Ok
Notícias

Quer ganhar 1 curso de teologia grátis?
Então me chame no Whatsapp

Audiência Pública para debate do projeto apelidado de “cura gay” termina em bate-boca e tumulto

A audiência pública da Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados realizada hoje, 28/06, para debate do projeto apelidado de “cura gay”, resultou em discussão e bate boca por parte dos presentes.

O projeto em discussão é de autoria do deputado federal João Campos (PSDB-GO) e conta com a relatoria do deputado Roberto de Lucena (PV-SP). O texto em debate prevê a suspensão de dois artigos do código de ética do Conselho Federal de Psicologia (CFP), que proíbem que os psicólogos atendam homossexuais que busquem ajuda profissional para reverter sua condição.

Estiveram presentes os deputados Ivan Valente, Jair Bolsonaro, Érica Bocário, Arnaldo Farias de Sá, Chico Alencar, Takayama e Jean Wyllys, além da psicóloga Marisa Lobo, da procuradora Andreia Nice Lopes, representante do Ministério Público, e de ativistas gays, evangélicos e assessores parlamentares.

De acordo com informações da Agência Câmara, apenas duas pessoas, das cinco convidadas, compareceram à audiência. O presidente do CFP, Humberto Verona, não compareceu à audiência, por considerar que a audiência era um “falso debate de cunho unilateral”, por ter apenas uma pessoa contrária ao projeto.

O relator do projeto rebateu a crítica: “Não sou homofóbico, fundamentalista. Propus a construção deste espaço para debater o tema”, disse o parlamentar, que lembrou ser pastor e filho de pastor.

A psicóloga Marisa Lobo questionou a resolução da Organização Mundial da Saúde, que não define a homossexualidade como doença, o que na visão dela é um erro: “A ciência ainda não tem entendimento do que é a homossexualidade. Não tem pesquisa que se comprove que a homossexualidade é genética”, pontuou, frisando que a retirada da homossexualidade da Classificação Internacional de Doenças (CID) em 1990 se deu por votação, o que indicaria um caráter não científico da medida.

Está gostando desse conteúdo?

Cadastre seu email no campo abaixo para ser o primeiro a receber novas atualizações do site.

Fique atualizado! Cadastre para receber livros, CDs e revistas promocionais.

Marisa Lobo se mostrou favorável à possibilidade dos profissionais de psicologia atenderem homossexuais que procuram orientação sobre sua condição sexual. “É muito fácil jogar a responsabilidade na religião, na sociedade e na família. Deixa a pessoa ter o direito de ser tratada”.

Ativistas gays presentes à audiência criticaram a psicóloga Marisa Lobo, e a chamaram de “barraqueira”. O deputado federal e ativista gay Jean Wyllys (PSOL-RJ) afirmou ter ficado “constrangido” com a fala de Marisa Lobo, e afirmou que há uma confusão sobre o assunto: “Orientação sexual e identidade de gênero são coisas que não confundem. Uma pessoa não pode se valer disso para querer curar uma pessoa por ser homossexual. É óbvio que alguém homossexual vai ter egodistonia, mas por viver numa cultura homofóbica que rechaça e subalterniza sua homossexualidade. O certo seria colocar o ego em sintonia com seu desejo, é sair da vergonha para o orgulho”, afirmou o deputado, fazendo referência ao distúrbio que leva a pessoa a querer ser o que não é.

Outra que criticou a audiência pública por considerá-la parcial foi a deputada Erika Kokay (PT-DF): “Não cabe estarmos fazendo essa discussão. Não cabe alimentarmos a homofobia e o ódio aqui”, disse.

Segundo o jornalista Lauro Jardim, da revista Veja, o deputado federal Julio Vieira Lima criticou o projeto e ironizou propondo uma lei para “curar a cabeça de quem acha que ser gay é doença”.

O autor do projeto, deputado João Campos, defendeu a proposta “Faço um debate constitucional, jurídico”, afirmou, acreditando que as críticas ao projeto se dão por “ignorância ou incapacidade” de participar do debate. “Um dos princípios básicos da ética médica é a autonomia do paciente. É como se o conselho federal de psicologia considerasse o homossexual um ser menor, incapaz de autodeterminação”, afirmou o parlamentar, que também criticou a forma como a mídia está avaliando seu projeto: “Você pode discordar de todos nesse País, mas se discordar de militantes homossexuais você é homofóbico. Nós vivemos a democracia. É preciso que as pessoas respeitem as diferenças e os diferentes”, frisou.

Qual sua opinião sobre esta noticia?
Deixe seu Comentário abaixo:
(*)Campos obrigatórios, e-mail e telefone não serão publicados)
Notícias de Líderes
Pastor Geziel Gomes
Bispa Cléo Ribeiro Rossafa
Bispo Rodovalho
Pastor Lucinho
Pastor Carvalho Junior
Pastor Elson de Assis
Pastor Abílio Santana
Pastor Reuel Pereira Feitosa
Missionário RR Soares
Apóstolo Renê Terra Nova
Pastor José Wellington Bezerra da Costa
Missionário David Miranda
Pastor Josué Gonçalves
Pastora Sarah Sheeva
Bispa Ingrid Duque
Pastor Gilmar Santos
Apóstolo Agenor Duque
Pastor Jorge Linhares
Pastor Claudio Duarte
Pastor Samuel Ferreira
Pastor Márcio Valadão
Pastor Marco Feliciano
Pastor Samuel Camara
Pastor Adão Santos
Pastora Joyce Meyer
Pastor Hidekazu Takayama
Bispa Lucia Rodovalho
Pastor Samuel Mariano
Apóstolo César Augusto
Pastor Aluizio Silva
Pastor Yossef Akiva
Pastor Gilvan Rodrigues
Pastora Helena Tannure
Bispa Sonia Hernandes
Pastor Benny Hinn
Apóstolo Estevam Hernandes
Pastor Julio Ribeiro
Pastor Billy Graham
Pastor Oseias Gomes
Apóstolo Valdemiro Santiago

O Seminário Gospel oferece cursos livres de confissão religiosa cristã que são totalmente à distância, você estuda em casa, são livres de heresias e doutrinas antibiblicas, sem vinculo com o MEC, são monitorados por Igrejas, Pastores e Teólogos de Grandes Ministérios totalmente baseado na Santa Palavra de Deus, ao final você recebe DOCUMENTAÇÃO INTERNACIONAL valida no âmbito religioso.

Notícias de Cantores
Cantor Marquinhos Gomes
Cantor Mattos Nascimento
Cantora Bruna Karla
Cantor Fernandinho
Cantora Lauriete
Voz da Verdade
Cantora Elaine de Jesus
Cantora Fernanda Brum
Cantora Andrea Fontes
Cantora Damares
Cantor Davi Sacer
Cantor Regis Danese
Cantora Ludmila Ferber
Cantora Aline Barros
Cantora Lea Mendonça
Banda Oficina G3
Ministério Renascer Praise
Cantora Cassiane
Cantora Nivea Soares
Cantora Karen Martins
Cantora Rose Nascimento
Cantor Irmão Lázaro
Cantora Alda Célia
Cantora Mara Lima
Ministério Diante do Trono
Cantora Shirley Carvalhaes
Cantora Ana Paula Valadão
Cantor André Valadão