Ok
Notícias

Quer ganhar 1 curso de teologia grátis?
Então me chame no Whatsapp

As charges de Maomé e o princípio da liberdade

Há semanas o conflito das charges faz aumentam as ações violentas contra símbolos ocidentais no mundo islâmico. Porém, na opinião do colunista alemão Uta Thofern, as reações na Europa são mais do que tímidas. Leia a íntegra do artigo escrito por ele:

Na Dinamarca os operários de uma fábrica de laticínios são demitidos; na Rússia a redatora-chefe de um jornal de província teme por seu emprego; na capital alemã, Berlim, um desenhista abandona em sigilo seu apartamento. As vítimas da ira fundamentalista estão entre nós, porém a solidariedade não se faz presente. Pelo contrário: onde há reações sociais, percebe-se uma brutal mistura de acusação e autoacusação.

Era preciso mesmo publicar as charges de Maomé na Dinamarca, não era para se saber que no Islã a representação do profeta é estritamente proibida? E os dinamarqueses não estão colhendo o que plantaram? Afinal de contas, elegeram um premier que não preenche os critérios do politicamente correto. Sem falar nos jornalistas e caricaturistas que continuam divulgando desenhos com alusões religiosas, jogando assim mais lenha na fogueira, como se o Ocidente não já tivesse ofendido bastante o mundo islâmico.

Perguntas essas que revelam um profundo complexo de culpa, e ao mesmo tempo o desejo de se purificar através de atos substitutivos. Pior ainda: perguntas que implicam serem justificadas as - francamente exageradas e manipuladas - reações islâmicas.

Liberdade em jogo

Os cristãos crêem que Jesus morreu por seus pecados, na cruz, redimindo-os dessa forma. Os adeptos de um modelo ocidental de tolerância acreditam, ao que tudo indica, que operários demitidos e um caricaturista fugindo de ameaças de morte possam ser a penitência pelos - indiscutíveis - erros da política ocidental em relação às nações islâmicas.

Porém o que está em jogo aqui é nada mais, nada menos do que a nossa liberdade. Nada, mas nada mesmo, pode justificar o desavergonhado abandono dos princípios constitutivos da democracia, muito menos o desprezível desejo de salvar a própria pele.

Onde estão as manifestações de solidariedade com o desenhista berlinense ameaçado? Quem protesta contra o cerceamento da liberdade de imprensa na Rússia, sob a capa da tolerância religiosa? E quem conclama a União Européia a prestar ajuda econômica à Dinamarca, prejudicada pelos boicotes? No tocante à liberdade de opinião, temos que ser todos dinamarqueses.

Porém a maioria se cala. Afinal, quem se pronuncia pode tornar-se, por sua vez, alvo da agressão fundamentalista, pelo qual seria, ainda por cima, ele próprio o culpado - seguindo a lógica dos pregadores da corretude política.

Está gostando desse conteúdo?

Cadastre seu email no campo abaixo para ser o primeiro a receber novas atualizações do site.

Fique atualizado! Cadastre para receber livros, CDs e revistas promocionais.


Contenção comprometedora

Note-se bem: não se trata de participar de provocações religiosas. Também não se trata de exigir da política soluções baratas: na Europa, as reações políticas foram, na maior parte, adequadas. Não, o que falta é uma revolta pública pela liberdade de opinião, a consciência de que a defesa dos próprios princípios  não se dirige necessariamente contra os outros.

Quem declara a guerra das culturas não é aquele que, tranqüilo e sóbrio, defende seus próprios valores, numa competição justa, mas sim quem, por medo da derrota já capitula de antemão. A covarde contenção da sociedade ocidental não contribui para a pacificação do conflito; pelo contrário, ela reforça a impressão dos fundamentalistas de que o Ocidente não tem princípios, cabendo portanto combatê-lo e derrotá-lo.

E essa contenção enfraquece as forças moderadas no mundo islâmico, que crêem na coexistência pacífica das culturas e num Islã em liberdade. A falta de disposição, nas democracias ocidentais, de ir às ruas em nome da liberdade de opinião é um tapa no rosto dos que, em todo o mundo, lutam por ela, pondo a própria vida em perigo.

Fonte: https://www.portasabertas.org.br/noticias/Artigos/2006/02/noticia2451/


Qual sua opinião sobre esta noticia?
Deixe seu Comentário abaixo:
(*)Campos obrigatórios, e-mail e telefone não serão publicados)
Notícias de Líderes
Pastor Carvalho Junior
Bispa Cléo Ribeiro Rossafa
Pastor Samuel Camara
Pastor José Wellington Bezerra da Costa
Pastor Julio Ribeiro
Pastor Jorge Linhares
Pastor Reuel Pereira Feitosa
Pastor Samuel Ferreira
Bispa Sonia Hernandes
Pastor Yossef Akiva
Bispa Lucia Rodovalho
Pastor Aluizio Silva
Apóstolo Agenor Duque
Pastor Elson de Assis
Pastor Geziel Gomes
Pastora Joyce Meyer
Pastor Gilvan Rodrigues
Missionário David Miranda
Pastora Helena Tannure
Pastora Sarah Sheeva
Pastor Benny Hinn
Apóstolo Renê Terra Nova
Pastor Billy Graham
Apóstolo Valdemiro Santiago
Pastor Samuel Mariano
Pastor Gilmar Santos
Pastor Claudio Duarte
Bispa Ingrid Duque
Pastor Márcio Valadão
Apóstolo César Augusto
Pastor Lucinho
Pastor Abílio Santana
Pastor Josué Gonçalves
Pastor Hidekazu Takayama
Pastor Adão Santos
Apóstolo Estevam Hernandes
Bispo Rodovalho
Missionário RR Soares
Pastor Marco Feliciano
Pastor Oseias Gomes

O Seminário Gospel oferece cursos livres de confissão religiosa cristã que são totalmente à distância, você estuda em casa, são livres de heresias e doutrinas antibiblicas, sem vinculo com o MEC, são monitorados por Igrejas, Pastores e Teólogos de Grandes Ministérios totalmente baseado na Santa Palavra de Deus, ao final você recebe DOCUMENTAÇÃO INTERNACIONAL valida no âmbito religioso.

Notícias de Cantores
Cantor Regis Danese
Cantora Cassiane
Cantora Aline Barros
Cantora Ludmila Ferber
Cantora Nivea Soares
Cantora Ana Paula Valadão
Cantora Fernanda Brum
Cantora Elaine de Jesus
Voz da Verdade
Ministério Diante do Trono
Cantora Karen Martins
Cantora Lea Mendonça
Cantor Fernandinho
Cantora Alda Célia
Cantor Davi Sacer
Cantor Mattos Nascimento
Banda Oficina G3
Cantor Irmão Lázaro
Cantora Damares
Cantor André Valadão
Cantora Rose Nascimento
Cantora Andrea Fontes
Cantora Mara Lima
Cantora Bruna Karla
Ministério Renascer Praise
Cantora Lauriete
Cantora Shirley Carvalhaes
Cantor Marquinhos Gomes