Ok
Notícias

Quer ganhar 1 curso de teologia grátis?
Então me chame no Whatsapp

China afirma que cidadãos têm "plena e ampla liberdade religiosa"

Autoridades chinesas expressaram "forte desagrado" com a resolução aprovada pelo parlamento norte-americano, em 12 de junho, de condenar a crescente perseguição de religiosos na China.

O porta-voz do Ministério do Exterior, Jiang Yu, disse que a resolução se baseou em "acusações sem fundamento", segundo reportagem da agência de notícias Associated Press de 13 de junho. Jiang Yu também disse que os cidadãos chineses desfrutam de "plena e ampla liberdade religiosa, como determina a lei".

A resolução contra a "crescente perseguição" foi tomada depois que o presidente George W. Bush convidou à Casa Branca três membros de uma rede de igrejas domésticas na China: o escritor Yu Jie, o professor de direito Wang Yi e o acadêmico Li Biaguang.

Desejo de mudança

Durante o encontro com o presidente Bush, Yu Jie disse que os cristãos chineses - particularmente os ativistas cristãos - querem promover uma mudança "através do amor e da justiça de Deus e por meios não-violentos", segundo reportagem do "Washington Post".

Yu Jie freqüenta a Igreja da Arca, uma igreja doméstica protestante não-registrada, que se reúne em um apartamento alugado em Pequim.

O governo chinês exige que todas as igrejas protestantes se registrem junto ao governo. Por causa do estrito controle e da adaptação da teologia para tornar-se "compatível com o socialismo", muitos cristãos preferem se reunir em um expressivo número de igrejas domésticas clandestinas.

A Igreja da Arca originou-se de um pequeno grupo doméstico de estudos bíblicos liderado por Yu Jie e sua esposa Liu Min. A polícia invadiu a igreja em 15 de janeiro, e, desde então, a igreja teve que transferir os locais de reuniões seis vezes para escapar da importunação.

Quando Yu Jie foi convidado a visitar a Casa Branca, a polícia secreta de Pequim intimou Liu Min em seu escritório, no centro da cidade.

"Eles exigiram que eu fosse imediatamente ao primeiro andar", contou Liu Min.

Ela encontrou dois homens e uma mulher em uma lanchonete. "Eles me disseram para parar de freqüentar a Igreja da Arca, achando que se eu deixasse de ir os outros iriam se dispersar", disse.

Quando ela respondeu que não poderia obedecer à ordem, a polícia afirmou que espalharia boatos para prejudicar a reputação de seu marido. Eles também a aconselharam a se divorciar de Yu Jie.

"Eu lhes disse que eles podiam fazer o que quisessem, mas que eu conhecia e confiava em meu marido", contou Liu Min.

Um mês para pensar

Em resposta, os policiais disseram que iriam dar a ela um mês para pensar sobre isso e que eles retornariam na próxima vez que Yu Jie deixasse o país.

Quando Yu Jie e o professor Wang Yi retornaram a Pequim, uma multidão de jornalistas e a polícia secreta o receberam no aeroporto. Yu Jie pode enfrentar dificuldades para viajar no futuro. No começo de maio, funcionários da alfângeda detiveram o advogado cristão Fan Yafeng quando ele tentava se juntar a Yu Jie para o encontro com o presidente Bush.

Está gostando desse conteúdo?

Cadastre seu email no campo abaixo para ser o primeiro a receber novas atualizações do site.

Fique atualizado! Cadastre para receber livros, CDs e revistas promocionais.


Fan Yafeng presta serviço para a Associação de Advogados Cristãos Chineses, que oferece ajuda legal para os cristãos de igrejas domésticas que são perseguidos por causa da fé.

Tanto Fan Yafeng quanto Li Baiguang freqüentam a Igreja da Arca; os dois trabalharam juntos em alguns casos de perseguição, incluindo o do pastor Cai Zhuohua - condenado por "práticas comerciais ilegais" depois que um depósito cheio de materiais cristãos foi descoberto e desapropriado em setembro de 2004.

Pequim e o Vaticano

Duas outras resoluções foram aprovadas em 12 de junho. Uma censurou a China por ordenar bispos católicos sem a aprovação do papa Bento XVI, e a outra defendeu a memória das demonstrações pró-democracia da Praça da Paz Celestial, em 1989.

A Associação Patriótica Católica (CPA, sigla em inglês), que é aprovada pelo governo chinês, ordenou Joseph Ma Yinglin e Joseph liu Xinhong como bispos, apesar da falta de autorização do Vaticano.

O papa imediatamente ordenou que todos aqueles que tomaram parte na ordenação fossem excomungados.

