Ok
Notícias

Quer ganhar 1 curso de teologia grátis?
Então me chame no Whatsapp

Assírio relata drama de fuga durante ataque do Estado Islâmico

Aterrorizada, a família Jano tinha uma única coisa em mente: chegar a um lugar seguro o mais rápido possível sem ser apanhada, como muitos outros cristãos assírios.

Contatado por telefone na cidade de Hassake (nordeste), o homem de 35 anos contou à AFP que os combates começaram na segunda-feira (23) às 4h da manhã. "Nós ouvimos o som de armas automáticas e bombardeiros durante sete horas, assustados, antes de decidirmos abandonar nossa casa", contou.

"Tomamos essa decisão porque sabíamos que o Daech (sigla em árabe para EI – Estado Islâmico) já estava muito perto de nossa aldeia", Tall Missas, agora nas mãos dos jihadistas.

Está gostando desse conteúdo?

Cadastre seu email no campo abaixo para ser o primeiro a receber novas atualizações do site.

Fique atualizado! Cadastre para receber livros, CDs e revistas promocionais.

A fuga dos aldeões se deu em carros e tratores. "Eu coloquei três crianças na minha moto e me juntei ao comboio", contou Danny Jano, um alfaiate, indicando que levou cinco horas para percorrer 30 km e entrar em Hassake.

"Foram as mais longas e difíceis horas da minha vida, porque éramos alvos de franco-atiradores e um morteiro atingiu um carro", relatou.

Descrevendo a escapada com sua família, Jano assegura que "todos tinham medo por suas vidas", mas que "não pensamos duas vezes". "Partimos em pijamas sem olhar para trás, sem parar, até chegarmos aqui".

O EI lançou um ataque na segunda-feira contra uma série de vilas e aldeias de Haut Khabur, sequestrando 220 cristãos assírios e tomando o controle de dez aldeias da região de Tall Tamr, no noroeste da província de Hassake, de acordo com o OSDH (Observatório Sírio para os Direitos Humanos).

Yokhana Harun, líder do ramo sírio do Partido Democrático Assírio, afirmou à AFP que 1.100 famílias que conseguiram fugir foram acomodadas e assistidas. Harun, que falava de um ponto de encontro para os refugiados em Hassake, acrescentou que "as pessoas chegaram exaustas e desamparadas".

"É um crime contra os assírios pacíficos. Eles [EI] acabaram com a coexistência, a civilização e a história, e a comunidade internacional olha para tudo isso em silêncio. É um massacre", disse ele.

Em Qamishli, no nordeste da cidade de Hassake e perto da fronteira com a Turquia, 200 famílias que fugiram do EI encontraram abrigos temporários, de acordo com Jean Tolo, um funcionário da Organização assíria de Socorro e Desenvolvimento.

"Eles chegaram em um estado mental terrível", declarou à AFP por telefone, informando que "já faz três dias que famílias chegam continuamente" em Qamishli.

Cerca de 30 mil assírios viviam na Síria antes do início do conflito, o que representa 2,5% dos 1,2 milhão de cristãos. A maioria deles vivia perto do rio Khabur, na província de Hassake, um território atualmente dividido entre as forças curdas e o EI, enquanto o exército legalista está presente na capital provincial.

O EI é conhecido por sua brutalidade contra as minorias na Síria e no Iraque. "Este é um crime indizível. Eles queimaram casas, igrejas, mataram e sequestraram famílias, tudo isso por quê? Esta é uma pergunta que eu não tenho a resposta", diz Danny Jano. Apesar disso ele afirma: "Vamos voltar para casa. Se não for amanhã, será depois de amanhã".

Fonte: https://www.portasabertas.org.br/noticias/2015/03/assirio_relata_drama_de_fuga_durante_ataque_do_EI


Qual sua opinião sobre esta noticia?
Deixe seu Comentário abaixo:
(*)Campos obrigatórios, e-mail e telefone não serão publicados)
Notícias de Líderes
Apóstolo Valdemiro Santiago
Pastor Julio Ribeiro
Pastor Marco Feliciano
Pastor Jorge Linhares
Pastora Helena Tannure
Pastor Geziel Gomes
Pastor Lucinho
Pastor Carvalho Junior
Apóstolo Renê Terra Nova
Pastor José Wellington Bezerra da Costa
Pastor Adão Santos
Bispa Sonia Hernandes
Pastor Samuel Ferreira
Missionário David Miranda
Apóstolo César Augusto
Pastora Sarah Sheeva
Pastora Joyce Meyer
Missionário RR Soares
Pastor Elson de Assis
Pastor Hidekazu Takayama
Bispo Rodovalho
Pastor Gilmar Santos
Pastor Márcio Valadão
Pastor Aluizio Silva
Pastor Samuel Mariano
Bispa Lucia Rodovalho
Pastor Claudio Duarte
Bispa Cléo Ribeiro Rossafa
Apóstolo Estevam Hernandes
Pastor Reuel Pereira Feitosa
Pastor Josué Gonçalves
Pastor Yossef Akiva
Pastor Billy Graham
Pastor Oseias Gomes
Pastor Benny Hinn
Pastor Abílio Santana
Bispa Ingrid Duque
Pastor Gilvan Rodrigues
Pastor Samuel Camara
Apóstolo Agenor Duque

O Seminário Gospel oferece cursos livres de confissão religiosa cristã que são totalmente à distância, você estuda em casa, são livres de heresias e doutrinas antibiblicas, sem vinculo com o MEC, são monitorados por Igrejas, Pastores e Teólogos de Grandes Ministérios totalmente baseado na Santa Palavra de Deus, ao final você recebe DOCUMENTAÇÃO INTERNACIONAL valida no âmbito religioso.

Notícias de Cantores
Cantora Bruna Karla
Cantor André Valadão
Voz da Verdade
Cantora Lea Mendonça
Cantora Fernanda Brum
Cantora Andrea Fontes
Cantora Damares
Cantora Aline Barros
Cantor Mattos Nascimento
Ministério Renascer Praise
Cantora Shirley Carvalhaes
Cantora Rose Nascimento
Cantora Lauriete
Cantora Ludmila Ferber
Ministério Diante do Trono
Cantora Nivea Soares
Banda Oficina G3
Cantora Elaine de Jesus
Cantora Alda Célia
Cantora Ana Paula Valadão
Cantor Fernandinho
Cantora Mara Lima
Cantor Davi Sacer
Cantor Marquinhos Gomes
Cantor Regis Danese
Cantora Cassiane
Cantor Irmão Lázaro
Cantora Karen Martins