segundo de consumo. O governador Geraldo Alckmin (PSDB) negou que a medida seja uma multa ao consumidor. Ele define o ônus como "tarifa de contingência".

Com a medida, a multa será aplicada da seguinte maneira: um consumidor que, em média, gasta 10 m³ de água receberá conta 20% mais cara se utilizar entre 10,1 m³ e 12 m³ em um mês. Caso gaste acima de 12,1 m³, irá pagar 50% a mais. O consumidor que elevar o gasto passará a ser cobrado na conta de fevereiro.

O governo de São Paulo irá aplicar multa, a partir de 1º de janeiro, para quem aumentar o consumo de água em São Paulo. Quem aumentar em até 20% vai pagar 20% a mais; já quem gastar mais que 20% vai ter aumento de 50%.

O percentual será calculado com base na média de fevereiro de 2013 até janeiro de 2014. A média já aparece na conta dos consumidores. A meta do governo é reduzir 2,5 metros cúbicos por segundo de consumo. O governador Geraldo Alckmin (PSDB) negou que a medida seja uma multa ao consumidor. Ele define o ônus como "tarifa de contingência".

Com a medida, a multa será aplicada da seguinte maneira: um consumidor que, em média, gasta 10 m³ de água receberá conta 20% mais cara se utilizar entre 10,1 m³ e 12 m³ em um mês. Caso gaste acima de 12,1 m³, irá pagar 50% a mais. O consumidor que elevar o gasto passará a ser cobrado na conta de fevereiro.

Fonte: http://guiame.com.br/noticias/sociedade-brasil/chuvas-nao-ajudam-e-cantareira-registra-quinta-queda-no-mes-de-janeiro.html


Qual sua opinião sobre esta noticia?
Deixe seu Comentário abaixo:
(*)Campos obrigatórios, e-mail e telefone não serão publicados)
Notícias de Líderes
Apóstolo César Augusto
Pastor Lucinho
Missionário David Miranda
Pastora Helena Tannure
Bispa Lucia Rodovalho
Pastor Márcio Valadão
Pastor Claudio Duarte
Pastor Yossef Akiva
Pastor José Wellington Bezerra da Costa
Bispo Rodovalho
Pastor Samuel Camara
Pastora Sarah Sheeva
Pastor Carvalho Junior
Pastor Reuel Pereira Feitosa
Pastor Aluizio Silva
Pastor Marco Feliciano
Pastor Adão Santos
Pastor Josué Gonçalves
Pastor Gilmar Santos
Pastor Billy Graham
Bispa Cléo Ribeiro Rossafa
Pastor Jorge Linhares
Pastor Samuel Ferreira
Missionário RR Soares
Apóstolo Valdemiro Santiago
Pastor Abílio Santana
Pastor Elson de Assis
Pastor Julio Ribeiro
Pastora Joyce Meyer
Bispa Sonia Hernandes
Pastor Benny Hinn
Apóstolo Estevam Hernandes
Apóstolo Renê Terra Nova
Apóstolo Agenor Duque
Pastor Hidekazu Takayama
Pastor Gilvan Rodrigues
Pastor Geziel Gomes
Pastor Oseias Gomes
Bispa Ingrid Duque
Pastor Samuel Mariano

O Seminário Gospel oferece cursos livres de confissão religiosa cristã que são totalmente à distância, você estuda em casa, são livres de heresias e doutrinas antibiblicas, sem vinculo com o MEC, são monitorados por Igrejas, Pastores e Teólogos de Grandes Ministérios totalmente baseado na Santa Palavra de Deus, ao final você recebe DOCUMENTAÇÃO INTERNACIONAL valida no âmbito religioso.

Notícias de Cantores
Cantora Cassiane
Cantora Karen Martins
Cantor Mattos Nascimento
Cantor Fernandinho
Voz da Verdade
Cantora Bruna Karla
Cantora Shirley Carvalhaes
Ministério Renascer Praise
Cantora Alda Célia
Cantor Marquinhos Gomes
Cantora Andrea Fontes
Cantor André Valadão
Cantora Nivea Soares
Cantor Davi Sacer
Cantora Aline Barros
Cantora Rose Nascimento
Cantora Damares
Cantor Irmão Lázaro
Cantora Ana Paula Valadão
Cantora Fernanda Brum
Cantora Mara Lima
Cantora Lauriete
Cantora Elaine de Jesus
Cantor Regis Danese
Ministério Diante do Trono
Banda Oficina G3
Cantora Ludmila Ferber
Cantora Lea Mendonça