O governo comunista da China rompeu os laços diplomáticos com o Vaticano quando chegou ao poder em 1949. O governo mantém controle rígido da CPA e todas as igrejas filiadas.

Existe também uma igreja católica não-registrada, ou clandestina, que rejeita as ordenações da CPA e permanece fiel ao Vaticano.

Preocupação específica

A Associação de Ajuda à China (CAA, sigla em inglês), um grupo norte-americano que monitora a opressão religiosa, divulgou um relatório em 26 de junho afirmando que as autoridades chinesas prenderam pelo menos 1.958 cristãos nos últimos doze meses.

Alguns comentaristas dizem que as prisões são uma exceção em um país onde milhões de pessoas exercem sua religião livremente, sem penalidades. O relatório da CAA indicou que havia detenções não declaradas em metade das províncias da China.

Os cristãos chineses nos centros urbanos dizem que o principal é manter a discrição e evitar provocações ou embaraços com oficiais locais. Em áreas rurais, entretanto, as autoridades são muito mais propensas a atacar a invadir cultos em igrejas domésticas, agredir pastores e interrogar membros de igrejas.

Depois de uma viagem à China, em agosto de 2005, a Comissão Internacional de Liberdade Religiosa dos Estados Unidos (USCIRF) relatou que o governo chinês continuava a violar sistematicamente o direito à "liberdade de pensamento, consciência e religião ou fé", contrariando a Constituição do país e os acordos internacionais de direitos humanos assinados pela China.

O Departamento de Estado norte-americano designou a China como um "país de preocupação específica" (CPC) em 2005. Em 3 de maio último, quando a USCIRF anunciou sua recomendação ao Departamento de Estado para a formação da lista 2006 de CPC, a China permaneceu entre os 11 países listados.

Fonte: https://www.portasabertas.org.br/noticias/2006/06/noticia2753/


Qual sua opinião sobre esta noticia?
Deixe seu Comentário abaixo:
(*)Campos obrigatórios, e-mail e telefone não serão publicados)
Notícias de Líderes
Pastor Julio Ribeiro
Pastor Geziel Gomes
Missionário David Miranda
Bispa Sonia Hernandes
Pastor Marco Feliciano
Pastor Billy Graham
Apóstolo César Augusto
Pastora Joyce Meyer
Pastor Gilmar Santos
Bispa Cléo Ribeiro Rossafa
Pastor Adão Santos
Pastor Lucinho
Apóstolo Estevam Hernandes
Pastor Reuel Pereira Feitosa
Pastor Elson de Assis
Apóstolo Renê Terra Nova
Pastora Sarah Sheeva
Pastor Márcio Valadão
Pastor Benny Hinn
Missionário RR Soares
Pastor Oseias Gomes
Apóstolo Agenor Duque
Pastor Carvalho Junior
Bispa Ingrid Duque
Pastora Helena Tannure
Pastor José Wellington Bezerra da Costa
Pastor Aluizio Silva
Pastor Hidekazu Takayama
Bispo Rodovalho
Pastor Jorge Linhares
Pastor Samuel Camara
Pastor Yossef Akiva
Pastor Gilvan Rodrigues
Apóstolo Valdemiro Santiago
Pastor Samuel Ferreira
Pastor Samuel Mariano
Pastor Abílio Santana
Bispa Lucia Rodovalho
Pastor Claudio Duarte
Pastor Josué Gonçalves

O Seminário Gospel oferece cursos livres de confissão religiosa cristã que são totalmente à distância, você estuda em casa, são livres de heresias e doutrinas antibiblicas, sem vinculo com o MEC, são monitorados por Igrejas, Pastores e Teólogos de Grandes Ministérios totalmente baseado na Santa Palavra de Deus, ao final você recebe DOCUMENTAÇÃO INTERNACIONAL valida no âmbito religioso.

Notícias de Cantores
Cantora Lea Mendonça
Cantora Bruna Karla
Cantora Ludmila Ferber
Cantora Alda Célia
Cantor Davi Sacer
Cantora Rose Nascimento
Cantor Mattos Nascimento
Cantora Aline Barros
Cantora Andrea Fontes
Cantora Mara Lima
Cantora Karen Martins
Cantora Cassiane
Cantor Marquinhos Gomes
Cantora Nivea Soares
Ministério Renascer Praise
Cantora Elaine de Jesus
Voz da Verdade
Cantor Fernandinho
Cantor Irmão Lázaro
Cantora Lauriete
Cantora Shirley Carvalhaes
Ministério Diante do Trono
Cantor Regis Danese
Cantora Ana Paula Valadão
Cantora Fernanda Brum
Banda Oficina G3
Cantora Damares
Cantor André Valadão